conecte-se conosco


Várzea Grande

Governo, Várzea Grande e Cuiabá vão alinhar medidas para combater o coronavírus

Publicado

Em reunião com o governador Mauro Mendes ,ontem no período da tarde,no Palácio Paiaguás ,a prefeita de Várzea Grande, Lucimar  Sacre de Campos e o  prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, decidiram que as duas maiores cidades de Mato Grosso vão trabalhar em conjunto no enfrentamento ao coronavírus – Covid-19, e no fortalecimento da Rede de Serviços do Sistema Único de Saúde do Estado, para atendimento aos pacientes acometidos pelo Covid-19. 

O governador Mauro Mendes decidiu decretar estado de calamidade pública em Mato Grosso, como medida necessária para combater o coronavírus no Estado. “Para melhor detalhar as medidas foi necessário esta reunião, para que as  duas prefeituras possam  elaborar um plano que será entregue ao governador Mauro Mendes até a próxima sexta-feira  para que o Estado faça o direcionamento das ações a serem tomadas na região metropolitana”, explicou o Governador Muro Mendes, dizendo ainda que as equipes de Saúde Pública do Governo do Estado e dos dois municípios passarão a atuar de forma integrada. 

Até então, Cuiabá, Várzea Grande e o Estado vinham tomando medidas isoladas para conter o avanço da doença e sem um protocolo de ações conjuntas. Já nesta quarta (25) as duas equipes de saúde vão se unir em Várzea Grande no gabinete da prefeita Lucimar Sacre de Campos para decidir sobre como será esse trabalho em conjunto, a partir das 14 horas. 

“A decisão em decretar a calamidade foi tomada como forma de auxiliar os 141 municípios do Estado, que precisam adotar uma série de ações contra a pandemia.Com esta decisão, os prefeitos conseguem mais flexibilidade e menos burocracia para dar cabo das medidas urgentes que a luta contra o coronavírus exige.Essa é uma medida que vários estados brasileiros estão fazendo. A partir daí, os municípios poderão adotar as providências cabíveis em cada região”, explicou o governador.

A prefeita Lucimar Campos ponderou que 60% dos atendimentos em saúde de  Várzea Grande são de pessoas do interior do Estado e que fazendo isso o governador mostra a preocupação com Mato Grosso. "Cuiabá tinha seu planejamento, nós temos o nosso, mas o momento é de união das ações. Só assim conseguiremos planejar melhor, atender melhor e enfrentar esta pandemia, que assola o mundo", destacou a prefeita. 

Emanuel Pinheiro disse que reunião foi produtiva e que o combate ao coronavírus uniu as prefeituras junto ao governador Mauro Mendes. "O momento é esse, união de forças para dividir responsabilidades. Cada um fazendo sua parte para travar essa pandemia que assola a humanidade", disse o prefeito de Cuiabá, destacando ainda que o trabalho é para conter o avanço do coronavírus, mas que se houver avanço da doença a região metropolitana estará com esta medida de união, preparada para enfrentar o Covid-19. 

O governador Mauro Mendes disse que a ideia é articular um atendimento exclusivo ao combate ao coronavírus na região metropolitana. "Discutimos como integrar a rede de atendimento destes municípios a um planejamento estadual, cada município já tem um planejamento e dentro de três dias Cuiabá e Várzea Grande vão entregar ao governo do Estado um planejamento para que possamos articular um atendimento exclusivo aos pacientes acometidos pelo  coronavírus, e acima de tudo podendo  atender  todos os municípios que compõem a Baixada Cuiabana e parte do estado de Mato Grosso", explicou o Governador.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos fez referência as medidas adotadas com a edição do novo Decreto Emergencial de proteção as pessoas, reafirmando  ainda outros compromissos da gestão municipal como de utilizar poder de Polícia para coibir eventuais desrespeitos as decisões de não aglomeração de pessoas e de funcionamento de comércios, os que estão no Decreto para fechar, sinalizando ainda pelo cumprimento das determinação do Governo do Estado e da Medida Provisória e Decreto do presidente da República que estabelece as regras de funcionamento de transporte coletivo de passageiros rodoviário, aeroviário e ferroviário.

“ Agora é momento de fortalecer e melhorar o atendimento da Rede de Serviços do Sistema Único de Saúde, para atendimento dos possíveis casos. E para isso também temos que estabelecer regras, trabalhar integrados com Cuiabá e o Estado de Mato Grosso. Várzea Grande tem uma equipe preparada, porém e necessário neste momento integrar e fortalecer, para evitar mortes no Estado”, concluiu a prefeita.

Por: Da Redação – Secom/VG

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Várzea Grande

Várzea Grande tem seu primeiro caso de coronavírus curado

Publicado


.

06/04/2020    6

Várzea Grande deu um significativo passo no combate à pandemia do Coronavírus – Covid – 19). O primeiro paciente suspeito e posteriormente confirmado, recebeu a notícia de estar curado da doença.

“Este número se soma a outro importante, o fato de não termos óbitos consignados, e uma demora maior para a constatação de novos casos suspeitos, ou seja, o distanciamento social tem atingido seu maior objetivo, evitar a propagação da doença e uma contaminação ainda maior de pessoas”, disse o secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes, defendendo as regras de isolamento social como fundamentais, apesar de compreender a necessidade de alguns serviços e setores terem a necessidade de voltar a funcionar para fazer frente à questão econômica.

A constatação da cura só foi confirmada após as 18:20 e foi imediatamente informada a Secretaria de Estado de Saúde e ao Ministério da Saúde como forma de estimular o combate a pandemia.

O titular da pasta da Saúde da segunda maior cidade de Mato Grosso, sinalizou ainda que os esforços continuam no sentido de convencer as pessoas ao distanciamento social e de dotar os meios de saúde pública de condições de atendimento a todas as pessoas indistintamente, já que o Covid- 19 não escolhe classe social, cor ou religião.

Ele demonstrou confiança nas decisões adotadas pelo governador Mauro Mendes através do secretário Gilberto Figueiredo e na proposta de atuação conjunta dos três principais entes públicos, Estado, Cuiabá e Várzea Grande, além do Ministério da Saúde do Governo Federal e até mesmo a Organização Mundial da Saúde – OMS e os experimentos em vários países do mundo que estão repartindo suas experiências exitosas com todos, pois a pandemia já está em todo o Mundo.

“Vamos reforçar o distanciamento social de todos que não são essenciais, para preservar os idosos, as crianças, enfim preservar a todos e principalmente nosso modo de vida, pois iremos vencer mais este obstáculo em nossas vidas”, disse o titular da saúde ao informar a prefeita Lucimar Sacre de Campos do primeiro caso de cura em Várzea Grande.

Para ela, a cura é um sinal positivo e uma demonstração de que Várzea Grande está no caminho certo na busca de resguardar a vida de todos.

Por: Da Redação – Secom/VG

Continue lendo

Várzea Grande

Volume de resíduos sólidos aumenta e coleta de lixo será reforçada

Publicado


.

06/04/2020    0

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande estima que a produção do lixo doméstico vá aumentar nos próximos meses. Isso em função do isolamento social e da prática de trabalho em casa – chamado de Home Office, que já vem sendo adotado por órgãos públicos e empresas privadas.

De acordo com os dados da secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, no município são coletados diariamente, de 150 a 200 toneladas de resíduos sólidos, e esse volume deve apresentar nos meses seguintes, uma soma maior em função das famílias estarem concentradas em casa, e consequentemente, produzindo um número maior de lixo doméstico.

O Coordenador de Limpeza e Resíduos Sólidos, Eder Taques disse que a secretaria está fazendo o levantamento da produção diária, nestes dias de confinamento, mas que a quantidade de resíduos será superior ao mesmo período do ano passado. “Para se ter uma ideia, no mês de fevereiro foram coletadas 4.939 toneladas de lixo, já no mês de março foram computadas 5.210 toneladas, um aumento de 5,49% nestes primeiros dias de quarentena”, informou.

O coordenador destacou ainda que o ‘volume crescente de lixo’ é geralmente observado nos períodos de férias escolares e festas de final de ano, não nestes meses onde em que os alunos e pais estão em caso, em isolamento social.

Já o titular da pasta, Breno Gomes, reforçou a importância da prestação do serviço, principalmente, neste período de incidência do coranavírus.  “Além de ser essencial para a saúde humana e para a proteção do meio ambiente, a coleta de lixo é também uma prestação de serviço que não pode ser interrompida, em nenhum momento, muito menos neste período de pandemia. A coleta está sendo realizadas no período da manhã e noite e em todos os bairros e distritos rurais”.

O secretário afiançou também que todas as medidas de segurança foram tomadas no sentido de resguardar a saúde dos prestadores de serviços (coletores) e que realizam essa atividade. “Obrigatoriamente esses profissionais já utilizam equipamentos de segurança como bota, luvas e máscaras, e agora também foram disponibilizados álcool em gel. Os veículos também estão tendo higienização mais rigorosa a cada término de turno”.

CUIDADOS – O secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes solicita aos moradores para que redobrem os cuidados no manejo e acondicionamento dos resíduos sólidos, que devem ser postos em sacos plásticos e muito bem fechados.  

“É essencial que o lixo doméstico seja depositado em lixeiras ou em locais que estejam fora do alcance de cães e gatos, que na maioria das vezes acabam danificando os sacos e espalhando o lixo na rua. Essa medida ajuda na segurança e nos serviços prestado por esses profissionais que realizam a coleta. É também de suma importância que os lixos sejam somente depositados nos dias programados para a cada região,que se dá em dias alternados e  desta forma estarão menos tempo expostos nas ruas e serão recolhidos da forma correta”, concluiu o secretário. 

Breno Gomes repetiu o conceito da necessidade do distanciamento social para quebrar a cadeia do Coronavírus –Covid-19 e para a sociedade vencer mais este desafio e ponderou que dentro das possibilidades a administração da prefeita Lucimar Sacre de Campos vai atuar para atender todas as demandas da cidade e de sua gente.

 

Por: Katia Passos – Secom/VG

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana