conecte-se conosco


Política MT

Governo sanciona lei sobre evacuação em situação de perigo em escolas e universidades

Publicado


.

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Foi sancionada a Lei 11.151, de autoria do deputado estadual Thiago Silva (MDB), que torna obrigatório nos estabelecimentos de ensino da rede pública e privada de Mato Grosso, a implantação do plano de proteção e evacuação em situações de perigo real ou iminente.

A nova lei tem como objetivo criar, em cada escola, seja ela pública ou privada, um plano de proteção e evacuação para os casos que podemos classificar como terrorismo. Isto certamente vai contribuir para que vidas sejam salvas.

No Brasil, já ocorreram casos de jovens que invadiram escolas públicas e privadas e atentaram contra a vida de alunos como em Suzano (SP), em 2019; em Realengo (RJ), em 2011, e em São Caetano do Sul (SP), entre outros casos.

“É uma conquista para a segurança dos nossos alunos, que escolas e faculdades públicas e privadas tenham um plano de evacuação em caso de urgências e acredito que com essa lei irá trazer mais tranquilidade aos nossos estudantes”, disse Thiago Silva.

De acordo com a lei sancionada, este plano de proteção deverá ser elaborado com apoio e supervisão da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Fonte: ALMT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Vereador deve disputar prefeitura de Cuiabá sem formar aliança e quer vice da Polícia Militar ou da saúde pública

Publicado


De acordo com Abílio, casos forme aliança, será no máximo com dois partidos

O vereador Abílio Júnior (Podemos), candidato do partido à sucessão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), falou ao Portal O Documento sobre sua reunião em Brasília com a presidente nacional do partido, a deputada federal Renata Abreu, e o presidente regional, deputado federal José Medeiros, e afirmou que deve disputar a eleição em Cuiabá sozinho, ou seja, sem aliança com demais partidos.

Ele afirma que não vê o governo Mauro Mendes (DEM), que deve lançar um nome na disputa, como adversário. “É grande a possibilidade de disputarmos sozinho, com no máximo um ou dois partidos. Os partidos de esquerda, nós não vamos buscar por conta da ideologia. Os de centro, por conta do apoio ao prefeito do Paletó. Sobram poucos partidos para discutirmos aliança. Poderíamos ter o Cidadania, que tem o Felipe Wellaton e o Diego Guimarães”, observou.

Sobre o fato de disputar contra duas máquinas, do Estado e prefeitura, disse que “não enxerga o governo do Estado como adversário. O candidato do governador está no mesmo time que quer tirar o Paletó, está com a gente. Os outros também não são meus adversários”, afirmou.

Abílio Júnior é só críticas à atual gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, seu principal alvo eleitoral. “O atual gestor gasta R$ 4 milhões por mês com comunicação, e não comunica nada. Não resolve os problemas da população. Parece até que o dinheiro é para calar a boca da mídia em relação ao paletó. Se você faz crítica, o prefeito corta a verba. Isso é mordaça. A imprensa de Cuiabá não tem liberdade, e a que tem liberdade, é a que passa fome”, afirmou.

Segundo ele, o seu projeto foi bem aceito pelo partido. “Nosso projeto foi bem aceito pelo comando regional e nacional. Quanto ao tempo de TV que teremos, isso não nos preocupa. Não vai ser uma campanha de TV, mas de redes sociais. Os debates é que vão fazer a diferença”, diz o vereador.

Segundo Abílio Júnior, a expectativa do Podemos, com a candidatura majoritária, é também fortalecer a chapa de pré-candidatos a vereador. “Na proporcional, iniciamos as discussões com 82 nomes, hoje temos 56 e precisamos escolher 38. Expectativa, com um candidato na majoritária, é fazer até quatro vereadores”.

Sobre o perfil do seu vice na chapa majoritária, Abílio Júnior é direto: “como vice, gostaria de um nome com perfil melhor do que o meu. Eu gostaria de ter o Wellaton, mas acho muito pouco provável, ele deve disputar a prefeitura. Também sondei o Rafael Ranali. Estou buscando uma pessoa da Polícia Militar ou da saúde pública”.

 

 

Continue lendo

Política MT

Alto Paraguai recebe pavimentação asfáltica e pontes

Publicado


.

Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

Em reunião com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), na Presidência da ALMT, a prefeita de Alto Paraguai, Diane Alves (PSDB), agradeceu o empenho do parlamentar para consolidar recursos e melhorar a infraestrutura da cidade.

Recebida por Botelho, nesta terça-feira (11), a prefeita listou as inúmeras obras que estão sendo executadas através de emendas e indicações do presidente. Lembrou que muitas delas estavam paradas há mais de cinco anos e, agora, a situação está melhorando. Uma delas é a obra da ponte sobre o rio Pari, em fase final de execução graças à indicação de Botelho ao governo do estado.

“Tem também outra ponte do Santo Antônio, que faz divisa com Barra do Bugres, bem esperada pelos moradores do assentamento Capão Verde, que é uma via de entrada no município muito importante. Foi através do deputado Botelho, que atuou para a aprovação de empréstimo ao governo que promoveu a liberação de recursos para a execução dessas obras, são projetos antigos desde o Pró-Estradas e que, agora, estão saindo. Botelho sempre nos dá essa ajuda, faz esse intermédio junto ao governo”, comemorou Diane Alves.

Na oportunidade, a prefeita solicitou apoio para a viabilização de outras emendas e convidou o parlamentar para checar in loco as suas indicações que estão sendo realizadas, como a pavimentação asfáltica, drenagem e calçada na Rua das Perdizes. “Essa obra está pronta e ficou muito boa, por isso o chamamos para ver essa e outras obras que ele indicou para nosso município”, afirmou a prefeita.

Ela ressaltou ue ainda qas obras paradas estão sendo concluídas graças ao empenho de Botelho. Nos próximos dias, será inaugurada uma creche, além de praça e mais asfalto. “Já entregamos algumas ruas e, nesta semana, vamos dar início a mais 12 ruas que serão pavimentadas. Esse é o sonho da população, por isso estamos engajados fazendo asfalto de primeira qualidade, com meio fio e calçada. Também entregamos um novo caminhão de lixo”, conta.

Já na área da saúde, Diane esclareceu que o município atua com investimentos importantes, inclusive, em local exclusivo para pacientes da Covid-19.
Para Botelho, ações como essas que desenvolvem os municípios são importantes e têm prioridades no Parlamento mato-grossense. Ele reforçou o trabalho para que o segundo semestre seja ainda mais produtivo para todas as regiões.

 

Fonte: ALMT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana