Economia
Governo reage a possível reajuste dos combustíveis: ‘Basta!’, diz Ciro

Sob a expectativa do anúncio dos preços dos combustíveis, aliados do governo Bolsonaro decidiram entrar em conflito aberto com a Petrobras. Pouco depois do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do próprio presidente Jair Bolsonaro atacarem a empresa, foi a vez do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira responsabilizar a estatal pelo possível aumento do preço da gasolina e do diesel.
A decisão da diretoria da Petrobras foi antecipada pelo colunista do GLOBO, Lauro Jardim. Nesta quarta-feira, em reunião no Palácio do Planalto, o presidente da Petrobras, José Ferreira Coelho, alertou integrantes do governo sobre a possibilidade de desabastecimento de diesel caso o reajuste não fosse anunciado. Integrantes do governo tentaram convencer a empresa a não fazer o reajuste, minimizando as chances de desabastecimento.
Nesta quinta-feira, com a informação de que a Petrobras deverá anunciar novo aumento, Ciro Nogueira foi às redes sociais atacar a empresa.
“Basta! Chegou a hora. A Petrobras não é de seus diretores. É do Brasil. E não pode, por isso, continuar com tanta insensibilidade, ignorar sua função social e abandonar os brasileiros na maior crise do último século”, escreveu Ciro.
O ministro da Casa Civil disse que o governo e o Congresso precisa “acabar de vez com esse abuso” e que a empresa estaria virando as costas para o Brasil.
“Responsabilidade, sim. Falta de visão de país e de solidariedade com a nação, jamais”, afirmou.
Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro, em sua transmissão semanal nas redes sociais, disse que um novo aumento seria, na sua visão, um ataque ao governo com interesses políticos. Pouco depois, o presidente da Câmara, Arthur Lira, também usou as redes sociais para atacar a Petrobras.
“A República Federativa da Petrobras, um país independente e em declarado estado de guerra em relação ao Brasil e ao povo brasileiro, parece ter anunciado o bombardeio de um novo aumento nos combustíveis”, disse Lira.


Economia
Crise nas aéreas gera atrasos e cancelamentos de voos nos EUA e Europa

O feriado prolongado de 4 de julho nos Estados Unidos, que celebra a Independência norte-americana e é uma das datas mais importantes do ano para os locais, é afetado neste ano pelos altos preços das passagens aéreas e a crise global do setor. Nos EUA e na Europa, trabalhadores de companhias aéreas fazem mobilizações e promovem greves, gerando atrasos e cancelamentos de voos.
A expectativa é que, ao longo do feriado prolongado, 12,3 milhões de pessoas passem pelos postos de segurança dos aeroportos norte-americanos, segundo levantamento da universidade DePaul.
Em maio, no fim de semana do Memorial Day, outro importante feriado nos EUA, quase 21 mil voos entrando ou saindo do país foram cancelados ou tiveram problemas com atraso. No 4 de julho, o movimento esperado é ainda maior, então há um temor em relação às greves das aéreas, que podem colocar em xeque as férias de europeus que vêm aos EUA e aos norte-americanos que se deslocam tradicionalmente no feriado da Independência.
Além do risco de cancelamento ou atraso dos voos, a passagens estão mais caras no feriado em 2022 em comparação com os anos anteriores.
“Infelizmente, o verão de 2022 será muito desagradável para muitos passageiros de companhias aéreas”, disse à agência Bloomberg Henry Harteveldt, fundador e analista do setor de viagens do Atmosphere Research Group.
De 27 de maio a 30 de junho, as sete maiores companhias aéreas dos Estados Unidos cancelaram mais voos – 2,7% – do que em 2019, último verão sem impacto da pandemia. No mesmo período daquele ano, 1,7% dos voos foram cancelados. Os atrasos também aumentaram, de 19,4% para 25,3%.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
Segundo a RadarBox.com, empresa de rastreamento de voos, na Europa o cenário é ainda mais grave, com mais que o dobro dos cancelamentos de companhias aéreas dos EUA entre abril e junho.
Fonte: IG ECONOMIA
Economia
Receita alerta para golpe do falso IOF antecipado via Pix

Cobrado sobre operações de crédito e de câmbio, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) está sendo usado por criminosos para enganar tomadores de empréstimos. A Receita Federal emitiu um alerta sobre estelionatários que se passam por supostas empresas para condicionar a liberação do crédito ao pagamento antecipado de IOF via Pix.
Segundo o Fisco, os fraudadores fornecem documentos falsos de notificação e de arrecadação que induzem o cidadão a recolher taxas inexistentes para a liberação do dinheiro. A vítima repassa o suposto IOF por meio de transferências Pix para pessoas físicas.
Em comunicado, a Receita Federal informa que jamais fornece dados para recolhimento de tributos ou de taxas via transferência. Segundo o órgão, os servidores do Fisco não prestam serviços de empréstimo à população nem entram em contato para cobrar pagamentos.
Embora alguns tributos possam ser pagos via Pix, a Receita esclarece que o IOF só pode ser quitado por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), pago pela instituição que concede o empréstimo, não pelo tomador. Caso desconfie ser vítima de um golpe, a Receita Federal orienta que o cidadão procure imediatamente a polícia, munido de todas as provas possíveis, e registre um boletim de ocorrência.
Edição: Aline Leal
Fonte: EBC Economia
-
Geral25/06/2022 - 22:25
Aposta de Cuiabá acerta na Quina de São João e fatura mais de R$ 17 milhões; veja números
-
Esportes28/06/2022 - 12:40
Igor Gomes analisa empate com o Juventude
-
Economia29/06/2022 - 08:05
CGU confirma vale-alimentação de servidores em dobro a partir de julho
-
Geral27/06/2022 - 07:45
Acidente de moto deixa dois mortos e uma mulher em estado grave em Várzea Grande
-
Várzea Grande28/06/2022 - 14:10
Vacina contra gripe é liberada para toda a população a partir desta terça-feira
-
Opinião01/07/2022 - 07:20
TÚLIO FONTES – A nossa parte contra a Covid-19
-
Polícia Federal27/06/2022 - 10:06
PF prende homem por atentado contra a segurança de transporte aéreo no Aeroporto de Fortaleza/CE
-
Geral28/06/2022 - 16:15
Festa de São Pedro terá procissão e concurso de maior comedor de peixe nesta quarta-feira em VG