conecte-se conosco


Mato Grosso

Governo do Estado e Sema lamentam falecimento de servidores da Regional de Confresa

Publicado


.

O Governo do Estado e a Secretaria de Meio Ambiente (Sema-MT) lamentam o falecimento dos servidores da Unidade Regional de Confresa, Luiz Carlos Rodrigues Campos e Pedro Ferreira dos Santos. Os servidores sofreram um acidente na rodovia próximo ao posto do Arnon, em Bom Jesus do Araguaia, no início da tarde desta terça-feira (30.06). Um terceiro servidor que estava no veículo, Lucas Lopes Bezerra, foi socorrido e está hospitalizado.

O governador Mauro Mendes, acompanhando dos secretários da Casa Civil, Mauro Carvalho e da secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti,  decretaram Luto Oficial no Estado de Mato Grosso por três dias e se solidarizam com a família e amigos enlutados.

Os servidores se deslocavam ao município de Querência para atender a uma denúncia de crime ambiental. A operação seria realizada em conjunto com a Polícia Civil. Uma equipe da Delegacia Regional de Confresa, que seguia em outro veículo, deu o auxílio imediato.

A secretária Mauren Lazzaretti, muito emocionada, exaltou o trabalho dos servidores da Regional de Confresa e pediu, em nome da Sema, oração para todos que estão sofrendo com esta trágica perda. “Estavam fazendo um trabalho primoroso. Mesmo em condições tão difíceis com pouco efetivo era uma equipe que não media esforços e estava sempre à disposição para atender todas as demandas.  É uma grande tristeza e dor perder um colega de serviço e faremos o que for necessário para dar todo apoio diante dessa tragédia”.

O secretario adjunto Executivo de Meio Ambiente, Alex Marega, reforçou que a pasta irá oferecer todo apoio possível e manifestou sua admiração pela equipe de Confresa. “São servidores muito dedicados, que estavam fazendo um trabalho excelente para dar atendimento muito rápido às demandas, mesmo com uma equipe reduzida. A Sema está vivendo um dia muito triste. É, com certeza, uma noticia difícil de aceitar uma tragédia assim”.

Luiz Carlos era Diretor da Regional de Confresa. O biólogo também já trabalhou na Fiscalização de Empreendimentos da Sema em Cuiabá e na antiga regional de Vila Rica. Ele deixa um casal de filhos.

Pedro era servidor da Regional de Confresa e também trabalhou nas antigas regionais da Sema em Vila Rica e em São Félix do Araguaia. Ele morava com uma sobrinha em Confresa e sua família é de Aragarças.

Lucas é servidor efetivo da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Turismo e Comércio de Confresa e atualmente está cedido para a Regional da Sema no município. Servidores da Unidade de Barra do Garças estão acompanhando seu estado de saúde.

Os servidores da Sema, consternados com a noticia, enviam manifestações de solidariedade aos familiares.

Fonte: GOV MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Indea-MT ganha reforço de entidades em ações de defesa sanitária na fronteira

Publicado


O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) ganhou reforço de mais de 10 parceiros, que vão atuar de forma integrada na fronteira com a Bolívia. O objetivo é alcançar maior efetividade das ações de defesa sanitária na região.

O grupo composto por representantes do Indea-MT, Exército Brasileiro, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Polícia Federal, Polícia Militar, Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), prefeituras municipais, Receita Federal, câmara municipal e sindicatos rurais da região irá elaborar uma agenda de compromissos para desenvolver as atividades de maneira coordenada.

Dentre os procedimentos previstos estão a fiscalização do trânsito, apreensão/eliminação de animais contrabandeados, vigilância veterinária, comunicação/cooperação entre instituições, harmonização dos serviços veterinários Brasil/Bolívia e regularização das movimentações.

Todas as entidades estão cientes dos requisitos relativos ao trânsito de bovinos, importação/exportação e os riscos que o contrabando ou descaminho pode ocasionar, desde a introdução de pragas e doenças, até a perda de certificação sanitária e mercados importadores.

Dados

Além da fronteira de Mato Grosso com a Bolívia estender-se por 780 km, e desse total, 480 km estarem em áreas de proteção como rios, serras e outras barreiras naturais. Há uma alta densidade de criações de bovinos em ambos os países. Atualmente, a população de bovinos e bubalinos em Mato Grosso chega a 31.989.823 cabeças.

O Estado deter o maior Valor Bruto de Produção Agropecuária (VBP) do país, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), 190 bilhões de reais em julho de 2021, correspondente a 17,3% do total produzido no Brasil.

Questões relacionadas ao Estado que, hoje, demandam trabalho de certificação sanitária pelo instituto e Mapa, de acordo com o diretor técnico do Indea-MT, Renan Tomazele.

“Temos uma fronteira muito extensa para proteger, número muito grande de bovinos e somos referência nacional em sanidade animal. Já conquistamos muito, mas isso evidencia a necessidade de colaboração com outras entidades públicas, produtores rurais, profissionais da área, agroindústria e suas representações”, conclui.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Prazo para entregar declaração de bens e valores ao Estado termina neste sábado (31)

Publicado


O prazo para que os servidores do Executivo estadual entreguem a declaração de bens e valores ao Estado – ano base 2020 –, termina neste sábado (31.07). Todos os servidores e empregados públicos do Estado devem entregar a declaração anualmente.

Este ano, o envio pode ser feito eletronicamente por meio do sistema de Declaração de Bens e Valores (DBV), criado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) com o objetivo de simplificar o procedimento de apresentação do documento e diminuir o consumo de materiais de expediente na administração pública. Clique aqui para ter acesso ao sistema.

O documento pode ser utilizado pelos órgãos de controle da administração pública para análise da evolução patrimonial do servidor, a fim de verificar a compatibilidade com os recursos e disponibilidades que compõem o seu patrimônio.

Para realizar a entrega, o servidor deverá preencher as informações solicitadas no formulário disponibilizado pelo sistema ou encaminhar o documento digitalizado da declaração apresentada à Receita Federal do Brasil. A entrega só será concluída após o servidor realizar todas as etapas do sistema e emitir comprovante de envio.

O período de envio começou no dia 5 de maio e foi prorrogado por causa do elevado número de agentes públicos que não finalizaram a entrega da declaração no sistema DBV.

Sistema DBV

O sistema DBV, criado e disponibilizado pela Seplag-MT, é mais uma etapa do processo de modernização das ferramentas digitais voltadas aos servidores do Executivo estadual, seja para a execução das suas atividades do dia a dia ou para acesso a informações funcionais e pessoais. A iniciativa objetiva eliminar o uso do papel, otimizar recursos, simplificar e digitalizar processos na administração pública.

Em caso de dúvidas ou para mais informações entre em contato pelos e-mails: [email protected] ou [email protected]

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana