conecte-se conosco


Mato Grosso

Governo do Estado assina contrato para implantar radiocomunicação digital em 50 municípios

Publicado


A radiocomunicação digital será implantada em mais 50 municípios de Mato Grosso. O contrato para aquisição dos equipamentos necessários foi assinado nesta quinta-feira (10.06), no gabinete do governador do Estado, Mauro Mendes. São R$ 25 milhões em investimentos que contemplarão cinco Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp’s): Rondonópolis, Primavera do Leste, Nova Mutum, Sinop e Barra do Garças.

Esta é a terceira etapa do projeto, que prevê a radiocomunicação digital funcionando em todo o estado até 2022. Até o momento, a tecnologia já está ativa em toda a Baixada Cuiabana (15 municípios).

Com a assinatura do contrato, a empresa Teltronic providenciará os equipamentos e a previsão é que sejam enviados em 30 de julho deste ano. Estão incluídos neste contrato 90 Estações Rádio Base (ERB’s), cinco placas ASC, 129 rádios fixos, 126 rádios móveis, 865 rádios portáteis, 90 enlaces de rádio e 1.132 terminais de rádio.

Para o governador Mauro Mendes, o sistema de segurança de Mato Grosso está cada vez mais fortalecido. “A radiocomunicação digital traz mais segurança para as operações das forças de segurança, ou seja, melhores condições para que esse trabalho seja feito usando a tecnologia e a inteligência”. Ele também reforçou que expandir a ferramenta aos demais municípios é uma prioridade da gestão.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, ressaltou que o projeto foi dividido em etapas justamente para viabilizar a implantação. “Adotamos esta estratégia para conseguir concluir tudo a contento e no prazo estipulado. Esta tecnologia é muito importante, pois impede que haja interferência externa e garante uma ação mais rápida das forças de segurança”.

Para a próxima e última etapa, que contemplará os demais municípios do estado, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) está em processo de publicação da licitação para aquisição de novos equipamentos. A previsão é que isso ocorra no segundo semestre deste ano.

O diretor geral da Teltronic, Juan Ferro, destacou a importância do contrato firmado com o Governo do Estado. “Estamos concluindo mais uma etapa que ocorreu de forma muito satisfatória, e temos o interesse em dar continuidade, e fazer parte deste momento em que Mato Grosso se tornará o maior do Brasil com a maior rede digital de radiocomunicação”.

Municípios contemplados

Serão contemplados os municípios: Sinop, Tapurah, Itanhangá, Feliz Natal, Sorriso, Nova Ubiratã, União do Sul, Santa Carmem, Cláudia, Ipiranga do Norte e Vera (Risp 3); Rondonópolis, Jaciara, Tesouro, São José do Povo, Guiratinga, Pedra Preta, Dom Aquino, Itiquira, São Pedro da Cipa, Juscimeira, Alto Araguaia, Ponte Branca, Araguainha, Alto Taquari, Alto Garças (Risp 4); Primavera do Leste, Campo Verde, Poxoréu, Santo Antônio do Leste, Gaúcha do Norte, Paranatinga (Risp 11); Nova Mutum, Diamantino, Arenápolis, Alto Paraguai, Santo Afonso, Nova Marilândia, Nortelândia, Nova Maringá, São José do Rio Claro, Lucas do Rio Verde, Santa Rita do Trivelato (Risp 14); Barra do Garças, Araguaiana, Pontal do Araguaia, Torixoréu, Ribeirãozinho, General Carneiro e Novo São Joaquim (Risp 5).

Fonte: GOV MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Sesp-MT realiza teste de comunicação por vídeo durante Copa América

Publicado


A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) tem aproveitado a realização de grandes eventos em Cuiabá, como a Copa América e o Campeonato Brasileiro, para testar novas tecnologias que podem melhorar a rotina operacional. Os jogos da Copa América desta segunda-feira (21.06) e da última sexta-feira (18.06) serviram para a realização de uma prova de conceito de um tipo diferente de radiocomunicação.

Trata-se de um rádio multimodo que além da comunicação digital, que já é utilizada em Mato Grosso, traz ainda vídeos com voz em tempo real. Pode parecer algo simples para qualquer cidadão que tenha um smartphone nas mãos, mas este tipo de equipamento com tecnologia LTE ainda não é utilizado por nenhuma força de segurança do Brasil, apenas em países europeus ou nos Estados Unidos.

Na prática, o policial que carrega este tipo de rádio multimodo, tem a comunicação com seu batalhão ou até mesmo com o Centro Integrado de Comando e Controle da Sesp-MT facilitada, porque além do comando de voz, pode transmitir imagens do que está acontecendo – em especial em grandes eventos.

“Trata-se de uma tecnologia inovadora que estamos fazendo uma POC (prova de conceito) em um grande evento, para entender melhor a ferramenta e analisar o custo-benefício, para fins de subsidiar a decisão relacionada a uma aquisição futura. As imagens são gravadas em alta resolução e podem contribuir para outras ações no âmbito da segurança pública”, explicou o secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Victor Fortes.

Os policiais militares do 10º Batalhão da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT) foram equipados e as imagens exibidas tanto no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp), quanto no Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, que está do lado de fora da Arena Pantanal.

“Com a expansão da tecnologia digital, foi propício que a Sesp-MT testasse este equipamento que traz consigo um streaming de vídeo em alta resolução para ser testado em um grande evento, mesmo que sem público, mas simulado para quando houver situações de grande circulação de pessoas”, disse o gerente técnico do Ciosp, sargento BM Leandro Alves.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Polícia Militar forma 72 alunos do Curso Superior

Publicado


A Polícia Militar de Mato Grosso realiza nesta quarta-feira (23.06), às 10h, a solenidade de formatura de 72 alunos que concluíram o Curso Superior de Polícia (CSP) – ‘Especialização Lato Sensu em ‘Política Estratégica e Desenvolvimento Regional Aplicado à Segurança Pública’. A formatura será no Espaço Cultural Liu Arruda, no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE).

Dos participantes, 66 são oficiais da Polícia Militar, um Bombeiro Militar e cinco delegados da Polícia Judiciária Civil.Todas as medidas de biossegurança serão tomadas, como o distanciamento social e uso obrigatório de máscaras. Na sua sétima edição, a qualificação teve carga horária de 420 horas aula e tratou de temáticas nas de áreas de gestão, humanas, política, estratégia e planejamento com ênfase em estudos de comando de Estado Maior; um dos requisitos exigidos pela instituição para habilitar tenentes-coronéis ao posto de coronel, segunda mais alta patente da carreira militar.

A especialização foi baseada na matriz curricular nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e as disciplinas abordaram temas voltados para atualidade regional e nacional (logística, cultura, política, pesquisa cientifica, globalização, agronegócio, economia, entre outros). O conhecimento agrega e qualifica ainda mais os profissionais da segurança pública na prestação de serviços à população.

Serviço

O que: Formatura do Curso Superior de Polícia (CSP) 
Onde:  Espaço Cultural Liu Arruda – Tribunal de Contas de Mato Grosso
Dia e horário: Quarta-feira (23), às 10h. 

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana