conecte-se conosco


Governo apresenta regras para entrada no país durante pandemia

Publicado


Portaria Interministerial 666, publicada no Diário Oficial da União de hoje (21), estabelece restrições, medidas e requisitos excepcionais e temporários para entrada no país durante pandemia.

A entrada é autorizada desde que o viajante apresente à companhia aérea responsável pelo voo, antes do embarque, documento que comprove resultado negativo (ou não detectável) em teste de antígeno contra covid-19. Teste deverá ter sido feito até 24 horas antes do embarque. Também será aceito teste laboratorial RT-PCR, feito até 72 horas antes da viagem.

Nos casos de voo com conexões ou escalas, em que o viajante permaneça em área restrita do aeroporto, prazos considerados são os de embarque no primeiro trecho da viagem.

Nos voos com conexões ou escalas em que o viajante não permanecer em área restrita do aeroporto (ou faça migração, que ultrapasse os prazos previstos dos testes), “deverá ser exigido documento comprobatório da realização de novo teste, RT-PCR ou antígeno, com resultado negativo ou não detectável para coronavírus SARS-CoV-2 (covid-19),  no check-in de embarque para o Brasil”, diz a portaria.

Também será necessário apresentar – à companhia aérea responsável pelo voo até 24 horas antes do embarque –, comprovante impresso ou em meio eletrônico do preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante (DSV). Nela, ele deverá manifestar concordância sobre medidas sanitárias que deverão ser cumpridas durante o período em que estiver no país.

Outro documento a ser apresentado antes do embarque é o comprovante de vacinação, impresso ou em meio eletrônico.

Dispensas

A portaria, no entanto, prevê situações em que a apresentação do comprovante de vacinação será dispensada. É o caso de viajantes com condição de saúde que contraindique a vacinação, “desde que atestada por laudo médico”; de pessoas não elegíveis para vacinação em função da idade; em virtude de questões humanitárias; passageiros provenientes de países com baixa cobertura vacinal, conforme divulgação do Ministério da Saúde em seu site; e brasileiros e estrangeiros residentes no território brasileiro que não estejam completamente vacinados.

De acordo com as regras, viajantes dispensados do comprovante de vacinação deverão, ao ingressar no país, fazer quarentena de 14 dias na cidade de destino final, conforme endereço registrado na Declaração de Saúde.

A quarentena só terminará após resultado negativo de RT-PCR ou teste de antígeno, realizado em amostra coletada a partir do quinto dia de quarentena, “desde que o viajante esteja assintomático”.

Tripulantes de aviões deverão apresentar comprovante de vacinação, impresso ou em meio eletrônico. No caso de tripulantes não vacinados (ou que não estiverem completamente vacinados), deverão cumprir protocolos específicos, conforme detalhado em anexo específico da portaria.

Transporte terrestre

A portaria inclui também procedimentos de entrada no país por via terrestre (rodovias e ferrovias). Nesses casos, os viajantes de procedência internacional deverão apresentar comprovante de vacinação no embarque e nos pontos de controle terrestres.

A exigência de apresentação de comprovante de vacinação não será necessária em situações similares às descritas para os casos de viajantes que ingressam no país por meio aéreo.

A portaria, no entanto, acrescenta que, no caso de residentes fronteiriços em cidades-gêmeas, será autorizada a entrada mediante apresentação de documento de residente fronteiriço ou outro comprovante dessa condição, “desde que seja garantida reciprocidade no tratamento ao brasileiro pelo país vizinho”.

Também será dispensada apresentação de comprovante vacinal de trabalhadores de transporte de cargas, incluídos motorista e ajudante, “desde que esses trabalhadores comprovem adotar equipamentos de proteção individual e  medidas para mitigação de contágio indicadas pela Anvisa”.

Transporte aquaviário

A portaria autoriza o “transporte aquaviário de passageiros, brasileiros ou estrangeiros, exclusivamente nas águas jurisdicionais brasileiras, de embarcações de cruzeiros marítimos”, condicionado à “edição prévia de documento pelo Ministério da Saúde, que deve dispor sobre cenário epidemiológico, definição das situações consideradas surtos de Sars-Cov-2 (covid-19) em embarcações e condições para cumprimento da quarentena de passageiros e de embarcações”.

A operação de embarcações com transporte de passageiros nos portos nacionais é condicionada à edição de um Plano de Operacionalização no âmbito do município e do estado. As condições sanitárias para o embarque e desembarque serão definidas em ato específico da Anvisa.

Edição: Graça Adjuto

Fonte: EBC Saúde

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 20 de maio de 2022

Publicado

source
O horóscopo do dia para esta segunda-feira vem acompanhado pela mandala Modern Love
Marcelo Dalla

O horóscopo do dia para esta segunda-feira vem acompanhado pela mandala Modern Love

ÁRIES 

Hoje a Lua se alinha com vários planetas, favorecendo mergulhos mais profundas na alma para compreensões e transformações. É importante zelar pela harmonia nos relacionamentos. Procure usar a razão e o bom senso, sem medir forças com qualquer pessoa. O Sol ingressa em Gêmeos e encontra Mercúrio retrógrado, pedindo cuidado com mal-entendidos, esteja aberto para repensar questões. Quanto mais conexão com a intuição, melhor. Não é um bom período para acordos definitivos, melhor voltar a atenção para si mesmo.

TOURO 

Os ânimos continuam transbordantes, é bom deixar a vida fluir com flexibilidade. Evite discussões, invista em terapias, aprofundamentos e mergulhos mais profundos na alma. Cordialidade, gentileza e diplomacia são fundamentais. Fique atento, muitas situações surgem para mostrar que pode e deve melhorar em sua vida. Com Mercúrio em movimento retrógrado, questione valores, emoções, sua capacidade criativa e diplomática para superar-se. Vale buscar atividades e informações que possam elevar seu astral. 

GÊMEOS 

Bom dia para romper com velhos condicionamentos. Com a Lua em Aquário, procure abrir-se para novos pontos de vista. Insights, novidades, mudanças, surpresas e novas soluções estão em pauta. Ideias originais estão favorecidas. Vale ousar, fazer algo que nunca fez e fugir da rotina também. Prefira a primeira parte do dia para as atividades profissionais mais importantes. O Sol ingressa em seu signo e encontra Mercúrio retrógrado, você pode esclarecer e revisar muitos assuntos. Conte com mais leveza e flexibilidade!

CÂNCER 

Bom período para cultivar independência, ousadia e liberdade. Bom também para cultivar ousadia e se conectar com as novas correntes de pensamento. Com a Lua em Aquário, chantagens emocionais e dramas exagerados não são bem aceitos. A Lua faz aspectos harmoniosos, favorecendo a confiança, a intuição, a criatividade e a adaptabilidade para surfar com a vida. Ainda há risco de confusões e enganos na hora de fechar acordos. Prefira ganhar tempo para pesquisar melhor e checar os fatos.

LEÃO

Procure refletir e se inteirar sobre as questões mais elevadas da vida. Com a Lua em Aquário, aproveite para visualizar o que pretende para o futuro. É importante cultivar momentos de introspecção para refletir sobre os seus sonhos mais caros. O Sol ingressa em Gêmeos e encontra Mercúrio retrógrado, a curiosidade ganha destaque, aproveite para atualizar informações. Fique de olhos abertos, há risco de mal-entendidos, por isso é importante desacelerar. Generosidade, solidariedade e humildade também são fundamentais.

VIRGEM 

Cresce a disposição para experimentar algo novo, para sair do convencional, deixar para trás velhas regras e tabus com a Lua em Aquário. Autonomia e liberdade devem falar mais alto. Aproveite para trocar informações e aprender algo novo. O Sol ingressa em Gêmeos, indicando inquietação mental, a liberdade de pensamento deve ser respeitada. Esteja aberto para correções e revisões. Nada de errado em refletir melhor e mudar de ideia, se for preciso. Ainda bem que a Lua se combina com Sol e Mercúrio, favorecendo esclarecimentos.

LIBRA 

Com a Lua em Aquário, o foco deve ser num objetivo maior, para o bem da coletividade. A Lua se alinha com vários planetas, aproveite para investir em aprofundamentos, revisões, aprimoramentos e na apresentação de seu trabalho. Elegância, o equilíbrio e a estética podem contar pontos a favor. Mercúrio ainda segue retrógrado, indicando que não é um bom período para grandes acordos e investimentos. Prefira ganhar tempo para pesquisar, refletir e economizar. Reavaliações continuam em evidência.

ESCORPIÃO

É importante canalizar sua energia para algo produtivo e positivo. O céu continua favorecendo aprofundamentos, revisões e limpezas. Conflitos aumentam sua proporção apenas se você permitir. Se for para tomar atitudes radicais, que sejam em relação a si mesmo, com decisões para abandonar algo que não lhe faz bem. Os desafios podem ser enfrentados com mais consciência, criatividade e generosidade. Ainda bem que a Lua se alinha com Sol e Mercúrio, o diálogo pode e deve ser cordial, agradável e amoroso.

SAGITÁRIO 

É preciso foco, integridade, competência e profissionalismo ao promover trocas, negociações e intercâmbios. Cuidado com a inquietação, a temperança é o antídoto. Atenção para mal-entendidos e pontas soltas. Procure organizar-se e fazer uma coisa de cada vez, com mais atenção, para evitar erros e atrasos. Aproveite para cultivar a determinação e pensar em projetos de longo prazo. Vale investir na diplomacia também, a cordialidade pode abrir novas portas. O Sol ingressa em Gêmeos, é tempo de abrir a mente!

CAPRICÓRNIO  

Aproveite que a Lua segue em Aquário para cultivar criatividade e liberdade, experimentar programas originais e diferentes, buscar novas sensações e aventuras. Repetições e restrições ficam mais enfadonhas, prefira aprender algo novo e buscar soluções alternativas. Vale expandir sua rede de contatos também. Porém, evite grandes investimentos, compras e acordos apressados, sem a devida análise e pesquisa. Vale revisar preços e valores, rever estratégias e corrigir o que for preciso. 

AQUÁRIO 

Aproveite que a Lua ingressa em seu signo para cultivar mais independência, autonomia, originalidade e criatividade. Não se esqueça de brincar com os acontecimentos, espalhar mais leveza e desprendimento ao seu redor. Atenção para revisões, alterações na agenda estão em pauta. Procure cultivar leveza para surfar com a vida. Mesmo assim, a Lua se alinha com Sol e Mercúrio para favorecer contatos e divulgações. A boa comunicação pode ser usada para permitir avanços.

PEIXES 

Não se agarre ao passado que não retornará. Com a busca do autoconhecimento, pode se conectar cada vez mais com seus dons e talentos para seguir o caminho do coração. A colaboração dos amigos e as novas soluções ganham destaque com a Lua em Aquário. Sua consciência se expande, você se interessa por um panorama cada vez mais abrangente, se abre cada vez mais para novas visões e novos entendimentos acerca da vida. Vale olhar para o futuro, identificar-se com soluções originais e inovadoras. 

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal no Telegram.  Clique no link para entrar no grupo.  Siga também  o perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Entretenimento

‘Power Couple’: Erika e Dinei são eliminados com 18,20% dos votos

Publicado

source
Erika e Dinei participaram do
Record TV

Erika e Dinei participaram do “Power Couple”

Com 18,20% dos votos, Erika e Dinei foram eliminados do “Power Couple Brasil” nesta quinta-feira (19). O casal enfrentava Brenda e Matheus, que levaram 49,60 % dos votos e Rogério e Baronesa, que ficaram com 32,20% dos votos.



Relembre a última DR

Erika e Dinei, que foram criticados por não se entragarem totalmente ao jogo,  estraram na berlinda após desistirem de uma das provas. Já Brenda e Matheus zeraram o saldo e foram direto para a DR. 

+ Entre no canal do  iG Gente no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre celebridades, reality shows e muito mais!

Rogério e Baronesa foram os mais votados pela casa após Gabi e Cartolouco decidirem tirar os votos que foram dados para Mussunzinho e Karol e passar para o casal.

Fonte: IG GENTE

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana