conecte-se conosco


Política Nacional

Governadores se revoltam com Bolsonaro por cancelamento de compra da CoronaVac

Publicado


source
Bolsonaro
Foto: Marcos Corrêa/PR

Bolsonaro

Governadores e secretários de Saúde não gostaram da negativa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a compra da CoronaVac , vacina que é desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. 

No Twitter, o governador do Maranhão, Flávio Dino  (PC do B), falou em guerra das vacinas por parte do presidente do Brasil. “Bolsonaro agora quer fazer a guerra das vacinas. Só pensa em palanque e guerra. Será que ele não quer jogar War ou videogame com Trump ? Enquanto jogasse, ele não atrapalharia os que querem tratar com seriedade os problemas da população”, publicou. 

Dino ainda acrescentou que não quer uma nova guerra na Federação. “Mas com certeza os governadores irão ao Congresso Nacional e ao Poder Judiciário para garantir o acesso da população a todas as vacinas que forem eficazes e seguras. Saúde é um bem maior do que disputas ideológicas ou eleitorais”, acrescentou.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, João Azevêdo (PSB), governador da Paraíba disse que a atitude do presidente deixa todo mundo perplexo. Azevedo também classificou como “decisão impensada” o anúncio de Bolsonaro sobre o empedimento da compra da vacina chinesa.

Nesta quarta-feira (21), um dia após o anúncio de acordo para compra de 46 milhões de doses entre Ministério da Saúde e estado de São Paulo, o presidente disse que o imunizante não será adquirido pelo governo federal.

O governador de São Paulo, João Doria , pediu que Bolsonaro respeitasse o ministro da Saúde e disse que seria importante ao presidente “deixasr as eleições para outro momento” em uma declaração feita ao jornal O Globo.

“É hora de paz, entendimento. Presidente Jair Bolsonaro, vamos salvar as vidas dos brasileiros, dos que o elegeram e dos que não o elegeram. Salve vidas, presidente Bolsonaro . Seja grande, tenha compreensão de que a vacina salva. E deixe a eleição para o momento oportuno. Agora é hora da vacinação. Não é hora de eleição”.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) disse à Folha que é preciso apelar ao presidente para que haja “racionalidade” e “empatia com quem pode pegar esse vírus”.

Eduardo Leite (PSDB), que governa o Rio Grande do Sul, disse que a decisão pela escolha de uma vacina deve ser “eminentemente técnica e não política”. 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política Nacional

Mourão cancela viagem a Criciúma por aumento de casos de Covid-19 na cidade

Publicado


source
Hamilton Mourão
Romério Cunha/VPR

Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão

vice-presidente Hamilton Mourão cancelou uma viagem que faria nesta quarta-feira a Criciúma (SC) devido ao aumento no número de casos da Covid-19 na cidade. De acordo com a prefeitura de Criciúma, o município passa pelo pior momento até agora na pandemia do novo coronavírus , com 96% dos leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI) ocupados.

Mourão faria uma palestra na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). Em nota, a Vice-Presidência afirmou que a agenda foi cancelada “em funçãoda situação sanitária na região do município de Criciúma”.

A ACIC, também em nota, disse que a decisão foi tomada em conjunto. “Mesmo o evento cumprindo todas as exigências sanitárias estabelecidas, a medida de cautela decorre do grande aumento no número de casos de Covid-19 na cidade”, diz o texto.

De acordo com dados de terça-feira, Criciúma tem 1.145 casos ativos de coronavírus, sendo que 26 estão internados em UTI . Até o momento, a cidade teve 121 óbitos e 10.219 casos confirmados.

Na segunda-feira, em uma publicação em rede social, a prefeitura afirmou que “Criciúma ultrapassou, na última semana, o pico de casos positivados em comparação ao cenário de julho, considerado o maior da pandemia até então”.

“O momento é grave. Nós chegamos ao momento pior em toda a pandemia , com números que nos preocupam muito. Por isso, quero solicitar a você, criciumense, que nos ajude nesse momento. Observe as regras, o uso de máscara, o distanciamento, não sair de casa se não for necessário”, disse o secretário municpal de Saúde, Acélio Casagrande, em vídeo divulgado em rede social.

Continue lendo

Política Nacional

Entrevista: educação financeira é ainda mais essencial em tempos de pandemia

Publicado


Até domingo (29), acontece a 7ª Semana Nacional de Educação Financeira, que oferece ações gratuitas de educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal de entidades públicas e privadas. O novo coronavírus trouxe complicações para a vida financeira de uma grande parcela dos brasileiros, hoje mais sujeitos a flutuações na renda familiar e fraudes financeiras. Em um momento de crise como este, o planejamento das finanças familiares é ainda mais importante, e o cidadão precisa estar bem-informado para tomar suas decisões financeiras, mesmo sob estresse. O jornalista Jeziel Carvalho, da Rádio Senado, conversou sobre o assunto com a professora Vera Rita Ferreira, especialista em psicologia econômica. Ouça a entrevista.​

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana