Mato Grosso
Governador: “Milhares de mato-grossenses e pessoas de outros estados terão suas vidas salvas aqui”
Publicado
01/12/2020 - 12:45
O governador Mauro Mendes afirmou que milhares de mato-grossenses e pessoas de outros estados terão suas vidas salvas no Hospital Universitário Júlio Muller, cujas obras foram autorizadas a retomar nesta terça-feira (01.12).
O contrato e a ordem de serviço foram assinados em evento realizado no local da unidade de saúde, no km 16 da MT-040, entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger. A obra, que seria entregue na Copa do Mundo de 2014, está parada há sete anos.
“Milhares de mato-grossenses e pessoas de outros estados terão suas vidas salvas aqui neste hospital. Hoje é um momento em que podemos virar essa página de obras paralisadas. Sete anos de uma obra que paralisou, deteriorou, e envergonhou a todos nós, mas que agora está sendo retomada por essa gestão”, relatou o governador.
Mauro Mendes destacou que o hospital terá 58 mil m² de área construída e, assim, será o maior hospital público de Mato Grosso e uma das principais obras previstas no programa Mais MT. O prazo previsto para a construção do hospital é de 24 meses. Após a entrega, a gestão da unidade ficará sob a responsabilidade da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Serão investidos R$ 207 milhões para a retomada e conclusão do hospital, sendo metade do valor com recursos federais e a outra metade bancada pelo Governo de Mato Grosso. Tanto os recursos federais quanto os estaduais já estão garantidos.
“Metade desse recurso vem do Governo Federal e está parado na conta desde 2013. O dinheiro é imprescindível. Mas é preciso correr atrás, vencer a burocracia, colocar a obra em marcha e entregar para a população, que é o que estamos fazendo”, pontuou.
Ao todo o Hospital Júlio Muller contará com 228 leitos de internação, 68 leitos de repouso e 63 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), sendo 25 para adultos, 18 voltados a atender crianças (pediátrico) e 20 para recém-nascidos (neonatal). Além disso, a unidade de saúde contará ainda com 12 centros cirúrgicos, 85 consultórios, 45 salas de exame, 21 salas para banco de sangue e triagem e outras 53 salas administrativas.
O governador lembrou que essa é a segunda grande obra de um hospital público em Mato Grosso que a atual gestão retomou em menos de 1 mês.
“Há poucos dias retomamos a obra do Hospital Central. Um hospital público parado há 34 anos que estava a 1000 metros do Palácio e de todos os Poderes e instituições. Não pode um estado que se diz tão rico ter essas coisas que envergonham a todos nós”, registrou.
Além dos hospitais Júlio Muller e Central, o Governo de Mato Grosso também construirá três novos hospitais regionais dentro do eixo de Saúde do programa Mais MT.
“Teremos um hospital regional no Araguaia, um regional em Juína e outro em Tangará da Serra, para atender a essas regiões. Com isso, vamos preencher os chamados vazios assistenciais da saúde de média e alta complexidade no Estado de Mato Grosso”, citou.
Também comparecem no evento o senador Wellington Fagundes; o deputado federal Dr. Leonardo; o reitor da UFMT, Evandro Soares; a vice-reitora da UFMT, Rosaline Lunardi; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Guilherme Maluf; os deputados estaduais Allan Kardec e Wilson Santos; os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil), Marcelo Oliveira (Infraestrutura e Logística), César Miranda (Desenvolvimento Econômico) e Jordan Espíndola (Gabinete de Governo); o presidente do Intermat, Francisco Serafim de Barros; o presidente da MT Gás, Rafael Reis; o presidente da Ager, Luis Alberto Nespolo; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges; a diretora da Faculdade de Medicina da UFMT, Bianca Borsatto Galera; e a superintendente do hospital, Elisabeth Mendonça.


Mato Grosso
Domingo (24): Mato Grosso registra 208.088 casos e 4.968 óbitos por Covid-19
Publicado
24/01/2021 - 17:20
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (24.01), 208.088 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 4.968 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.
Foram notificadas 341 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 208.088 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 8.296 estão em isolamento domiciliar e 193.762 estão recuperados.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 283 internações em UTIs públicas e 319 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 70,43% para UTIs adulto e em 37% para enfermarias adulto.
Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (45.380), Várzea Grande (13.815), Rondonópolis (13.840), Sinop (11.009), Tangará da Serra (9.173), Sorriso (9.048), Lucas do Rio Verde (8.388), Primavera do Leste (6.367), Cáceres (4.838) e Nova Mutum (4.373).
A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.
O documento ainda aponta que um total de 178.572 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 1.271 amostras em análise laboratorial.
Cenário nacional
No último sábado (23), o Governo Federal confirmou o total de 8.816.254 casos da Covid-19 no Brasil e 216.445 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 8.753.920 casos da Covid-19 no Brasil e 215.243 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.
Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados de domingo (24).
Recomendações
Já há uma vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Mato Grosso
Remessa com 24 mil doses da vacina de Oxford será destinada aos trabalhadores da saúde
Publicado
24/01/2021 - 13:18
O Governo de Mato Grosso recebeu, neste domingo (24.01), 24 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford. O quantitativo foi encaminhado pelo Ministério da Saúde e será totalmente destinado aos trabalhadores que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus.
Diferente da primeira remessa – em que foram encaminhadas 126 mil doses para imunizar cerca de 63 mil pessoas, com 2 doses para cada -, neste lote o Ministério da Saúde decidiu encaminhar os imunizantes relativos especificamente à primeira dose, de forma que todo o quantitativo será utilizado na primeira aplicação.
A remessa com as unidades da segunda dose da vacina AstraZeneca será encaminhada posteriormente pelo Ministério da Saúde.
“Vamos trabalhar muito para intensificar o ritmo da campanha de vacinação. É importante reforçar que essas vacinas serão utilizadas prioritariamente para imunizar os trabalhadores da saúde à frente do combate ao coronavírus”, disse o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Como este é um imunizante diferente daquele já distribuído, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) irá elencar junto ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT) o público prioritário que integra o grupo de trabalhadores da saúde. Depois do alinhamento, será feita a distribuição proporcional aos municípios.
No momento, as equipes da Vigilância Estadual trabalham na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes e no encaixotamento para distribuição e retirada dos municípios.
“O Estado repetirá toda a logística que já foi desenhada para a distribuição das doses da CoronaVac, contando com o apoio das equipes de segurança”, concluiu o secretário adjunto de Vigilância à Saúde em exercício, Oberdan Coutinho Lira.

Envie sua denúncia

Andressa Suita comemora o aniversário ao lado das amigas

Segundo dia de Enem tem abstenção de 55,3%

Rondônia estuda transferir pacientes com covid-19 para outros estados

Avião da FAB com pacientes de Manaus pousou em Cuiabá sem intercorrências com os pacientes

Inep e MEC fazem balanço após segundo dia de provas do Enem
Política MT


Deputado condena quem critica Bolsonaro e anuncia saída do ‘PSL infiel’
O deputado estadual Sílvio Fávero (PSL), bolsonarista convicto, em conversa com jornalistas na sexta-feira (22), durante entrega de 250 viaturas...


Botelho diz que BRT é fato consumado e que é preciso união para resolver “aquele problemão”
FLÁVIO GARCIA/ Especial para ODOC O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (DEM), em fala com jornalistas...


Comissão de Segurança da ALMT garante reforma da Delegacia de Nortelândia
Deputado Delegado Claudinei garantiu a reforma do prédio da Delegacia de Nortelândia Foto: SAMANTHA DOS ANJOS FARIAS O deputado estadual...
Policial


Polícias Civil e Militar frustam festa promovida por facção criminosa e fecham ponto de venda de drogas
Assessoria | Polícia Civil-MT A Polícia Civil e Polícia Militar de Água Boa (730 km a leste de Cuiabá)...


Foragido da Justiça de Rondônia tem prisão cumprida em Comodoro
Assessoria | Polícia Civil-MT Um procurado da Justiça do Estado de Rondônia teve o mandado de prisão cumprido pela Polícia...


Governador e primeira-dama discutem ações de enfrentamento à violência contra a mulher
Reunião ocorreu com a deputada federal Rosa Neide e diversas representantes de entidades e órgãos que atuam em defesa dos...
Mato Grosso


Domingo (24): Mato Grosso registra 208.088 casos e 4.968 óbitos por Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (24.01), 208.088 casos confirmados da Covid-19 em...


Remessa com 24 mil doses da vacina de Oxford será destinada aos trabalhadores da saúde
O Governo de Mato Grosso recebeu, neste domingo (24.01), 24 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford. O quantitativo foi encaminhado pelo...


(Atualizada) – Avião com as 24 mil doses da vacina de Oxford/ Índia aterrissa em Mato Grosso
REDAÇÃO O governo de Mato Grosso recebeu, neste domingo (2401), 24 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford. O quantitativo foi encaminhado...
Esportes


Guarani luta, mas perde com gol no fim para o Avaí fora de casa
Jogando fora de casa, o Guarani perdeu para o Avaí na noite de sábado, por 2 a 1 na Ressacada,...


América não supera o Confiança e empata sem gols
O América empatou em 0 a 0 com o Confiança-SE, em Aracaju, mais uma vez sofrendo com erro da arbitragem...


Vasco derrota o Atlético-MG em São Januário
O Vasco venceu o Atlético Mineiro pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro por 3 a 2. Os gols vascaínos foram...
Entretenimento


Andressa Suita comemora o aniversário ao lado das amigas
Divulgação Andressa Suita e amigas Neste Domingo, 24, Andressa Suita publicou uma foto mostrando que está comemorando o seu aniversário...


Jojo Todynho conta que já mandou nude no grupo da família sem querer
Redação Jojo Todynho Na tarde deste domingo, a ganhadora da última A Fazenda, Jojo Todynho contou que já mandou uma...


Marcela Mc Gowan e a cantora Luiza oficializam namoro
Divulgação Marcela McGowan e a namorada, a cantora Luiza Era uma relação sem rótulos, mas agora a ex-BBB Marcela Mc...
Mais Lidas da Semana
-
Mato Grosso20/01/2021 - 16:28
Valtenir Pereira consegue em Brasília garantia da ANM para nova licitação sobre PLGs e tranquiliza cooperativas de garimpeiros em MT
-
Registro Geral19/01/2021 - 12:38
Por conta da família e de olho nas empresas, Frical não vai disputar eleição no ano que vem
-
Policial20/01/2021 - 16:25
Falsa médica é flagrada pela Polícia Civil fazendo botox e harmonização em clínica em Cuiabá
-
Esportes21/01/2021 - 16:27
Em Porto Alegre, América inicia preparação para jogo contra o Confiança
-
Jurídico18/01/2021 - 13:49
Intercâmbio no STF: inscrições são prorrogadas até 22/1
-
Geral18/01/2021 - 11:40
Novo decreto proíbe shows, festas e confraternizações em MT; bares terão que funcionar com 50% da capacidade
-
Registro Geral19/01/2021 - 12:55
Emanuelzinho pode recuar para deputado estadual e mirar presidência da AL, em 2022
-
Geral18/01/2021 - 18:20
Várzea Grande firma parceria com Estado para “construir uma casa por dia” em 4 anos