conecte-se conosco


Mato Grosso

Governador e secretário de Saúde participam de ato de recebimento das vacinas do Ministério da Saúde

Publicado


O Governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, participam nesta segunda-feira (18.01) do ato simbólico de recebimento das vacinas contra a Covid-19, realizado pelo Ministério da Saúde.

O ato está marcado para as 7 horas (horário de Brasília), em Guarulhos, no Estado de São Paulo. Na ocasião, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, deverá anunciar quando as vacinas contra a Covid-19 serão enviadas aos Estados para dar início à imunização da população.

Plano Estadual

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (SES-MT), trabalha em uma força tarefa para que a vacina contra a Covid-19 chegue aos municípios o mais rápido possível. A ação faz parte do Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 em Mato Grosso e prevê, caso necessário, o apoio de seis aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Com o objetivo de promover a adequada logística da vacina, com segurança, efetividade e equidade, a SES vai ampliar a Rede de Frio Estadual e já viabiliza uma Central Estadual e mais quatro Centrais Regionais (Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis e Sinop), assim como a aquisição de equipamentos de refrigeração e frota adequada para distribuição terrestre. O investimento estimado é de R$ 2,2 milhões.

A escolta dos materiais até os 14 polos de distribuição será feita pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), além das Polícias Federal e Rodoviária Federal e o Ministério da Defesa. Nos casos em que for necessário, o Ciopaer disponibilizará sua frota aérea para dar celeridade à distribuição.

Nos próximos dias, os 141 municípios de Mato Grosso começam a receber as agulhas e seringas que já se encontram em estoque e que serão utilizadas no plano de vacinação contra a Covid-19. A SES também providenciou a aquisição suplementar de 6,5 mil seringas para o enfrentamento de vacinação, com investimento na ordem de R$ 2,8 milhões.

Fonte: GOV MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Membros do Conselho de Comércio Exterior são empossados em Mato Grosso

Publicado


Os membros do Conselho Estadual de Comércio Exterior de Mato Grosso (Cecomex) foram empossados nesta terça-feira (02.03) em reunião on-line. O conselho tem como foco as políticas e medidas do Estado relativas ao comércio exterior, avaliando-as quanto à eficácia e repercussão econômica, além de servir como instrumento de diálogo e articulação entre os órgãos e instituições do setor público e privado.

O Colegiado é composto por representantes das secretarias estaduais de Fazenda (Sefaz), Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ciência e Tecnologia (Seciteci), Casa Civil, Procuradoria Geral do Estado (PGE), federações da indústria (FIEMT), do comércio (Fecomércio), da agricultura e pecuária (Famato), pela Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Conselho contará também com apoio técnico e parcerias com instituições de ensino e pesquisa.

“Este conselho poderá impulsionar a concretização das oportunidades do nosso estado com criação de políticas públicas que apoiem as empresas que querem investir na exportação e/ou atividades de comércio exterior em geral. Também é foco a desconcentração da pauta de exportação de Mato Grosso”, afirmou César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e vice-presidente do Cecomex.

Conforme o secretário, a reorganização do Cecomex faz parte das novas ações que estão sendo implementadas na Sedec, que passa a atuar com mais inteligência através do Observatório do Desenvolvimento, que alcança também os dados do comércio exterior do Estado e em seu mais amplo contexto.

“As prerrogativas deste Conselho direcionarão as atividades do comércio exterior do Estado neste momento em que há a premente necessidade de sua diversificação como forma precípua de contribuição ao desenvolvimento econômico de Mato Grosso”, destacou Miranda.

Representantes de diversos segmentos demonstraram otimismo em fazer parte desta iniciativa de promover mais o desenvolvimento do Estado com projetos, inovação, desburocratização, garantia de segurança jurídica e fiscal para os novos negócios. “A variedade de novos produtos nos mostra a grande oportunidade que Mato Grosso tem para diversificar sua produção e comercialização”, disse Jonil Serra, da Sefaz. Lucas Barros, representante da FIEMT, reforçou. “Tem muitas indústrias que nos procuram para fazer exportação e este conselho fará muita diferença”.  

Para o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Olivan Rabêlo, que já desenvolve um programa para transformar empresas em exportadores permanentes, a composição do colegiado é um grande passo para efetivar os projetos que já estão em andamento. “Comércio exterior é muito importante tanto para exportação quanto para importação. A UFMT, através do Departamento de Economia, se coloca à disposição para fazermos avançar esse setor de mercado internacional”. 

De acordo com Elvis Junior, representante da OAB, é a primeira vez que a Ordem é convidada para compor um debate sobre comércio internacional. “Queremos contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado. Mato Grosso sai na frente em várias oportunidades, como por exemplo, ter uma servidora trabalhando na China. Isso faz muita diferença”, aponta.

Para Ricardo Arioli, representante da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), ampliar os processos de importação e exportação são fundamentais para alavancar os setores econômicos do estado. “Mato Grosso tem potencial muito grande e temos um mercado internacional muito ávido pela nossa produção”, informa.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Escola de Governo oferta 300 vagas para curso online “Noções de Administração do Trabalho”

Publicado


A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), por meio da Superintendência da Escola de Governo, abre as inscrições para o curso online “Noções de Administração do Trabalho”. A qualificação é direcionada para servidores do Executivo estadual, principalmente para aqueles lotados no interior do Estado. Ao todo, são ofertadas 300 vagas.

O curso será realizado na modalidade de Ensino a Distância (EaD) e possui carga horária total de 45 horas/aulas. Interessados devem realizar a inscrição até o dia 11 de abril.

Durante a capacitação serão abordadas noções de sistemas de trabalho, teoria de organização de trabalho, soluções de problemas e tomadas de decisão no trabalho. As aulas terão início no dia 19 de abril e seguem até 16 de maio. Para se inscrever clique AQUI.

(Supervisão de texto de Nayara Takahara).

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana