Mato Grosso
Governador e secretário de Saúde explicam novos procedimentos para testes rápidos no Centro de Triagem

O governador Mauro Mendes e o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, concedem entrevista coletiva nesta terça-feira (26.01), às 8 horas, para falar sobre o número de pessoas já atendidas no Centro de Triagem da Covid-19 e sobre o aprimoramento no protocolo de atendimentos na Arena Pantanal, que passará a contar com um teste de detecção da Covid-19 mais moderno e eficaz.
Nesta segunda-feira (25.01), o Centro de Triagem da Covid-19 superará a marca de 100 mil atendimentos realizados durante a pandemia pelo coronavírus.
Além desses assuntos, os gestores também divulgarão informações sobre a imunização dos trabalhadores da saúde que atuam no Centro de Triagem.
SERVIÇO
Governador e secretário de Saúde explicam novo procedimento para testes rápidos no Centro de Triagem Covid-19
Dia e horário: Terça-feira (26.01), às 8h
Local: Portão de entrada do Centro de Triagem Covid-19, na Arena Pantanal


Mato Grosso
Escola Marechal Dutra é transformada em unidade modelo

Uma escola completamente nova, irreconhecível para quem um dia já estudou ou trabalhou lá. Uma das maiores transformações em unidades escolares de Mato Grosso aconteceu em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá). Depois de anos de luta, a Escola Estadual Marechal Dutra está prestes a ser entregue para a comunidade.
A unidade escolar, fundada em 1953, teve um investimento de R$ 4.400.721,50. A reforma geral não transforma apenas a aparência do prédio, mas a qualidade para o ensino.
Coordenadora da Marechal Dutra, Edileusa Jacyntho, que conhece muito bem a história desta unidade, relata que as salas com infiltrações, iluminação fraca e um calor insuportável prejudicavam o aprendizado dos estudantes. Ela relata que, principalmente no período da tarde, era comum alunos passarem mal e os pais terem que ser chamados.
Quando puderem retornar às salas de aula, a realidade vai ser totalmente outra. Toda a escola climatizada, as salas mais amplas, claras.
A acessibilidade é outro ponto de grande evolução. Como há desnível entre um prédio e outro, há rampas em vários pontos.
“Há dois, três anos a atratividade da nossa escola era zero. Essa reforma transformou nossa realidade. Agora, tudo o que queremos é melhorar nossos índices de aprendizagem”, ressalta o diretor da unidade, Evandro Brocuá.
Projetos serão retomados
As portas de madeira, o teto que ameaçava cair, as paredes com infiltrações, os ventiladores pendurados nos corredores, tudo isso é passado na EE Marechal Dutra.
Edileusa destaca que muitos projetos desenvolvidos pela escola tiveram que ser cancelados com o tempo, porque a estrutura não suportava mais. Em uma área ampla do pátio, coberta, que eles chamam de barracão, os alunos tinham várias atividades extracurriculares. Mas a estrutura ameaçava cair a qualquer momento.
Com a reforma geral, a coordenadora afirma que tudo será retomado.
Prioridade em Rondonópolis
Secretário de Estado de Educação, Alan Porto enfatiza que a Escola Estadual Marechal Dutra é referência do trabalho de qualidade implantado na gestão do governador Mauro Mendes.
“Rondonópolis vai receber esta unidade praticamente nova. Também está próximo de ser concluída a escola no bairro Jardim Tereza, com investimento de mais de R$ 4,8 milhões. O município é o primeiro a ter quase 100% das escolas climatizadas. São investimentos que demonstram a atenção do governo ao município, principalmente na área da educação”, reforça Alan Porto.
As obras da escola do bairro Maria Tereza foram retomadas pela atual gestão após sete anos de paralisação. O novo prédio terá capacidade para atender 960 alunos e vai abrigar a Escola Estadual Militar Tiradentes Major PM Ernestino Veríssimo da Silva.
Serão 16 salas de aula, laboratório de informática e biblioteca, cozinha, refeitório, banheiros e vestiários, praça de recreação e urbanização, parte administrativa e quadra poliesportiva coberta, além de receber todo o mobiliário e equipamentos novos.
Mato Grosso
“Cuidado com a saúde é o primordial dever que nos impõe como pastores”, afirma Dom Milton

O arcebispo metropolitano de Cuiabá, Dom Milton dos Santos, destacou a importância de cumprimento do decreto do Governo de Mato Grosso de nº 836/2021, que estabelece novas medidas restritivas para conter o avanço da pandemia da Covid-19 no Estado.
Entre as medidas apontadas pelo arcebispo, está a que determina que igrejas, templos e congêneres realizem eventos com máximo de 50 pessoas, respeitando limite de 30% da capacidade do local. Além disso, deverão seguir o horário de funcionamento das 5h às 19h, de segunda a sexta-feira; e aos sábados e domingos, de 5h às 12h.
“Será bem possível que em 2021 a prudência pastoral e evangelizadora exigirá, talvez, decisões imediatas e rápidas tanto na Arquidiocese como tal, como nas Paróquias/Comunidades, em vista da maior segurança possível quanto à Catequese, à administração dos Sacramentos em situações presenciais, pois, o cuidado da saúde é o primeiro e primordial dever que se nos impõe por vocação como Pastores com as Ovelhas. Cada Paróquia/Comunidade terá a prudência de tomar decisões segundo a logística e capacidade físicas de que dispõe!!”, afirmou Dom Milton.
A afirmação do arcebispo foi encaminhada a todos os responsáveis pelas paróquias, nesta terça-feira (02.03). O decreto tem vigência de 15 dias a partir desta quarta-feira (03.03).
Confira a íntegra do comunicado de Dom Milton:
PREZADO SACERDOTE/DIÁCONO…/POVO DE DEUS:
“DEUS É AMOR E MISERICÓRDIA!”
‘Todos por um…, um por todos!!’
Relembro aqui o que comunicamos para a Arquidiocese de Cuiabá em Ofício/2020:
“Será bem possível que em 2021 a prudência pastoral e evangelizadora exigirá, talvez, decisões imediatas e rápidas tanto na Arquidiocese como tal… como nas Paróquias/Comunidades em vista da maior segurança possível quanto à Catequese, à administração dos Sacramentos em situações presenciais…, pois, o cuidado da saúde é o primeiro e primordial dever que se nos impõe por vocação como “Pastores com as Ovelhas…”
Cada Paróquia/Comunidade terá a prudência de tomar decisões segundo a logística e capacidade físicas de que dispõe!!”
O DECRETO N° 836 – de 01/março/2021 do Governo do Estado de Mato Grosso… – ‘Palácio Paiaguás, em Cuiabá – MT – “Atualiza as medidas restritivas para conter a disseminação da Covid-19 e dá outras providências:
DECRETA – /…/ § 3º.- “Durante a vigência deste decreto os eventos sociais, corporativos, empresariais, técnicos e científicos, IGREJAS, TEMPLOS E CONGÊNERES (grifo próprio!!), cinemas, museus, teatros e a prática de esportes coletivos são permitidos com no máximo 50 (cinquenta) pessoas por evento, respeitado o limite de 30% (trinta) por cento da capacidade máxima do local, observados os limites de horário definidos nos incisos caput. – Isto é: I – de segunda a sexta-feira, autorizado o funcionamento somente no período compreendido entre às 05h00 e 19h00; II – aos sábados e domingos, autorizado o funcionamento somente no período compreendido entre às 05h00 e 12h00;
/…/ Art 7º. – As medidas instituídas no presente Decreto terão vigência pelo prazo de 15 (quinze) dias, prorrogáveis em caso de necessidade.
Deus-Amor-Trindade nos abençoe: “Pai, Filho e Espírito Santo! Amém!”
-
Mato Grosso24/02/2021 - 10:08
Dirigir sem máscara não é infração de trânsito; mas uso continua obrigatório por Lei Estadual
-
Política MT01/03/2021 - 14:50
Decreto do governo estadual determina “fecha tudo” a partir das 19 horas em todos os municípios
-
Geral27/02/2021 - 09:00
Justiça decide na próxima segunda-feira sobre fechamento do comércio por 14 dias em Cuiabá e Várzea Grande
-
Curiosidades25/02/2021 - 21:59
Tatuadora chama atenção ao mostrar “saco de tinta” no braço; assista
-
Política MT25/02/2021 - 16:45
Oportunismo político atrapalha conclusão da BR-158, lamenta deputado
-
Mato Grosso26/02/2021 - 12:58
Apostilas e kits alimentação são entregues nas casas dos 74 estudantes de Várzea Grande
-
Curiosidades24/02/2021 - 09:15
Pescador encontra bizarro filhote de tubarão mutante com “rosto humano”; assista
-
Geral26/02/2021 - 06:40
Cuiabá leiloa veículos e sucatas apreendidos e não retirados por proprietários