Geral
Golpes virtuais crescem em MT; confira dicas de acesso seguro a pagamentos da Unimed Cuiabá
Assessoria – Cerca de 28% da população mato-grossense já foi vítima de golpes virtuais, segundo levantamento feito pelo DataSenado, em parceria com a empresa Nexus. A pesquisa aponta ainda que uma em cada quatro pessoas no país já sofreu prejuízos com clonagem de cartões, invasão de cotas, pix ou boletos falsos.
Os dados apontam que Mato Grosso é o segundo no país com mais vítimas de crimes cibernéticos, ficando atrás apenas de São Paulo.
Para manter a segurança dos clientes, a Unimed Cuiabá realiza campanhas constantes de alerta sobre as ações fraudulentas que usam o nome da operadora de saúde. O diretor Administrativo Financeiro da Unimed Cuiabá, Junior Ratto, ressalta que os clientes devem sempre utilizar os canais oficiais da instituição para evitar fraudes.
“Os golpistas usam o nome da Unimed em boletos falsos, ofertas para quitação de débitos via pix e até mesmo vagas de empregos cobrando taxas. Reforçamos que todas as nossas campanhas, sejam de vagas de empregos, quitação de débitos ou áreas restritas, são disponibilizados em nosso site. Logo, caso não esteja nestes canais, trata-se de golpe”, enfatiza o diretor.
Sobre as mensalidades, Ratto alerta que “os boletos são enviados por e-mail apenas para os clientes que fazem essa opção de recebimento. Por isso, é necessário que o cliente confira os dados e, na dúvida, entre nas áreas restritas e faça o download do documento para quitação”.
O médico reforça, ainda, que a cooperativa não realiza contato com ofertas para pagamento via PIX. “Nosso SAC não prospecta clientes com ofertas para pagamento via PIX. Mesmo as mensagens via SMS solicitando pagamento nesta modalidade são fraudulentos”.
Em Mato Grosso, a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) possui um canal no WhatsApp para atender casos de crimes virtuais.
Os atendimentos são 24h e conta com tira dúvidas. Entre as funcionalidades do menu interativo estão informações sobre diversas modalidades de golpes e orientações de como proceder em cada situação. O atendimento da DRCI é feito pelo (65) 98173-0544.
Mensalidades Unimed Cuiabá
O boleto relativo às mensalidades pode ser acessado pelas seguintes áreas restritas:
APP Cliente: O cliente Unimed Cuiabá pode acessar via APP, disponível para iOS e Android. Em Minhas Finanças, segunda via de boleto o cliente tem a opção de fazer o download ou copiar a linha digitável para pagamento.
Área restrita do Cliente: O acesso é feito pelo site da cooperativa www.unimedcuiaba.coop.br. Para acessar basta inserir o número da carteirinha completo e a senha. No menu superior escolha a opção Boletos e depois relação de boletos. Na guia é possível realizar o pagamento.
WhatsApp SAC (0800 647 3008): Envie um “oi”, via app e siga as orientações. O atendimento virtual é simples e bem fácil. Vale ressaltar que a opção atende clientes Unimed Cuiabá de planos Pessoa Física.
WhatsApp Financeiro (3612-3200): Envie um “oi”, via app e siga as orientações. O atendimento virtual é simples e bem fácil. Vale ressaltar que a opção atende clientes Unimed Cuiabá de planos Pessoa Física.
-
Opinião04/12/2024 - 13:10
BRUNA GHETTI – Hábitos saudáveis para mulheres 40+: desafios e ressignificações
-
Política MT05/12/2024 - 16:30
Mais votado, promotor Rodrigo Fonseca é nomeado pelo governador para o comando do Ministério Público
-
Política MT06/12/2024 - 20:50
Alvo de operação da Polícia Federal por suposto desvio de recursos, secretária adjunta pede exoneração
-
Policial10/12/2024 - 09:10
Dona de farmácia em Cuiabá, irmão e cunhada de líder de facção são alvos da PC por tráfico e lavagem
-
Geral07/12/2024 - 08:02
Casal é flagrado fazendo sexo dentro de escola em Sinop; vídeo viraliza nas redes sociais
-
Política MT07/12/2024 - 18:00
Grupo de vereadores descarta apoio a Paula Calil na disputa pela presidência da Câmara de Cuiabá
-
Política MT10/12/2024 - 09:25
TCE quer reunião entre prefeitos, Abílio e Flávia para evitar colapso na saúde de Cuiabá e Várzea Grande
-
Policial10/12/2024 - 10:50
Vídeo mostra execução de empresário dentro de Hilux em MT; esposa ficou ferida