conecte-se conosco


Policial

GCCO prende diretores e três policiais militares acusados de facilitar a entrada de celulares na Penitenciária Central

Publicado

Estão sendo cumpridos sete mandados de prisão e oito ordens de busca e apreensão. Circuito interno gravou reunião de grupo de servidores com líder de facção criminosa

A Polícia Civil de Mato Grosso cumpre. na manhã desta terça-feira (18), sete mandados de prisão e 8 ordens de busca e apreensão, na operação “Assepsia”, deflagrada após investigações da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) sobre a entrada de aparelhos celulares em unidades prisionais do Estado.

Os mandados de prisão foram decretados cinco servidores públicos e dois internos da Penitenciária Central do Estado (PCE). As 15 ordens judiciais são pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá, e foram expedidas depois de representação dos delegados e manifestação favorável do Ministério Público Estado, via o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO).

No dia 6 de junho, na Penitenciária Central do Estado (PCE), foram localizados 86 aparelhos celulares, dezenas de carregadores, chips e fones de ouvido.  Todo o  material estava acondicionado dentro da porta de um freezer, que foi deixado naquela unidade para ser entregue a um dos detentos.

Equipes da GCCO estiveram na PCE e verificaram que não havia nenhum registro de entrada ou mesmo informações acerca da entrega do referido eletrodoméstico.  Diante dos fatos e da inconsistência das informações, todos os agentes penitenciários presentes foram conduzidos até a Gerência e questionados sobre os fatos. No mesmo dia, a autoridade policial determinou a apreensão das imagens do circuito interno de monitoramento da unidade, que foram extraídas por meio da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Por meio dos depoimentos, da análise das imagens e conteúdo de aparelhos celulares apreendidos e ainda, da realização de diversas diligências, foi possível identificar e comprovar de maneira robusta, que três policiais militares, dentre eles um oficial de carreira, foram os responsáveis pela negociação e entrega do freezer recheado com os celulares.

Com a ciência do diretor e do subdiretor da unidade, os militares enviaram o aparelho congelador que era destinado a um dos líderes de uma facção criminosa atuante no Estado.

Ao longo das investigações, a Polícia Civil conseguiu comprovar que no mesmo dia, duas horas antes do freezer ser interceptado, os três militares e os diretores da unidade, participaram de uma reunião a portas fechadas com o preso líder da organização criminosa, por mais de uma hora, dentro da sala da direção. “Toda a dinâmica dos fatos foi registrada pelas imagens da unidade prisional”, aponta o relatório da investigação.

No decorrer das investigações, ficou constado ainda que o veículo utilizado para a entrega do freezer, na unidade, pertence a outro reeducando, que também é considerado uma das lideranças da mesma facção. Esse reeducando divide cela com o destinatário do equipamento.

Além das prisões preventivas dos servidores públicos e dos líderes da facção criminosa, serão cumpridas medidas de busca e apreensão nas dependências da Penitenciária Central do Estado.

O inquérito será concluído nos próximos 10 dias. Os investigados poderão responder pelos crimes de integrar organização criminosa, corrupção passiva e ainda por facilitação de entrada de celulares em estabelecimento prisional.

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

PRF em Cuiabá prende jovem transportando cocaína em ônibus interestadual

Publicado


Aconteceu ontem (27), por volta das 21 horas os policiais da PRF juntamente com o Grupo de Operações com Cães (GOC), que fiscalizavam o Km 387 da BR 364, em Cuiabá/MT, abordaram um ônibus de transporte interestadual.

Na sequência, a equipe solicitou passagens dos ocupantes do veículo bem como documentos pessoais, para conferência, em poltrona viajava uma jovem de 18 anos, que ao ser solicitada para mostrar a referida documentação, expressou muito nervosismo e dificuldades em movimentar-se, apenas fazia pequenos movimentos com o braço e alcançava para o PRF, após ser indagada se tinha algum problema de saúde, ela negou, quando indagada sobre os motivos da viagem, relatou que  apenas que iria buscar sua filha que estava  morando com o pai.

Com a suspeita da equipe, uma policial feminina, fez a revista na passageira (em local apropriado dentro do posto da PRF) foi notado que ela tinha envolto em seu abdômen muito esparadrapo e debaixo disso dois tabletes, contendo 02 Kg de pasta base de cocaína.

Conforme apurado, ela teria pegado a droga em Cuiabá/MT e levaria para São José do Rio Preto/SP, recebendo certo valor pelo transporte.

Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de Tráfico de drogas, sendo a jovem encaminhada para procedimentos cabíveis.

Fonte: PRF MT

Continue lendo

Policial

Foragido da Justiça por roubo qualificado é preso pela Polícia Civil em Jaciara

Publicado


Assessoria | Polícia Civil-MT

Um homem procurado pela Justiça da Comarca de Cuiabá, foi preso pela Polícia Civil, na tarde de terça-feira (27.07) no município de Jaciara (144 km ao sul da Capital), em cumprimento de mandado de prisão.

O suspeito de 39 anos estava com a ordem de prisão preventiva decretada pelo juízo da 2ª Vara Criminal de Cuiabá, em decorrência de condenação pelo crime de roubo qualificado.

Durante diligências investigativas os policiais civis da Delegacia de Rosário Oeste, identificaram que o foragido estava na cidade de Jaciara.

De posse do mandado judicial a equipe de Rosário Oeste deslocou até o município vizinho, onde localizaram o suspeito em uma obra, o qual foi preso em cumprimento a prisão.

Em seguida ele foi conduzido para as providências cabíveis, sendo apresentado e colocado à disposição do Poder Judiciário.

Fonte: PJC MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana