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Gatos, belos gráficos e distopia fazem de Stray um sucesso

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Stray, lançado nesta semana, caiu no gosto do público
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Stray, lançado nesta semana, caiu no gosto do público

Os videogames parecem estar sempre a procura de uma nova febre, um jogo que chamará a atenção das pessoas e que, com um pouco de sorte, se tornará uma tendência. Se Stray servirá como inspiração para outros projetos, ainda é cedo para saber, mas o que já pode ser visto é a maneira como o jogo conquistou o público.

Apesar de a criação de Stray ter iniciado em 2015, o grande público só tomou conhecimento da sua existência durante o Future of Gaming, evento que a Sony realizou em 2020. Projeto de estreia da BlueTwelve Studio, uma desenvolvedora fundada pelos enigmáticos ex-funcionários da Ubisoft, Koola e Viv, as pessoas rapidamente ficaram curiosas por aquele “jogo do gatinho”.

Com as versões para PC, PlayStation 4 e PlayStation 5 ganhando uma data de lançamento para 19 de julho, muitos ficaram empolgados ao saber que o título seria disponibilizado aos assinantes da PS Plus Extra, Deluxe e Premium. Enquanto isso, nos computadores, os interessados foram ao Steam adicionar o Stray as suas listas de desejos, fazendo com que elealcançasse o topo do serviço.

Tudo isso indicava que a criação da BlueTwelve Studio teria um belo caminho pela frente, mas talvez nem os seus idealizadores imaginassem o burburinho que o jogo causaria. Nas redes sociais foi possível ver uma enxurrada de mensagens falando bem do título, com as pessoas que estão jogando elogiando desde a belíssima direção artística até a maneira como o jogo simula o comportamento dos bichanos.

O que poucos poderiam prever, no entanto, era o interesse que esse “cat simulator” despertaria nos nossos animais de estimação. Desde o dia do lançamento do Stray é possível encontrar diversas fotos de gatos observando a jogatina, algo que pude presenciar aqui em casa, enquanto explorava aquele fantástico mundo pós-apocalíptico.

Tamanho sucesso também pode ser constatado pelos números. Enquanto na Twitch o pico de espectadores ultrapassou a marca de 284 mil, no Steam, 97% das mais de 18 mil análises foram positivas. Na loja da Valve, o jogo chegou a registrar quase 63 mil pessoas jogando simultaneamente, um feito e tanto para um título independente.

Portanto, não chega a ser surpresa o Stray despontar como o maior lançamento da Annapurna Interactive, empresa responsável pela publicação do jogo. A lista abaixo mostra o número de jogadores simultâneos em outros jogos da editora nos dias de seus lançamentos, ilustrando melhor o tamanho do sucesso:

  • Twelve Minutes– 8.021
  • Outer Wilds– 7.936
  • Neon White– 3.277
  • Journey– 1.757

No momento em que escrevia esse texto, o jogo da BlueTwelve Studio ocupava “apenas” a 27ª colocação entre os mais jogados do Steam, contando com 30 mil jogadores simultâneos. Isso pode ser muito distante dos 686 mil registrado pelo primeiro, Counter-Strike: Global Offensive, mas ainda o deixava a frente de jogos muito adorados, como Elden Ring, NBA 2K22, Euro Truck Simulator 2 e Fall Guys.

Stray ajudando os gatos de rua

E se o desempenho de Stray certamente está sendo comemorado tanto pelas pessoas da editora quanto da desenvolvedora, há também aqueles que de alguma forma se beneficiarão com a luz que o título jogou sobre os bichinhos abandonados.

Desde o lançamento do jogo, algumas organizações que se dedicam a resgatar animais têm aproveitado o interesse do público para tentar arrecadar doações, uma iniciativa que tem dado bons frutos. Usando Stray como “isca”, streamers como o Crits For Cats estão fazendo sessões de jogatina e aproveitando para mostrar os gatinhos encontrados na rua, para assim conquistar a empatia dos espectadores.

Já uma entidade que se beneficiou diretamente foi a Nebraska Humane Society. Após serem procurados pela Annapurna, eles receberam quatro códigos do jogo para serem sorteados, o que os permitiu arrecadar mais de US$ 7 mil de 560 doadores. “Aquilo foi especialmente notável, porque a maioria dessas doações vieram de pessoas que nunca haviam doado”” declarou o especialista de marketing da sociedade, Brendan Gepson.

Com o dinheiro indo diretamente para ajudar a cuidar dos animais e com mais de 4 mil deles tendo sido resgatados só este ano, 80 ainda aguardam serem adotados e obviamente qualquer ajuda à Nebraska Humane Society (ou às muitas outras entidades com esse proposito) será sempre muito bem-vinda.

Contudo, talvez a maior contribuição que o título da BlueTwelve Studio esteja dando seja como ele tem feito algumas pessoas olharem com mais carinho para os gatos. Mesmo com a sua história se passando num futuro distópico, onde robôs substituíram os humanos e seres carnívoros estão prontos para devorar tudo o que encontrarem pela frente, Stray fascina pela forma como representa os felinos.

Com uma grande atenção aos detalhes, o comportamento do gato laranja que controlamos será rapidamente identificado por quem divide a casa com esses animais. De arranhar superfícies a dormir nos lugares mais improváveis, até mesmo a “travada” que eles dão ao vestirem uma roupa foi recriado.

Agora, minha torcida é para que o sucesso do jogo nos leve a várias outras aventuras estreladas por animais de estimação. Se pudesse escolher, eu adoraria ver algo parecido feito com cachorros, mas acredito que um “bird simulator” futurista também poderia ser bem divertido. Enquanto isso não acontece, assim que tiver a oportunidade, jogue Stray— e principalmente, não maltrate os animais!

Fonte: IG TECNOLOGIA

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YouTube proíbe vídeos que neguem ou banalizem facada em Bolsonaro

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Jair Bolsonaro foi esfaqueado em 2018
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Jair Bolsonaro foi esfaqueado em 2018

O YouTube afirmou nesta quarta-feira (10) que alterou sua política de combate ao discurso de ódio, passando a proibir a publicação e circulação de vídeos que neguem ou banalizem a facada sofrida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em Juiz de Fora (MG) em 2018.

“Nossa política de discurso de ódio proíbe conteúdo que negue, banalize ou minimize eventos históricos violentos, incluindo o esfaqueamento de Jair Bolsonaro. O discurso de ódio não é permitido no YouTube, e removeremos material sobre o esfaqueamento de Jair Bolsonaro que viole esta política se não fornecer contexto educacional, documental, científico ou artístico no vídeo ou áudio”, afirma a plataforma, em nota enviada ao portal iG.

Nesta quarta-feira, alguns vídeos enquadrados na política foram deletados pelo YouTube. Mas esta não foi a única regra alterada pela plataforma. Agora, também são proibidos vídeos que aleguem fraude nas eleições de 2014 – antes, a medida valia apenas para o pleito de 2018. Diante disso, a live de Bolsonaro com embaixadores publicada em 18 de julho foi deletada pelo YouTube  nesta quarta, já que nela o presidente afirmou que houve fraude nas eleições de 2014, informação que é falsa.

A medida vem após o YouTube afirmar que não removeria o vídeo e em meio a um histórico de baixa moderação de conteúdo quando o assunto são os vídeos publicados no canal do presidente.  Reportagem do portal iG revelou que a plataforma demora em média nove meses para punir o canal de Bolsonaro e deletar vídeos nos quais ele desinforma.

A demora é um dos motivos pelos quais o canal de Bolsonaro segue no ar, já que a quantidade de vídeos excluídos poderia fazer com que ele fosse banido da plataforma.

A exclusão desta quarta-feira, por exemplo, não gera uma punição ao canal do presidente, já que o vídeo foi excluído com base em uma regra que ainda não existia quando a transmissão foi feita.


Fonte: IG TECNOLOGIA

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YouTube volta atrás e deleta live de Bolsonaro com embaixadores

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Bolsonaro durante reunião com embaixadores
Reprodução – 19/07/2022

Bolsonaro durante reunião com embaixadores

O YouTube excluiu nesta quarta-feira (10) a live do presidente Jair Bolsonaro (PL) com embaixadores publicada em 18 de julho. Na reunião, Bolsonaro atacou as urnas eletrônicas e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) .

Na semana em que o encontro foi transmitido no YouTube,  a plataforma afirmou que não removeria o vídeo por entender que “não foram encontradas violações às políticas de comunidade” da plataforma. Agora, o Youtube atualizou suas regras, o que fez com que a live fosse banida.

“A política de integridade eleitoral do YouTube proíbe conteúdo com informações falsas sobre fraude generalizada, erros ou problemas técnicos que supostamente tenham alterado o resultado de eleições anteriores, após os resultados já terem sido oficialmente confirmados. Essa diretriz agora também se aplica às eleições presidenciais brasileiras de 2014, além do pleito de 2018”, diz o YouTube em nota enviada ao portal iG.

Antes, a política de integridade eleitoral se aplicava apenas às eleições de 2018 no Brasil, se ampliando agora para as de 2014. A regra ainda não cita as eleições presidenciais deste ano.

No encontro com embaixadores, Bolsonaro afirmou que, em 2014, houve uma fraude eleitoral que beneficiou a ex-presidente Dilma Rousseff e prejudicou o então candidato à Presidência da República Aécio Neves, informação que é falsa.


Fonte: IG TECNOLOGIA

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