Conteúdo/ODOC - Um garimpeiro morreu na tarde desta sexta-feira (1º) após ser baleado durante uma operação de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda (a 444 km de Cuiabá). A ação foi conduzida por equipes do Ibama com apoio da Polícia Civil de Mato Grosso.
De acordo com informações oficiais, o tiroteio começou quando os agentes fiscalizavam veículos utilizados na extração ilegal de minérios dentro da área indígena. Durante a abordagem, os fiscais teriam sido surpreendidos por um grupo de garimpeiros. Um deles dirigia uma caminhonete e teria avançado contra os agentes, que reagiram à ameaça.
Um dos ocupantes do veículo foi atingido por disparo de arma de fogo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou uma equipe de resgate aéreo até o local. O homem chegou a ser transportado de helicóptero até o Aeroporto Municipal de Pontes e Lacerda, onde recebeu os primeiros atendimentos. Apesar das tentativas de reanimação, ele não resistiu e teve a morte confirmada ao dar entrada no Hospital Vale do Guaporé.
A identidade do garimpeiro ainda não foi divulgada. A Polícia Civil vai apurar as circunstâncias do confronto. A Terra Indígena Sararé é alvo recorrente de operações de fiscalização ambiental por conta da intensa atividade garimpeira ilegal.