conecte-se conosco


Mulher

Gandhi: conheça a história do líder pacifista

Publicado


source
Gandhi: conheça a história do líder pacifista
Redação João Bidu

Gandhi: conheça a história do líder pacifista

Histórias de pessoas que lutaram pela independência de um país são não poucas. Desde que o mundo conheceu a guerra por território, existem injustiças e opressão. Portanto, o que há de diferente nas atitudes de Gandhi? Basta conhecer um pouco da trajetória do líder pacifista para saber que seu exemplo mudou a forma de encarar a restrição da liberdade de um povo. 

Tamanha foi sua doação ao bem comum que rendeu-lhe o nome de Mahatma, que em sânscrito, língua indiana, quer dizer “a grande alma”. O termo é utilizado para se referir a pessoas que atingiram um estado espiritual avançado, cujos feitos são admirados, e caracterizam os verdadeiros mestres e líderes.

Mesmo depois de sua morte, Gandhi continua sendo exemplo de liderança pacífica, tanto que em 2007 a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o Dia Internacional da Não-Violência, no dia 4 de outubro, para marcar a data do nascimento de Mahatma Gandhi.

JÁ CONFERIU O HORÓSCOPO DE HOJE NO SITE DO JOÃO BIDU? VEJA AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

A Índia nos tempos de Gandhi

Mahatma Gandhi nasceu e constituiu família na Índia, país da Ásia Meridional com uma cultura milenar. No final do século XIX e começo do século XX, época em que Gandhi viveu, o país estava sob domínio do então poderoso Império Britânico, que ainda controlava diversas partes do globo.

Gandhi cresceu em uma terra de fortes contrastes. A Índia, por si só, concentrava diversas religiões, línguas e costumes, enquanto era controlada pelos britânicos. Hindus e muçulmanos, devotos das principais religiões do país, acirraram a disputa pelo controle da nação. Ao mesmo tempo, aos burocratas colonizadores era reservada a fartura daquelas terras: banquetes, festas, moradia luxuosa e criados. Enquanto os nativos mais pobres viviam na miséria e cada dia mais oprimidos.

O papel do grande líder

Gandhi precisou se isolar de sua terra natal para perceber quão precariamente estavam vivendo seus conterrâneos. Após morar em Londres e na África do Sul, país também sob domínio britânico no qual passou mais de 20 anos da sua vida, Mahatma voltou à Índia disposto a lutar contra as imposições dos ingleses e pela soberania indiana. Iniciada sua trajetória contra a desigualdade social no país africano, onde conviveu com atitudes claras de preconceito racial, Gandhi escolheu o caminho da não-violência.

Mahatma Gandhi pregava a resistência pacífica e a superioridade moral do seu povo em relação aos britânicos. O objetivo era vencer pela persistência, sem derramar uma gota de sangue ou pegar em armas. 

A revolução provocada por Gandhi, que culminou na independência da Índia, o coloca ao lado de outros líderes religiosos, como Buda e Jesus Cristo. Além disso, suas ideias têm sido exemplo para pacifistas em diversas partes do mundo, como o Dalai Lama Tenzin Gyatso, que em 1989 recebeu o Nobel da Paz, ocasião em que foi lembrada a trajetória de Mahatma Gandhi.

Após mais de 60 anos de sua morte, sua luta e iniciativa ainda são muito influentes na Índia. Em 2007,  a ONU instituiu o Dia Internacional da Não-Violência, no dia 4 de outubro, para marcar a data do nascimento de Mahatma Gandhi.

Em uma de suas falas, Gandhi disse: “A minha missão não está simplesmente na libertação da Índia, embora ela absorva, em prática, toda minha vida e todo o meu tempo. Por meio da libertação da Índia espero atuar e desenvolver a missão da fraternidade dos homens.”.

A luta pela paz e soberania 

“Você deve ser a própria mudança que deseja ver no mundo”. Um hindu de origem indiana, de baixa estatura e pesando cerca de 45 quilos, mas que irradiava uma incrível saúde física, mental e espiritual. Assim era Mahatma Gandhi, que proferiu essas palavras e muitas outras que levaram a Índia a viver uma verdadeira revolução.

Com humildade e disciplina, conduziu seu país à independência, enfrentando o Império Britânico com homens desarmados e fiéis ao líder e à nação. Mesmo passando anos atrás das grades, Gandhi não poupou esforços para evitar que o país fosse dividido por questões religiosas, embora não tenha conseguido. Seus princípios da não-violência e de desobediência civil como forma de protesto contra a opressão são exemplos de luta até hoje, influenciando outros líderes pacifistas, como Martin Luther King, ganhador do prêmio Nobel da Paz, que enfrentou a segregação racial dos negros nos Estados Unidos.

Gandhi cravou seu lugar na História como modelo de pacifismo e líder espiritual, sendo aclamado pelos mais distintos povos em todo o mundo. Albert Einstein chegou a declarar que “é bem provável que as gerações futuras quase não acreditem que alguém como Gandhi tenha vivido em carne e osso na Terra”.

As crenças de Gandhi 

A riqueza cultural da Índia se reflete também na religião. Oficialmente, o país tem seis religiões, sendo o hinduísmo e o islamismo as principais. Na época em que Gandhi viveu, a atuação dessas duas crenças era grande, colaborado, inclusive, para a criação do Paquistão, país predominantemente islâmico. Mahatma Gandhi era hindu, e por isso seguia doutrinas dessa crença, como o vegetarianismo e a prática de meditação. No entanto, estudava e convivia com outros credos, como o cristianismo. 

O dia da morte de Gandhi

Leia Também

No dia 30 de janeiro de 1948, Mahtama estava hospedado na casa de um indiano, onde Gandhi fazia sua 18ª greve de fome em forma de protesto. Centenas de pessoas se aglomeravam nos jardins à sua espera. Gandhi aproximou-se da multidão e ergueu as mãos em saudação. De repente, três tiros são disparados em Gandhi à queima roupa. “Hey Rama”, foram as últimas palavras do líder, fazendo seu tributo a Deus. 

O responsável pelo atentado foi Nathuram Vinayak Godse, ativista hindu que pretendia protestar contra a divisão do país.

Dias depois, realizou-se o funeral de Gandhi, às margens do sagrado rio Jumna. Um milhão de pessoas participaram do cortejo pelas ruas e avenidas de Nova Déli, a capital da Índia independente. Seu corpo foi cremado em uma pira, e as cinzas foram espalhadas nas águas sagradas da Índia e no mar.

A trajetória de Gandhi

1869 – Em 4 de outubro, nasce Mohandas Karamchand Gandhi, em Porbandar, na Índia.

1882 – Casa-se aos 13 anos.

1888 – Gandhi vai para Londres, na Inglaterra, estudar Direito.

1893 – Vai para a África do Sul a trabalho.

1896 – Guerra dos bôeres: Gandhi organiza o Corpo Indiano de Assistência Voluntária em apoio aos ingleses.

1908 – Dá início à primeira campanha de satyagraha. É preso consecutivamente.

1915 – Gandhi volta à Índia, difunde seu movimento e funda um ashram em Ahmedabad.

1919 – Em fevereiro Gandhi propõe greve geral.

9 de abril . Gandhi é preso. A cidade de Amritsar entra em agitação.

 13 de abril . Massacre de Amritsar deixa 379 mortos. Atos de Gandhi desencadeiam protestos.

1922 – 10 de março. Gandhi é preso e condenado a seis anos.

1924 – Gandhi é libertado em janeiro.

1930 – 11 de março. Gandhi inicia a Marcha do Sal.

1931 – Gandhi viaja para participar da Segunda Conferência Imperial, em Londres.

1932 – 13 de setembro. Gandhi inicia jejum em protesto contra a segregação dos intocáveis no regime eleitoral e tem apoio da população.

1940 – Muçulmanos exigem a criação do Paquistão. Cresce a desobediência civil.

1942 – Lidera a campanha “Quit India” e é preso, novamente.

1947 – 15 de agosto. Criação do Paquistão e independência da Índia.

1948 – 30 de janeiro. Gandhi é assassinado.

LEIA TAMBÉM

Fonte: IG Mulher

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher

Sonhos com símbolos religiosos: descubra o que eles querem dizer

Publicado


source
Sonhos com símbolos religiosos: descubra o que eles querem dizer
Redação João Bidu

Sonhos com símbolos religiosos: descubra o que eles querem dizer

Os sonhos são capazes de nos alertar sobre um determinado assunto da nossa vida. Estar atento aos detalhes da mensagem pode possibilitar uma resposta, um sinal,  capaz de clarear todo o nosso entendimento do problema.

Você já sonhou com algum símbolo religioso e não entendeu o que aquilo representava? Pois bem, agora você poderá compreender certinho qual mensagem que esses sonhos querem passar para você. Confira!

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO  HORÓSCOPO DIÁRIO  NO SITE DO JOÃO BIDU! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

Sonhos com símbolos religiosos: descubra o que eles querem dizer

ALTAR : sua aparição nos sonhos está ligada a uma mudança interna muito rápida. Ver um altar: casamento feliz com o namorado atual. Construí-lo: parente ou amigo seguirá o sacerdócio. Derrubá-lo: sinal de problemas se aproximando.

Palpites: 07, 13, 25, 43, 56, 70.

ANJO : ver: proteção e boas notícias ou poderá receber conforto nos momentos de aflição. Voando: viagem inesperada familiar. Se o anjo for você: passará por algum transtorno.

Palpites: 04, 17, 22, 24, 31, 40.

BÍBLIA : representa uma necessidade maior de se dedicar a Deus e aumentar sua fé. Ler: problemas familiares em breve. Outros lendo: felicidade.

Palpites: 08, 25, 52, 62, 71, 98.

BISPO : ver um: terá problemas com funcionários na Justiça. Falar com um: negócios satisfatórios. Diversos padres em companhia de um bispo: enfermidade que se aproxima. Roupa de um bispo: cuidado com um amigo falso que está por perto.

Palpites: 07, 16, 25, 29, 30, 33.

CRUZ : carregar uma cruz grande: dificuldades se aproximam. Ver uma: encontro importante acontecerá antes do que você imagina. Rezar segurando um crucifixo: será elogiado pelos seus trabalhos.

Palpites: 05, 41, 50, 63, 97, 99.

DEUS : esse tipo de sonho indica grande espiritualidade. Orar com ele: receberá consolo. Se ele abençoar você: prosperidade. Falar com ele: alegrias. Se ele ameaçar você: seus temores são injustificados.

Palpites: 04, 13, 25, 40, 97, 99.

FREIRA : ver uma: pode viver momentos de perigo. Conversar com ela: sinal de que deverá receber boas notícias de amigos. Uma freira em um convento: revela que poderá se afastar daqueles que ama.

Palpites: 39, 48, 57, 66, 75, 84.

HÓSTIA : comer uma é sinal de que terá que lidar com documentos. Receber uma hóstia de um padre: sinal de que terá alegrias.

Palpites: 09, 18, 23, 45, 63, 72.

IGREJA : entrar em uma indica bons negócios e graças recebidas. Sair de uma: é um alerta de prejuízos nos negócios. Ver uma igreja: prevê sorte nos jogos. Rezar em uma: alegria duradoura. Conversar com um padre: noivado. Cantar numa igreja: terá notícias de uma antiga amizade.

Palpites: 01, 03, 05, 14, 23, 50.

INCENSO : receberá elogios. Sentir o cheiro: sinal de purificação espiritual.

Palpites: 07, 25, 34, 52, 69, 72.

Leia Também

JESUS : esse sonho indica que você busca paz espiritual. Estar ao lado Dele mostra que você é uma pessoa bem guiada. Receber a bênção de Jesus Cristo indica prosperidade. Falar com Ele é sinal de alegria. Se o sonho for de ameaças: sinal de embaraços e problemas em breve.

Palpites: 05, 14, 23, 25, 28, 50.

PÃO : reflete os seus desejos mais dominantes e também que deverá ter vida longa. Comer: estabilidade na vida. Velho: possível noivado. De centeio: indica que está bem financeiramente para começar alguma atividade.

Palpites: 05, 14, 41, 50, 59, 77.

PADRE : sonhar que é um indica elevação espiritual. Ver padre celebrando missa dos mortos é sinal de fim de amizade ou relação amorosa. Padre abençoando criança: gravidez na família ou de alguém conhecido.

Palpites: 08, 17, 25, 44, 71, 85.

PARAÍSO : você deverá desfrutar de felicidade e grande paz. Sonhar com Adão e Eva indica prosperidade. Falar só com Adão: mostra que seus desejos poderão se realizar. Falar só com Eva: indica que poderá ter problemas no amor. Mulher sonhando com Adão: terá um filho. Um homem sonhando com Eva: dará um jantar familiar.

Palpites: 07, 14, 16, 43, 61, 70.

SANTO : ver um é sinal de que deve pensar melhor em suas decisões de amor e casamento. Rezar para um: tendência a diminuir os problemas. Sonhar com santo de sua devoção: poderá derrotar inimigos.

Palpites: 06, 15, 24, 25, 28, 42.

TAÇA : indica sorte no jogo. Ganhar: vencerá dificuldades. Quebrar: tristezas na paixão.

Palpites: 04, 13, 22, 31, 49, 52.

VELA : ver: ideias antigas podem prejudicar você. Acesa: fato novo melhorará sua situação. Acender para defunto: sorte em apostas. Acender para santo: sucesso em negócios. Acender para doente: problemas em família. Apagar vela: cuidado com traição amorosa.

Palpites: 04, 11, 31, 40, 44, 69.

VINHO : afaste a amargura de sua vida. Beber: boa saúde e vida longa. Ver alguém bebendo: prosperidade financeira. Quente: tem bons amigos por perto.

Palpites: 05, 08, 17, 23, 41, 50.

VIRGEM MARIA : sonhar com a Virgem Maria, Mãe de Deus, é sinal de muita felicidade em família. Indica ainda a busca por sentimentos nobres, como compaixão. Também se refere à necessidade de afastamento do erotismo e das paixões carnais. Tocar em suas vestes: será atendida em seu pedido. A Virgem: transmitir uma mensagem ao sonhador: mostra que sua espiritualidade precisa ser melhorada.

Palpites: 08, 17, 26, 35, 44, 80.

LEIA TAMBÉM:

  • Sonhos de traição: seus sonhos revelam se você está sendo traída
  • Sonhar com dinheiro é um bom presságio? Descubra!

    Mistério dos sonhos: o que acontece quando dormimos?

    Fonte: IG Mulher

    Continue lendo

    Mulher

    Você está com quebranto? Faça o teste e descubra

    Publicado


    source
    Está com quebranto? Faça o teste e descubra
    Redação João Bidu

    Está com quebranto? Faça o teste e descubra

    Está sentindo seus ombros pesados, o corpo cansado e uma energia ruim ao seu redor? Cuidado, porque isso pode ser quebranto! Existem vários rituais que podem te ajudar a se livrar desse mal, mas antes de fazê-los é preciso ter certeza se é isso mesmo que está acontecendo com você. Aprenda a fazer uma simpatia para descobrir se tem quebranto e saiba como lidar com essa situação.


    Leia Também

    Veja essa simpatia para descobrir se tem quebranto

    Leia Também

    LEIA TAMBÉM

    Fonte: IG Mulher

    Continue lendo

    Política MT

    Policial

    Mato Grosso

    Esportes

    Entretenimento

    Mais Lidas da Semana