TUDO 2

Gaeco deflagra operação contra líderes de facção criminosa com atuação em Mato Grosso

· 1 minuto de leitura
Gaeco deflagra operação contra líderes de facção criminosa com atuação em Mato Grosso
São cumpridas 25 ordens judiciais, sendo 10 de buscas e apreensões e 15 de quebras de sigilos que têm como alvos lideranças de uma organização criminosa

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), força-tarefa permanente constituída pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo Civil, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (24), na cidade Barra do Garças (509 km a leste de Cuiabá) a "2ª fase da “Operação Tudo 2",para cumprimento de 25 ordens judiciais contra integrantes de uma organização criminosa que atua no Estado de Mato Grosso, na cidade de Barra do Garças. 

Estão sendo cumpridas agora pela manhã 25 ordens judiciais, 10 são de buscas e apreensões e 15 de quebras de sigilos que têm como alvos lideranças de uma organização criminosa. Todas as ordens judiciais foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais (NIPO) de Cuiabá e são resultado de trabalho investigativo e enfrentamento ao crime organizado efetivado pelo Gaeco. Os mandados estão sendo cumpridos em Mato Grosso, nas cidades de Barra do Garças, Cuiabá e Rondonópolis.

A 2ª fase da "Operação Tudo 2" é fruto de trabalho técnico investigativo desenvolvido pela equipe do Gaeco de Barra do Garças com informações e provas evidenciadas nos anos de 2023 e 2024 a partir da deflagração da 1ª fase da operação (em novembro de 2023), ocasião em que o criminoso morreu em confronto.

Esta 2ª fase das investigações tem como objetivo combater ações da organização criminosa que atuou na prática de crimes de homicídios, tráfico de drogas, extorsões, porte de arma.

Todos os alvos integram organização criminosa, inclusive alguns exercem cargos de liderança na estrutura criminosa.

O Ministério Público, por meio do Gaeco, em atuação conjunta com demais instituições públicas está atento à criminalidade organizada e tem compromisso institucional de combater com rigor qualquer tentativa criminosa que vise abalar a paz social do cidadão de bem, pois o crime organizado, dentro dos preceitos legais, será reprimido adequadamente!

O nome da operação: “Tudo 2” se refere a uma gíria utilizada por integrantes de uma facção criminosa, que significa que está tudo certo, está tudo bem e sempre que iriam praticar crimes informavam que estava “Tudo 2”, ou seja, poderiam dar continuidade em suas práticas ilícitas.