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Cuiabá

Gabarito preliminar do Seletivo do HMC já está disponível aos candidatos

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O Instituto Selecon divulgou o gabarito preliminar das provas objetivas do processo seletivo promovido para a contratação de temporários para atuação no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). O gabarito preliminar, assim como as questões da prova podem ser consultados no site do Selecon (www.selecon.org.br).

Os exames foram realizados neste domingo (14), em 33 locais de prova. Ao todo, dos 18.632 inscritos, 4.685 (25,1%) faltaram e já estão eliminados. A prova é eliminatória e classificatória, e para não ser eliminado é preciso obter no mínimo 50 pontos, dos 100 possíveis. O prazo para recurso em relação ao gabarito preliminar e às questões da prova vai até o dia 15 de julho, através do site do Selecon.

Já o resultado preliminar desta etapa está previsto para o dia 19 de julho e o resultado final para o dia 22 de julho, quando sairá também a convocação para entrega de títulos (2ª etapa), que deverá ser feita nos dias 23 e 24 de julho, também somente através do site do Selecon. O resultado final do processo seletivo está previsto para 08 de agosto.

Cerca de mil colaboradores foram mobilizados para esta 1ª etapa para garantir que tudo ocorresse dentro do esperado e os candidatos fossem bem atendidos. De acordo com o diretor de Concursos e Processos Seletivos do Instituto Selecon, Marcus São Thiago, a expectativa foi alcançada.

“Sabemos da importância deste processo seletivo para o município, por isso mobilizamos toda a equipe para que qualquer incidente fosse evitado e conseguimos o objetivo. Sabemos o quanto a área de saúde em Cuiabá é prioridade para o prefeito Emanuel Pinheiro e para o diretor geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, no sentido de garantirem um serviço de qualidade à população.”, destacou Marcus São Thiago.

O processo seletivo visa preencher 1.248 vagas temporárias e formar cadastro de reserva em diversas funções no HMC, com vagas nos níveis médio, técnico e superior e remunerações que vão de R$ 1.127,39 a R$ 5.522,02.

De acordo com o diretor geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), Alexandre Beloto os proventos ainda terão acréscimos como insalubridade, auxilio alimentação, dentre outros inerentes ao regime jurídico dos contratos temporários com base na Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

“Sob a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, foi elaborado estudo técnico detalhado acerca de todas as categorias englobadas no certame, consultando as principais fontes de pesquisa salariais de mercado, bem como os pisos salariais das categorias profissionais relacionadas, com o objetivo de trazer completa adequação com o que é praticado no mercado de trabalho. Além disso, tendo em vista que a contratante é uma empresa pública, os aprovados terão acréscimos como insalubridade, alimentação e todos os direitos e respaldos resguardados ao trabalhador de carteira assinada. Com isso, reforçamos mais uma vez o respeito ao servidor e o caminho para uma saúde cada vez mais humanizada, como preconiza nosso prefeito”, explicou o diretor.

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Cuiabá

Criatividade e bom humor são as principais ferramentas de contato com os idosos assistidos pelos CCIs

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Os coordenadores dos Centros de Convivência de Idosos (CCIs) têm utilizado estratégias lúdicas para despertar a atenção dos idosos atendidos pela rede municipal de assistência. Por meio da técnica, os profissionais conseguem abordar, de forma mais atrativa, a importância do isolamento social como prevenção ao novo coronavírus. Os conteúdos sobre cuidados e sintomas são repassados ao público em vídeos. 

“De forma espontânea, valorizando a nossa cultura e o fortalecimento do vínculo familiar, propomos provocar o feedback dos idosos”, disse o coordenador do Centro de Convivência de Idosos João Guerreiro, Diego da Silva.

Já na unidade do bairro Porto, o CCI Padre Firmo, acompanhando a onda do Tik Tok, está incentivando a prática de atividades físicas e cuidados com saúde, utilizando-se da dança. “Estamos trabalhando para acompanhar o dia a dia dos nossos idosos, para que todo auxílio necessário seja ofertado nesse momento”, contou a coordenadora Fabiane Brito.

Os mais de 2 mil idosos assistidos pele rede de atendimentos ofertados pelos Centros de Convivência dos Idosos (CCI’S), estão recebendo atenção diferenciada, desde início da adoção de medidas de enfrentamento à Covid-19. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa Com Deficiência, que orientou cada coordenador e equipe técnica a elabora medidas alternativas de atendimento para monitoramento diário dos idosos.

Apesar das atividades coletivas presenciais terem sido suspensas e as unidades ficarem fechadas em cumprimento ao decreto municipal 7.849/2020 sancionado pelo prefeito Emanuel Pinheiro na última sexta-feira (20), os idosos continuam recebendo atenção.

A criação de grupos de WattsApp, também foi uma das alternativas encontradas para manter o contato direto com os usuários. Com o aplicativo, é possível ter um canal de envio de orientações, esclarecimentos de dúvidas e saber sobre o estado de saúde de cada assistido. As equipes estão fazendo plantões de trabalho para oferecer essa assistência a população da terceira idade.

Além disso, para dar continuidade aos tratamentos de saúde, as receitas médicas e ou medicamentos de uso contínuo, são entregues nas residências dos idosos. Vídeos com exercícios físicos, também são enviados para os idosos, bem como a distribuição de cestas básicas, cobertores, máscaras de proteção e álcool gel.

“Como a principal recomendação é evitar a aglomeração de pessoas, a utilização do serviço digital de mensagens instantâneas foi a melhor saída. Diariamente temos notícias dos idosos. Até o momento, nenhum caso registrado que precisou de encaminhamento para a rede básica de saúde. Os idosos estão obedecendo as regras de prevenção e contágio do coronavírus e estão ficando em casa”, disse a coordenadora de Atenção Básica, Eva Nelson.

Além das quatro unidades dos Centros de Convivência de Idosos, os assistidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) também estão recebendo a mesma forma de atendimento, via wattsapp ou por meio de contato telefônico. As atividades coletivas e em grupos estão suspensas em cumprimento ao decreto municipal 7.849/2020 sancionado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, no dia 20 de março.

 

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Cuiabá

Secretaria de Ordem Pública realiza 87 ações fiscais em distribuidoras de bebidas

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Entre 3 de abril e 25 de junho, a Secretaria Municipal de Ordem Pública realizou 87 ações fiscais em distribuidoras de bebidas, no âmbito da Operação Integrada de Prevenção à Covid-19. Foram 57 autos de infração, 28 autos de notificação e dois termos de suspensão ou redução da atividade. Mais de 62% dos estabelecimentos foram abordados no período noturno, após as 18h, sendo 21% após o horário do toque de recolher, que até o último dia 2 começava às 22 horas.

As distribuidoras fiscalizadas encontram-se em 50 bairros de Cuiabá. O que mais aparece na lista é o Alvorada, com seis ações fiscais em quatro distribuidoras. No Pedra 90, houve cinco fiscalizações.

No Bosque da Saúde, houve quatro ações fiscais contra o mesmo estabelecimento. No dia 3 de abril, foi lavrado um auto de notificação; no dia 30 de abril, houve um auto de infração e a suspensão da atividade; já no dia 3 de junho, a distribuidora foi novamente autuada por infringir as normas, no caso, desobedecer ao toque de recolher.

Os bairros Grande Terceiro, Parque Cuiabá e Tijucal também aparecem entre os mais fiscalizados, com quatro distribuidoras abordas cada. No Nossa Senhora Aparecida, foram 3 autuações em dois estabelecimentos.

Os bairros Araés, Boa Esperança, Centro Norte, Coxipó, CPA 4, Doutor Fábio I, Jardim Califórnia, Jardim Paulista, Jardim União, Lixeira, Morada da Serra, Pico do Amor, Residencial Coxipó e Verdão tiveram registro de duas ações fiscais em distribuidoras de bebidas cada.

Também houve abordagens nesse tipo de comércio nos bairros Areão, Centro Sul, Cidade Alta, Cidade Verde, Coophamil, Coophema, CPA 1, CPA 3, Despraiado, Dom Aquino, Doutor Fábio II, Duque de Caxias, Goiabeiras, Nova Esperança I, Novo Horizonte, Novo Milênio, Osmar Cabral, Parque Atalaia, Parque das Nações, Parque Geórgia, Pascoal Ramos, Planalto, Popular, Porto, Quilombo, Recanto dos Pássaros, Renascer, Santa Cruz e Tropical Ville.

As distribuidoras de bebidas aparecem com destaque no relatório da Secretaria de Ordem Pública a respeito da Operação Integrada de Prevenção à Covid-19. Isso porque os agentes de regulação e fiscalização apontaram que seus frequentadores insistem em consumir a bebida alcoólica no local, possibilitando aglomerações de pessoas. Também foi relatado o funcionamento fora do horário permitido. Para solucionar esse problema, a pasta sugeriu ao prefeito Emanuel Pinheiro a ampliação do horário do toque de recolher, o que foi atendido com o Decreto nº 7.975/2020, que alterou o início da restrição de circulação de pessoas de 22h30 para 20h.

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A população pode ajudar a fiscalização da Secretaria de Ordem Pública pelo Disque-denúncia (65) 3616–9614, que atende de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Nos demais horários, finais de semana e feriado, as denúncias devem ser feitas pelo 190.

 

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