GATO NA LUZ

Furto de energia termina com fuga pelo telhado e dois presos em flagrante em Cuiabá

· 2 minutos de leitura
Furto de energia termina com fuga pelo telhado e dois presos em flagrante em Cuiabá
Um dos suspeitos chegou a se esconder da PM no telhado, enquanto o outro assumiu o crime de furto de energia

Em ação policial digna de filme, com direito à fuga pelo telhado, duas pessoas foram presas por furto de energia nesta quarta-feira (6), em Cuiabá: um por encomendar e o outro por executar o crime.

Uma viatura policial percorria as ruas do bairro Coophamil, quando foi acionada via CIOSP (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) após denúncia anônima. Ao chegar no local, o suspeito de realizar a ligação clandestina estava em uma escada, manipulando a fiação do poste que abastece as quitinetes do acusado de ser o mandante.

Questionado sobre o que estaria fazendo ali, o suspeito alegou que “estava mexendo em sua internet” e que voltaria à residência para averiguar se o serviço havia retornado. Neste momento, ele aproveitou para se esconder e não atendeu mais os policiais.

Cientes da situação, os militares deram uma volta na quadra para despistar o suspeito. E deu certo. Ao voltarem, a guarnição se deparou com ele guardando a escada que auxiliou no crime. Na hora, os policiais deram voz de prisão em flagrante, mas ele correu para dentro da quitinete e se escondeu no telhado.

A equipe solicitou apoio de outros viaturas para encontrar o suspeito, que logo foi localizado e conduzido à delegacia.

Durante a apuração, os policiais conseguiram contato com o proprietário da quitinete, que admitiu ter contratado o suspeito para realizar o furto de energia. E revelou que o rapaz é conhecido como o “gateiro” da região — responsável por realizar as ligações clandestinas que furtam energia elétrica. O mandante do crime também foi conduzido à delegacia. Agora, ambos irão responder pelo crime de furto de energia.

Segundo a analista de combate a perda da Energisa MT, Maria Luisa Santos, as prisões reforçam o cerco fechado contra esse crime em Mato Grosso.

“O artigo 155 do Código Penal trata do crime de furto e prevê a reclusão de até quatro anos, além de multa. Quem furta energia é criminoso e eles serão tratados assim, com o rigor da lei. Temos operações integradas nas ruas todos os dias para combater os fraudadores”, afirmou.

Energia Limpa

A concessionária de energia, em parceria com a Polícia Civil e a Secretaria de Segurança do Estado, intensificou desde o ano passado as fiscalizações e operações em residências, comércios e indústrias que apresentam incoerência no consumo. O combate ao furto de energia avançou por todo o estado, com prisões e ações de combate em diversos locais.

A Operação Energia Limpa já realizou, somente neste ano, mais de 120 operações em todas as regiões do estado, com mais de 60 prisões.