Um fórum, é uma técnica de comunicação através da qual várias pessoas conversam sobre um tema de interesse comum.
Fui agraciado, com a participação na abertura do 1º Fórum de Prefeitos Pela Educação em Cuiabá, promovido pela Secretaria de Estado de Educação, com apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM); o grandioso evento teve início no dia (25) e vai até o dia (26).
Objeto norteador desse Fórum de importância singular, que tem como objetivo central fortalecer o Regime de Colaboração entre Estados e Municípios e apresentar diretrizes educacionais para 2025, focadas na qualificação do ensino e na melhoria da aprendizagem.
Na abertura do Fórum, no qual, os componentes e proponentes desse megaevento, (leia-se) Secretaria de Estado de Educação, representado pelo Secretário de Educação Alan Porto com apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) representado pelo presidente da entidade Léo Bortolin, em consonância, com o representante do Governo do Estado de Mato Grosso, o vice-governador Otaviano Piveta, grande idealizador desse Evento.
Também fizeram uso da palavra; representado a Assembleia Legislativa (ALMT), o deputado estadual Ondanir Bortoline - Nininho (PSD), representando o TCE-MT, Cassyra Lúcia Corrêa Barros que ocupa a função de Secretária de Articulação Institucional.
Segundo, os organizadores do evento estiveram presentes 100 prefeitos, número expressivo.
Assim que aconteceu o encerramento de abertura; no saguão do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, consegui entrevistar 6 prefeitos de diferentes regiões do Estado de Mato Grosso.
Foram eles: Jacob André Bringsken de Vila Bela da Santíssima Trindade, primeira capital de Mato Grosso, Rodrigo Benassi prefeito de Colíder, Fabiano Dalla Valle prefeito de Itiquira, Alexandre Lopes prefeito de Campo Verde, Leandro de Azevedo prefeito do Vale de São Domingos, finalmente, Dr. Douglas prefeito de Poconé.
Para não tornar prolixo, vou declinar apenas três falas dos seis prefeitos entrevistados.
O primeiro prefeito, entrevistado Jacob André Bringsken comanda o município de Vila Bela da Santíssima Trindade de importância singular para a história de Mato Grosso, por se tratar da primeira capital.
André, prefeito de Vila Bela diz “Esse encontro é fundamental principalmente na questão do ensino, e principalmente para os novos prefeitos que estão entrando agora foi importantíssimo até porque hoje parte do ICMS, depende dos resultados da educação”
“Um Fórum como esse vem esclarecer muitas dúvidas, e nos dar um rumo um direcionamento para que os municípios possam trabalhar sempre na qualidade da educação, fizemos lá também um redirecionamento, o Estado está construindo uma escola moderna vai repassar para o município porque nós precisamos também melhorar a infraestrutura na educação”.
Dr. Jonas prefeito de Poconé diz “É superimportante visto o trabalho do governador Mauro Mendes juntamente com sua equipe de trabalho que tem desenvolvido pela educação de Mato Grosso e pelo grande avanço que tivemos, é muito bom que as prefeituras vejam essa iniciativa do governador, estendendo a mão para os municípios, para que possamos crescer juntos e não só o Estado”.
“Então vejo, com satisfação todo esse trabalho que vem sendo desenvolvido pela educação do Estado de Mato Grosso, esperamos fazer a mesma coisa por Poconé, dessa forma ofertar reciprocidade”.
Alexandre Lopes prefeito de Campo Verde, externou sua fala ao dizer “O fórum é importante porque é uma maneira de o Estado fazer com que todos os prefeitos tomem conhecimento de todas as políticas públicas ofertadas pelo Estado de Mato Grosso; ocorreu a troca de prefeitos e o Estado que tem avançado tanto na educação tem se preocupado em levar para os novos gestores como também para os antigos, informações. Nos trouxemos nossa equipe toda para participar, e fazer bom proveito desse ótimo evento”.
Os três outros vereadores: Rodrigo Benassi prefeito de Colíder, Fabiano Dalla Valle prefeito Itiquira, assim como Leandro Azevedo prefeito do Vale de São Domingos, seguiram à mesma linha de raciocínio dos três primeiros, e também agradeceram veementemente a brilhante iniciativa do governo do Estado de Mato Grosso.
Professor Licio Antonio Malheiros é Jornalista, Articulista e Geógrafo