conecte-se conosco


AMM

Formatura da 1º turma do curso Técnico em Agropecuária é realizada em Trivelato

Publicado

A Prefeitura de Santa Rita do Trivelato, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), polo de Lucas do Rio Verde, realizaram a colação de grau da 1º turma de Técnico em Agropecuária de Santa Rita do Trivelato. O curso profissionalizante faz parte do programa de cursos Pronatec/Mediotec. A cerimônia foi na segunda-feira (09), no Centro de Eventos e contou com a presença de autoridades e familiares. Ao todo foram 11 profissionais formados para mercado de trabalho.

Participaram da mesa para solenidade o prefeito Egon Hoepers, a vice-prefeita Claudeci Maria da Silva, o secretario de Educação Paulo Madson, o presidente da Câmara de Vereadores Wanderson Dias, o diretor da Seciteci polo Lucas do Rio Verde, José Otacílio Mainardi, a supervisora do Pronatec Adriana Camargo Pereira, a diretora da Escola Estadual Cândino Portinari, Gisele Carnelocci Largura e o professor do curso Martinho Dall’ Oglio Junior.

O prefeito Egon Hoepers se lembrou de sua trajetória de agricultor e ressaltou a importância da profissão para região. ‘‘A agricultura é o carro chefe da nossa região, e tenho certeza que todos que estão formando aqui vão ter muito sucesso nessa profissão. Fico muito feliz por ver jovens aproveitando a oportunidade, que na minha época não tive. Foi dedicação dos alunos em não desistir e a persistência dos professores em repassar o conhecimento. Tenho filho que é Técnico Agrícola e sei da importância desse profissional para a produção do alimento que é servido em nossa mesa. Desejo sucesso a esses 11 novos técnicos agrícolas. Quero agradecer aos parceiros, e os envolvidos, em especial da professora e vereadora Nelci Dall’Oglio, que se empenhou e articulou em trazer esse curso profissionalizante pra cá. Esperamos dar continuidade nessa parceria e formar mais pessoas. Parabéns a todos’’, disse Egon.

A vice-prefeita Claudeci parabenizou os formandos e os envolvidos e disse que Santa Rita do Trivelato avança em parcerias para melhorar a qualificação profissional de sua população. Para a vice-prefeita, são novos profissionais para o mercado e para atender as necessidades de mão de obra qualificada da região, que tem como destaque agricultura do município.

O diretor da Seciteci de Lucas do Rio Verde, José Otacílio, disse que Santa Rita do Trivelato é uma boa região para o curso pela grande produção que o município tem, e ressaltou que vai dar continuidade em cursos para a cidade. ‘‘Hoje vejo profissionais que estão formando com um grande mercado pela frente. Sempre tive um apego por Trivelato e foi um prazer firmar a parceria da Escola Técnica de Lucas. Eu como professor e conhecedor de diversas áreas técnicas sei da necessidade de formação profissional para o mercado, fui o primeiro diretor a lançar para os municípios a necessidades dos cursos técnicos, e Trivelato fui uma das primeiras a receber essa extensão. A cidade esta em uma região produtora e se destaca na agricultura, na qual necessita desses profissionais técnicos. Então, direcionamos um curso que tem tudo a ver com a região. Pretendemos firmar essa parceria ano que vem e o que depender de nós, estamos aqui para formar profissionais. Parabéns aos formandos que não perderam a oportunidade e quero agradecer ao prefeito Egon pela parceria e os demais envolvidos que participaram desta concretização’’, afirma.

O secretário de Educação, Paulo Madson disse da importância dos formandos em não desperdiçar a oportunidade de se qualificar e disse ter gratidão em ver a concretização do curso. ‘‘Foram mais de dois anos, muitos ficaram para trás, tentaram desmotivar vocês e hoje estamos aqui, realizando essa colação. Se sintam vitoriosos e espero que todos sigam firmes na profissão ou que continuem os estudos para um nível superior, por exemplo. A nossa dica é que além dos estudos vocês busquem um perfil profissional, se destaquem no mercado, mostre o seu diferencial e tenham sucesso. Agradeço ao prefeito Egon, e a cada um aqui nesta mesa, que de uma forma ou de outra, se empenhou para que esse curso se concretizasse aqui em nosso município’’.

O curso profissionalizante Técnico em Agricultura foi no período de 02 anos e meio e foi realizada nas dependências da Escola Estadual Cândido Portinari e com aulas praticas em propriedades rurais do município. Os professores do curso marcaram presença para prestigiar os formandos Alex de Arruda da Silva, Alex Fernando da Costa, Alex Pedroso de Lara, Alexya Catianne Hoeperc, André Luiz Bechtold, Cícero Gomes Herculino, Fábio Lohmann, João Ricardo Pereira, Luís Felipe Campos, Mayara Haupt Seibel e Thayson Tiburcio Barboza.

O Técnico em Agropecuária é um profissional das Ciências Agrárias, normalmente de nível média para sua formação, em Escolas Técnicas. Sua atuação em todas as cadeias da produção agropecuária, desde a assistência técnica e extensão rural, até a comercialização da produção agropecuária e de insumos agrícolas. A profissão ainda estabelece que o profissional administre e planeje atividades agropecuárias, como cultivo agrícola, manejo de animais, bovinos, ovinos e equinos, reprodução e controle zootécnico. Além disso, acompanha o preparo de solo, plantio e tratos culturais, prepara pastagens e qualidade da criação de animais. O Técnico em Agropecuária pode também ser definido como Técnico Agrícola.

Fonte: AMM
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

AMM

Cultura abre inscrições para cursos que iniciam no final de fevereiro

Publicado

O departamento de Cultura e Juventude de Alta Floresta comunica que está com as inscrições abertas para os cursos ofertados anualmente. As inscrições devem ser feitas no departamento na sede do Centro de Cultura, na Praça do Avião, no horário das 07h às 13h, de segunda a sexta-feira.

As aulas terão inicio no próximo dia 27 de fevereiro, os cursos ofertados são de teatro, violão e pintura em tela. As aulas de violão atenderão pessoas a partir dos 07 anos de idade. Aa aulas de pintura em tela são para idades entre 08 e 16 anos. Já o Teatro terá três turmas, uma turma dos 09 aos 11 anos, outra a partir de 13 anos e uma para adultos.

 

Fonte: AMM
Continue lendo

AMM

Procon de Juína orienta sobre compras durante o Carnaval

Publicado

Como foi divulgado pela imprensa, o prefeito municipal Altir Peruzzo juntamente com alguns vereadores e a equipe do departamento de cultura, decidiram por cancelar as festividades do carnaval popular neste ano, devido aos acontecimentos ocorridos no início do ano, causados pela enchente que alagou várias residências, bem como, diversas pontes do município, e a estação de captação de água, deixando o município em situação emergencial.

Contudo, apesar desta decisão do executivo em conjunto com o legislativo, a população poderá comemorar o carnaval em eventos particulares, e os consumidores irão as compras de fantasias e adereços para o evento, assim o Procon orienta para que os consumidores evitem adquirir produtos falsificados ou inseguros, que não tenham o selo do Inmetro ou da Anvisa.

Em relação às fantasias, os consumidores devem ficar atentas à etiqueta, que deve conter pelo menos cinco informações. A primeira delas é o nome ou razão social do produtor ou comerciante do produto, seguido do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou de Pessoa Jurídica (CNPJ). A etiqueta também deve informar o país de origem, caso seja produto importado, e dados sobre a composição do tecido, com a porcentagem dos materiais usados.

“Algumas pessoas têm algum tipo de alergia de toque na pele. Por isso, é importante a descrição da matéria-prima usada na fantasia: algodão, poliéster e assim por diante.” Outras informações, como modo de lavar ou passar devem constar na etiqueta.

Fantasias infantis

As fantasias infantis, em geral, têm acessórios que são classificados como brinquedos e, por isso, devem apresentar o selo de conformidade do Inmetro. O consumidor deve estar atento a isso. Máscaras, óculos, martelos de super-heróis, tiaras de princesa são exemplos de acessórios de fantasias que devem apresentar também a faixa etária descrita na embalagem. “É importante que os pais verifiquem se aquele acessório é seguro, se tem a certificação.”

Denúncias ou reclamações em relação a algum produto podem ser feitas à ouvidoria do Inmetro, pelo telefone 0800 285 1818, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, ou pelo formulário. Sobre acidentes de consumo envolvendo fantasias ou qualquer outro produto ou serviço, o relato deve ser feito no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), na internet. O consumidor pode verificar ainda se um determinado produto é certificado pelo Inmetro no site do órgão, www.inmetro.gov.br

Preservativos

Os preservativos são regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Inmetro é responsável pelas regras do programa de certificação. Da mesma forma que ocorre para a compra de fantasias, o instituto recomenda que os consumidores não adquiram preservativos ou “camisinhas” fora do mercado formal.

As orientações do pesquisador do Inmetro, André Figueiredo, no sentido de que, “o preservativo nunca deve ser comprado de forma individual. Ele é sempre adquirido em pacotes ou caixas”. As embalagens devem conter a marca do Inmetro e do organismo de certificação, bem como a data de validade e instruções de uso. A venda avulsa é autorizada somente em campanhas do Ministério da Saúde.

O Inmetro disponibilizou em seu site e nas redes sociais uma cartilha com sugestões que visam a segurança nessa época do ano tanto para quem fica em casa como para quem viaja de férias. De acordo com o instituto, é importante ter certos cuidados para evitar acidentes.

Ressalto que o consumidor que tiver seus direitos lesados, deverá procurar a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON JUÍNA, que está situada a Rua Pamela Siqueira Pedroso, n.º 14-N – Bairro módulo 02 – Juína-MT, atendendo de segunda-feira à sexta-feira, das 07h às 13h, telefone: 66 3566-2938.

Fonte: PROCON JUÍNA

https://folhape.com.br/economia/economia/economia/2020/02/04/NWS,129678,10,550,ECONOMIA,2373-INMETRO-ALERTA-CONSUMIDORES-SOBRE-COMPRAS-PARA-CARNAVAL.aspx acessado em: 05.02.2020

Dra. Verediana Bielak de Oliveira

Diretora Executiva

Procon Juína-MT

Fonte: AMM
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana