conecte-se conosco


AMM

Formatura da 1º turma do curso Técnico em Agropecuária é realizada em Santa Rita do Trivelato

Publicado

A Prefeitura de Santa Rita do Trivelato, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), polo de Lucas do Rio Verde, realizaram a colação de grau da 1º turma de Técnico em Agropecuária de Santa Rita do Trivelato. O curso profissionalizante faz parte do programa de cursos Pronatec/Mediotec. A cerimônia foi na segunda-feira (09), no Centro de Eventos e contou com a presença de autoridades e familiares. Ao todo foram 11 profissionais formados para mercado de trabalho.

Participaram da mesa para solenidade o prefeito Egon Hoepers, a vice-prefeita Claudeci Maria da Silva, o secretario de Educação Paulo Madson, o presidente da Câmara de Vereadores Wanderson Dias, o diretor da Seciteci polo Lucas do Rio Verde, José Otacílio Mainardi, a supervisora do Pronatec Adriana Camargo Pereira, a diretora da Escola Estadual Cândino Portinari, Gisele Carnelocci Largura e o professor do curso Martinho Dall’ Oglio Junior.

O prefeito Egon Hoepers se lembrou de sua trajetória de agricultor e ressaltou a importância da profissão para região. ‘‘A agricultura é o carro chefe da nossa região, e tenho certeza que todos que estão formando aqui vão ter muito sucesso nessa profissão. Fico muito feliz por ver jovens aproveitando a oportunidade, que na minha época não tive. Foi dedicação dos alunos em não desistir e a persistência dos professores em repassar o conhecimento. Tenho filho que é Técnico Agrícola e sei da importância desse profissional para a produção do alimento que é servido em nossa mesa. Desejo sucesso a esses 11 novos técnicos agrícolas. Quero agradecer aos parceiros, e os envolvidos, em especial da professora e vereadora Nelci Dall’Oglio, que se empenhou e articulou em trazer esse curso profissionalizante pra cá. Esperamos dar continuidade nessa parceria e formar mais pessoas. Parabéns a todos’’, disse Egon.

A vice-prefeita Claudeci parabenizou os formandos e os envolvidos e disse que Santa Rita do Trivelato avança em parcerias para melhorar a qualificação profissional de sua população. Para a vice-prefeita, são novos profissionais para o mercado e para atender as necessidades de mão de obra qualificada da região, que tem como destaque agricultura do município.

O diretor da Seciteci de Lucas do Rio Verde, José Otacílio, disse que Santa Rita do Trivelato é uma boa região para o curso pela grande produção que o município tem, e ressaltou que vai dar continuidade em cursos para a cidade. ‘‘Hoje vejo profissionais que estão formando com um grande mercado pela frente. Sempre tive um apego por Trivelato e foi um prazer firmar a parceria da Escola Técnica de Lucas. Eu como professor e conhecedor de diversas áreas técnicas sei da necessidade de formação profissional para o mercado, fui o primeiro diretor a lançar para os municípios a necessidades dos cursos técnicos, e Trivelato fui uma das primeiras a receber essa extensão. A cidade esta em uma região produtora e se destaca na agricultura, na qual necessita desses profissionais técnicos. Então, direcionamos um curso que tem tudo a ver com a região. Pretendemos firmar essa parceria ano que vem e o que depender de nós, estamos aqui para formar profissionais. Parabéns aos formandos que não perderam a oportunidade e quero agradecer ao prefeito Egon pela parceria e os demais envolvidos que participaram desta concretização’’, afirma.

O secretário de Educação, Paulo Madson disse da importância dos formandos em não desperdiçar a oportunidade de se qualificar e disse ter gratidão em ver a concretização do curso. ‘‘Foram mais de dois anos, muitos ficaram para trás, tentaram desmotivar vocês e hoje estamos aqui, realizando essa colação. Se sintam vitoriosos e espero que todos sigam firmes na profissão ou que continuem os estudos para um nível superior, por exemplo. A nossa dica é que além dos estudos vocês busquem um perfil profissional, se destaquem no mercado, mostre o seu diferencial e tenham sucesso. Agradeço ao prefeito Egon, e a cada um aqui nesta mesa, que de uma forma ou de outra, se empenhou para que esse curso se concretizasse aqui em nosso município’’.

O curso profissionalizante Técnico em Agricultura foi no período de 02 anos e meio e foi realizada nas dependências da Escola Estadual Cândido Portinari e com aulas praticas em propriedades rurais do município. Os professores do curso marcaram presença para prestigiar os formandos Alex de Arruda da Silva, Alex Fernando da Costa, Alex Pedroso de Lara, Alexya Catianne Hoeperc, André Luiz Bechtold, Cícero Gomes Herculino, Fábio Lohmann, João Ricardo Pereira, Luís Felipe Campos, Mayara Haupt Seibel e Thayson Tiburcio Barboza.

O Técnico em Agropecuária é um profissional das Ciências Agrárias, normalmente de nível média para sua formação, em Escolas Técnicas. Sua atuação em todas as cadeias da produção agropecuária, desde a assistência técnica e extensão rural, até a comercialização da produção agropecuária e de insumos agrícolas. A profissão ainda estabelece que o profissional administre e planeje atividades agropecuárias, como cultivo agrícola, manejo de animais, bovinos, ovinos e equinos, reprodução e controle zootécnico. Além disso, acompanha o preparo de solo, plantio e tratos culturais, prepara pastagens e qualidade da criação de animais. O Técnico em Agropecuária pode também ser definido como Técnico Agrícola.

Fonte: AMM
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

AMM

Saúde reforça atendimento na UPA e mantém as unidades de Terceiro Turno abertas no Carnaval

Publicado

Em função do aumento na demanda de atendimento de casos de urgência e emergência no feriado de Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis, irá reforçar o serviço médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e manterá o atendimento nas cinco unidades de terceiros turnos na segunda-feira (24) e terça-feira (25).

O município conta hoje com os terceiros turnos na Policlínica Itamarati e nos Posto de Saúde da Família (PSFs) Cidade de Deus, Vila Olinda, Nossa Senhora do Amparo e Vila Rica. As cinco unidades estarão abertas na segunda e terça das 18 às 24h para atendimentos de urgência e emergência. Assim, pacientes que necessitem de atendimento médico podem procurar o terceiro turno mais próximo de casa com maior comodidade.

Os terceiros turnos funcionam normalmente de segunda a sexta-feira, das 18 às 24h, com equipe para atendimentos de urgência e emergência. Aos sábados e domingos, as urgências e emergências são atendidas exclusivamente pela UPA.

Além do reforço no atendimento por meio das unidades de terceiro turno, a coordenação da UPA irá aumentar a quantidade de médicos plantonistas como o objetivo de garantir maior rapidez no atendimento, já que o período tem aumento na demanda de casos de emergência.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também dará suporte para as unidades de terceiro turno, bem como à UPA e ao Pronto Atendimento Infantil, que funciona normalmente.

A coordenação do Samu explica que os pacientes dos terceiros turnos que necessitarem de transporte em casos de solicitação do médico para transferências entre unidades de saúde para casos graves, serão atendidos normalmente no feriado. Casos menos graves, mas que ainda precise de transferência são feitos pela central de ambulâncias.

Postos de saúde fechados

Na segunda e terça de Carnaval, as unidades básicas de saúde não funcionam. O atendimento médico volta ao normal na quarta-feira (26).

Fonte: AMM
Continue lendo

AMM

Mutirão vai até residências fechadas durante horário de almoço

Publicado

As ações de combate à dengue em Sinop estão seguindo novas estratégicas com foco em recuperar casas fechadas, após um número muito alto de domicílios que ficaram sem vistorias por conta da falta de acesso ou até mesmo por recusa do morador em receber as equipes de agentes públicos. Desde o inicio de janeiro, quando a operação contra a dengue foi massificada pela Prefeitura, nem todas as residências visitadas pelos servidores foram objeto de averiguação.

Para recuperar essas residências, sob determinação da prefeita Rosana Martinelli, as equipes da Prefeitura de Sinop, juntamente com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros retornaram ao bairro Jardim Jequitibás, na quarta-feira, dia 19, em horário diferenciado, das 11h às 13h. E, estarão vistoriando essa localidade até sexta-feira, dia 21. "Não podemos, enquanto poder público, deixar de fazer nossa parte. Mas é preciso que a comunidade também se empenhe nessa causa, pois, por si só, a Prefeitura somente não dá conta de trabalhar de forma preventiva. Sem o esforço da comunidade não conseguimos vencer essa guerra contra o mosquito Aedes aegypti", alerta a prefeita Rosana Martinelli.  

No sábado, dia 22, as vistorias serão realizadas, novamente, no bairro Jardim Violetas, das 7h às 17h, com o mesmo intuito de acessar os imóveis fechados durante a primeira tentativa de vistoria. Os demais agentes continuam trabalhando normalmente nos bairros da cidade, até que ela seja contemplada com o mutirão.

Em 30 dias de mutirão contra a dengue mais de 48 bairros receberam a visita das equipes de combate a endemias. Nesse primeiro período de trabalho (13 de janeiro a 12 de fevereiro), 25.517 imóveis foram vistoriados e, desses, 920 estavam com foco do mosquito, sendo que 492 receberam tratamento com larvicidas. Já foram emitidas 107 notificações e onze multas imediatas, no entanto, mais de dez mil (10.917) casas estavam fechadas ou houve recusa por parte do morador em receber a inspeção.

OUTRAS AÇÕES

Em conjunto com o trabalho dos agentes e apoio da Secretaria de Obras, já foram coletadas mais de 50 caçambas de lixo retiradas dos quintais domiciliares e em 15 bairros de Sinop o mutirão foi realizado com apoio da Prefeitura e parceria dos próprios moradores.

As limpezas de áreas públicas institucionais sob sua responsabilidade das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico já foram realizadas em 90% do município, além das multas emitidas para proprietários de terrenos particulares sujos. As equipes da Obra têm mantido uma média de 25 bocas de lobo limpas por mês, troca de mais de 60 tampas de bueiros que estavam quebradas e recolhimento de todo o lixo e entulhos descartados irregularmente nos valetões.

Os canais de denúncias, também, não param. Somente pelo aplicativo Se Liga Sinop receberam-se, neste período, 1.292 ocorrências. Em caso de terrenos particulares, o município atuará de forma intensiva, apoiado na lei municipal que estabelece as diretrizes de meio ambiente, prevendo penalidades em caso de sujeira.

ATENDIMENTO MÉDICO

Por determinação da prefeita Rosana, foi estabelecido o horário estendido de atendimento em sete postos de saúde: o Violetas fica aberto de segunda a sábado, das 7h às 22h, e os postos Sabrina, Jacarandás, Maria Vindilina II, Menino Jesus, Primaveras e Oliveiras, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, com soroteriapia para casos de suspeita da doença e coleta e resultado de exames na própria unidade básica.

O atendimento ao público com suspeita de dengue está sendo de forma contínua e em livre demanda e, se houver a necessidade, o paciente já deve receber, no posto a hidratação com soro.

DENÚNCIAS

A Prefeitura de Sinop conta, também, com o apoio da sociedade para a realização de denúncias de imóveis e locais com suspeita de entulho acumulado e foco de dengue, por meio do aplicativo Se Liga Sinop.

Fonte: AMM
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana