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Ford Bronco encara Jeep Compass, ambos turbinados. Qual vence?

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Ford Bronco Sport e Jeep Compass: alta qualidade e sofisticação em dois SUVs médios que acabam de chegar ao Brasil
Caue Lira/iG

Ford Bronco Sport e Jeep Compass: alta qualidade e sofisticação em dois SUVs médios que acabam de chegar ao Brasil


Os dias de sossego do Jeep Compass acabaram. A chegada de novos (e fortes) rivais no segmento de SUVs médios vai levar a alguns embates. E um dos mais quentes é contra o novo Ford Bronco Sport, que desembarca no Brasil, vindo do México, apenas na versão topo de linha Wildtrack, cheia de disposição e equipamentos, mas que esbarra na questão do preço.

De um lado temos o Jeep Compass S T270 2022 (R$ 194.244), com o novo motor 1.3 turboflex, fabricado no Brasil. Do outro, o Ford Bronco Sport Wildtrack (R$ 256.900), com o EcoBoost 2.0, movido apenas a gasolina. Sim, entre os dois há uma diferença de R$ 62.656,mas ambos têm o mesmo porte e nível compatível de equipamentos. O que mais contribui para um delta tão grande é a alta cotação do dólar.

Por isso que é que o Ford acaba concorrendo até com SUVs de luxo, como Land Rover Sport S 2.0 Si4( R$ 287.131), ou Volvo XC40 Inscription T4 2.0 (R$ 242.326). Mas como o líder do segmento é o Jeep Compass, que acaba de receber novo motor turboflex e várias outras novidades, resolvemos colocá-lo ao lado do novo Bronco Sport, que mostrou ter muitas qualidades e boa dose de valentia ao enfrentar trechos de terra.

Mas será que isso é suficiente para justificar os mais de R$ 60 mil de diferença em relação ao Compas 1.3 turboflex mais bem equipado? A resposta é não. Não faltam qualidades para o Ford Bronco Sport, que me surpreendeu desde que liguei o botão de partida e ainda mais quando vi pista livre pela frente para acelerar.

Mas, mesmo assim, a Jeep não bobeou e tratou de adotar várias melhorias que são suficientes para chegar em um nível que já é o suficiente até para os mais exigentes dos compradores de SUVs médios da faixa de preço em torno dos R$ 200 mil.

Já começa pelos faróis e lanternas que funcionam apenas com LED e pela tampa traseira, que pode ser aberta ou fechada por sensores, bastando passar o pé debaixo do para-choque, o que facilita a vida de quem chega com as mãos ocupadas com bagagem, algo que o Ford, apesar de mais caro, não tem.

Por dentro, as mudanças no Compass são mais evidentes do que por fora e incluem nova central multimídia com tela de até 10,1 polegadas, cluster 100% digital e configurável de alta resolução, novos porta-objetos (juntos chegam a 30 litros de capacidade), carregador de celular por indução, novo volante, entre outros itens, como os novos tipos de entradas USB (A e C).

Ford Bronco Sport 2021 é bem espaçoso e vem com sistema de som de alta fidelidade entre os itens de série
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Ford Bronco Sport 2021 é bem espaçoso e vem com sistema de som de alta fidelidade entre os itens de série

Na parte de dispositivos de segurança, o novo Compass S T270 turboflex pode vir com detector de fadiga, detector ativo de faixa (chega a mover o volante para manter o carro na trajetória ideal), reconhecimento de placas de trânsito e novos radares capazes de detectar pedestes, ciclistas e motociclistas e ajudarem no sistema de frenagem de emergência. Por sua vez, o Bronco Sport 2.0 turbo contra-ataca com mais fôlego no conjunto mecânico e um sofisticado sistema de tração integral.

São nada menos que 240 cv e nada desprezíveis 38 kgfm de torque a 3.000 rpm, ante 185 cv e 27,5 kgfm a 1.750 rpm do Jeep , quando abastecido com apenas etanol no tanque . Na prática, o Bronco Sport se mostra bem mais disposto a enfrentar, principalmente, trechos de terra , ou pista de asfalto em linha reta, uma vez que o centro de gravidade mais alto (1,82 metro de altura ante 1,60 m do Compass) e o peso maior (1.718 kg contra 1.589 kg) acabam atrapalhando nas curvas.

Não há como negar que o fôlego do Ford impressiona, bem como a eficiência do sistema 4×4 , alterando a entrega da curva de torque do motor, o comportamento da transmissão e o acerto da direção elétrica de acordo com a situação. O Bronco Sport tem capacidade para enfrentar terrenos arenosos , enlameados e escorregadios com facilidade. Entre os destaques do Ford também há recursos como o controle de cruzeiro adaptativo (“piloto automático’).

Jeep Compass S 2022 passou a ter interior completamente renovado, o que inclui a central multimídia em tela de 10,1
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Jeep Compass S 2022 passou a ter interior completamente renovado, o que inclui a central multimídia em tela de 10,1 “

Mas, como diz o dito popular, “cavalo anda, cavalo bebe”. Se o Bronco Sport 2.0 tem melhor desempenho que o Compass 1.3 turbo flex, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos, ante 9,4 s do Jeep, acaba consumindo mais gasolina , conforme os dados do Inmetro, mesmo com câmbio de 8 marchas , ante as 6 do rival: 8,3 km/l na cidade e 10,1 km/l na cidade, contra 10,2 km/l e 11,7 km/l do Jeep, respectivamente.

Na questão do espaço interno, porém, o Bronco Sport supera o Compass, acomodando com mais folga cinco ocupantes e suas respectivas bagagens com entre-eixos de de 2,67 m, ante 2,63 m de Jeep, porta-malas de 482 litros (ante 410 l do Compass,), mais altura até o teto e uma série de soluções práticas e interessantes, como a mesa dobrável e retrátil que pode ser usada na área de carga, bem como tomadas de energia e até um abridor de garrafas embutido na coluna traseira do lado direito, acessível ao abrir a tampa traseira.

Conclusão

Não resta dúvida de que o Ford Bronco Sport é um belo SUV médio, com conjunto mecânico poderoso, valente nos trechos de terra e confortável para levar cinco ocupantes.

Mas custa bem mais caro que o Jeep Compass , que se mostra mais equilibrado em vários aspectos depois, ainda mais depois que recebeu uma série de melhorias, o que inclui o eficiente motor 1.3 turboflex e até sistema de direção semiautônoma.

Ficha técnica  Ford Bronco Sport Wildtrak 2021

Preço: R$ 256.900

Motor: 2.0, turbo

Potência: 240 cv a 5.500 rpm

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Torque: 38 kgfm a 3.000 rpm

Transmissão: automática, oito marchas, tração integral Suspensão: independente (dianteira), independente com barra estabilizadora (traseira)

Freios: discos ventilados (dianteira e traseira)

Dimensões: 4,38 m (comprimento), 1,93 m (largura), 1,77 m (altura), 2,67 (entre-eixos)

Porta-malas: 580 litros

0 a 100 km/h: 8 segundos

Jeep Compass S T270 turboflex

Preço: a partir de R$ 194.244

Motor: 1.3.0, quatro cilindros, turboflex

Potência: 185 cv (E) e 180 cv (G) a 5.750 rpm

Torque: 27,5 kgfm a 1.750 rpm

Transmissão: Automático, 6 marchas, tração dianteira

Suspensão:Independente (dianteira) e (traseira)

Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Pneus: 235/45 R19

Dimensões: 4,42 m (comprimento) / 1,82 m (largura) / 1,64 m (altura), 2,64 m (entre-eixos)

Tanque: 60 litros

Consumo: 10,2 km/l (cidade) /11,7 km/l (estrada) com gasolina e 7,2 km/l e 8,3 km/l com etanol, respectivamente

Fonte: IG CARROS

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BMW 320i M Sport: um sedã premium de bom gosto

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BMW 320i M Sport traz pacote esportivo inspirado na 'BMW Motorsport', o que inclui as rodas de aro 19 diamantadas
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BMW 320i M Sport traz pacote esportivo inspirado na ‘BMW Motorsport’, o que inclui as rodas de aro 19 diamantadas

O BMW Série 3 é um carro fora da curva. Enquanto as rivais do ‘trio de ferro alemão’ focam nos SUVs como modelos de volume, o sedã premium é o carro mais vendido da marca bávara no Brasil –  muito à frente de seu utilitário de maior destaque, o BMW X1.

Isso fica bem evidente no fechamento das vendas do primeiro semestre de 2021. Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a BMW emplacou 2.983 unidades do Série 3 nos seis primeiros meses deste ano. Isso coloca o sedã de luxo na posição de veículo premium mais vendido do Brasil. Já o X1 teve apenas 1.459 unidades emplacadas neste período.

Produzido em Araquari (SC), o BMW Série 3 pode ser adquirido nas versões 320i GP (R$ 267.950), 320i Sport GP (R$ 284.950), 320i M Sport (R$ 299.950), 330e M Sport (R$ 354.950) e M340i xDrive (R$ 542.950). Os três pacotes mais em conta são responsáveis pela maior parte do volume das vendas do sedã no Brasil.

Para nosso contato com o sedã, a BMW emprestou a versão 320i M Sport , com rodas diamantadas aro 19 de cinco raios, revestimento interno na tonalidade marrom-conhaque e acabamento do painel em imitação de alumínio. Um verdadeiro charme! Afinal, não basta ter dinheiro para comprar um 320i. O bom gosto também é necessário.

Equipamentos

O pacote de segurança traz seis airbags (frontais, laterais e cortina), assistente de permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado, sistema de frenagem de emergência, assistente de partida em rampa, alerta de colisão frontal e controle de estabilidade e tração.

Na parte de conforto, a versão tem ar-condicionado digital de três zonas (motorista, passageiro e banco traseiro), assentos dianteiros com regulagens elétricas, controle automático de velocidade, assistente de estacionamento semiautomático, chave presencial com sistema start-stop e teto-solar.

A central multimídia tem conexão sem fio para celulares. Dessa forma, o motorista não precisará plugar o cabo para replicar aplicativos como Waze, Spotify e Whatsapp na tela de nove polegadas. Apesar de ser um recurso interessante, a conexão sem fio dá algumas ‘engasgadas’, interrompendo músicas por alguns segundos.

O Série 3 tem espaço suficiente para levar quatro adultos e uma criança com conforto. O túnel central é alto por conta do eixo cardã que transfere a força às rodas traseiras. Logo, sentar ao centro do banco traseiro pode não ser tão aconchegante, dependendo da altura do passageiro.

Apesar de estar maior nessa geração – com 4,70 m de comprimento, 1,82 m de largura e 2,85 m de entre-eixos –  o 320i M Sport está longe de ser desengonçado. O diâmetro de giro é de apenas 11,4 metros, proporcionando manobras precisas e pouco esforço para estacionar, mesmo nas vagas mais apertadas.

O porta-malas é o grande pênalti deste belo sedã catarinense com sotaque alemão. Ele tem apenas 365 litros, graças ao estepe que rouba espaço. A alça no estilo ‘pescoço de ganso’ também não é a melhor alternativa para otimizar a área útil do compartimento.

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Sedã bom de guiar

É realmente uma pena. Com mais espaço no porta-malas, o BMW 320i M Sport seria o carro ideal para viajar. Abaixo do capô, a BMW instalou o motor 2.0 turbo de 184 cv de potência e 30,6 kgfm de torque, com câmbio automático de oito marchas, que transmite sua força apenas às rodas traseiras.

Este é o ponto em que o modelo se destaca dos rivais: a dirigibilidade. Por conta da tração traseira, o BMW 320i tem melhor transferência de peso durante as acelerações e um estilo de condução mais direto.

BMW 320i M Sport traz a melhor sensação ao volante da categoria, justificada pela tração traseira
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BMW 320i M Sport traz a melhor sensação ao volante da categoria, justificada pela tração traseira

Modelos de tração traseira também possuem maior capacidade de reboque e são melhores encarando aclives. O ótimo raio de giro que mencionamos anteriormente também é uma característica que se deve a este tipo de tração.

O BMW 320i M Sport é um daqueles carros que poderia passar horas guiando sem me cansar. A posição de dirigir é ótima, com o assento do motorista posicionado mais baixo, deixando o condutor próximo do centro de gravidade. Na comparação com os sedãs da Mercedes-Benz e Audi, o volante é pesado na medida certa.

Segundo a BMW, o 320i pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, com velocidade máxima de 240 km/h. O consumo de combustível, de acordo com o Inmetro, é de 11,1 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada, sempre com gasolina.

A suspensão é bem calibrada para o nosso asfalto judiado. O 320i tem bom balanço vertical, filtrando a maioria das imperfeições. Em curvas mais rápidas, a suspensão traseira no arranjo multibraço contém a rolagem da carroceria, garantindo mais estabilidade ao sedã.

Conclusão

O BMW 320i M Sport mereceria ‘nota 10’, se não fosse pelo pouco espaço do porta-malas. Pneus run-flat fariam mais sentido, uma vez que abdicam da necessidade do estepe, que é um item obrigatório por lei no Brasil.

Estamos falando de um sedã imponente, gostoso de dirigir e prático, do jeito que só os alemães conseguem desenvolver. A liderança absoluta do segmento premium é merecida, e não há sinais de que o Série 3 possa perder este posto nos próximos anos.

Ficha técnica: 320i M Sport Preço: R$ 299.950 Motor: 2.0, turbo, gasolina Potência: 184 cv Torque:  30,6 kgfm Transmissão: automática, oito velocidades, tração traseira Suspensão: McPherson (dianteira), multibraço (traseira) Freios: discos ventilados (dianteira e traseira) Proporções: 4,70 m de comprimento, 1,82 m de largura e 2,85 m de entre-eixos Porta-malas: 360 litros 0 a 100 km/h: 7,2 segundos Velocidade máxima: 240 km/h Consumo: 11,1 km/l na cidade; 12,5 km/l na estrada (Inmetro)

Fonte: IG CARROS

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VW mostra Nivus na Alemanha com outro nome entre as mudanças

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VW Taigo vem com fillede de LED na grade dianteira entre as diferenças em relação ao Nivus brasileiro
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VW Taigo vem com fillede de LED na grade dianteira entre as diferenças em relação ao Nivus brasileiro

A Volkswagen apresenta o Taigo , o novo SUV com ares de cupê, totalmente baseado no Nivus brasileiro. O Taigo será o primeiro modelo fabricado e vendido no mercado europeu, após ter sido desenvolvido na região América do Sul.

Produzido na moderna fábrica da Volkswagen em Pamplona, na Espanha, o Taigo utiliza a plataforma  Modular MQB , e tem como autores do design os irmãos José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen SAM , e Marco Pavone, chefe de design exterior da Volkswagen na Alemanha.

Produzido na moderna fábrica da Volkswagen em Pamplona, na Espanha, o Taigo utiliza a Estratégia Modular MQB
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Produzido na moderna fábrica da Volkswagen em Pamplona, na Espanha, o Taigo utiliza a Estratégia Modular MQB

Considerado o primeiro veículo 100% desenvolvido na América Latina que será produzido e comercializado no mercado europeu; o Taigo traz o design exclusivo do Nivus , arrojado e com linhas que remetem a um cupê esportivo, até então desconhecido no segmento de SUVs entre os europeus.

Com relação a equipamentos de conforto e segurança, o Taigo segue a linha do Nivus , como o ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro), AEB (Frenagem Autônoma de Emergência), Post-Collision Brake, Alerta de Fadiga, sistema Kessy, ESC (controle de estabilidade), ASR (controle de tração), XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial), entre outros itens.

Tal como o Nivus , o Taigo também contará com motores TSI. No caso das versões vendidas no Brasil, temos o 1.0 turboflex, capaz de render 128 cv e 20,4 kgfm de torque com apenas etanol no tanque, números suficientes para acelerar de 0 a 100 km/h em 10 segundos e atingir 189 km/h, conforme a fabricante.

O interior do VW Taigo tem uma combinação de cores mais ousada, o que não acontece com o Nivus do Brasil
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O interior do VW Taigo tem uma combinação de cores mais ousada, o que não acontece com o Nivus do Brasil


Fonte: IG CARROS

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