BALANÇO DA GESTÃO

Flávia Moretti defende gestão e rebate ex-prefeito Kalil Baracat: “crítica sem embasamento”

· 2 minutos de leitura
Flávia Moretti defende gestão e rebate ex-prefeito Kalil Baracat:  “crítica sem embasamento”
Atual e ex-gestor durante cerimônia de posse em janeiro: animosidade deu lugar a troca de farpas pela imprensa e redes sociais

Conteúdo/ODOC - A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), rebateu com ironia e números as críticas feitas pelo ex-prefeito Kalil Baracat (MDB) aos seus primeiros 100 dias de gestão à frente do município. Durante a apresentação oficial do balanço de ações nesta terça-feira (15), a chefe do Executivo afirmou que o emedebista "critica sem embasamento".

“Kalil está livre para criticar. Mas critica sem embasamento. Aqui está o meu subsídio: meus números, minhas ações, meu trabalho e toda a nossa equipe”, declarou Flávia, ao apresentar dados de sua administração.

O evento contou com a presença do vice-prefeito Tião da Zaeli (PL), que também alfinetou o ex-gestor: “O gerente Kalil não sabia nem o que acontecia na própria gestão. Como é que ele sabe o que está acontecendo na gestão da Flávia?”, disparou.

As declarações foram uma resposta direta à série de postagens publicadas por Kalil na última quinta-feira (10). Pelos stories do Instagram, o ex-prefeito acusou Flávia de má gestão, criticou a falta de avanços em promessas de campanha e desafiou a atual administração a entregar mais obras do que ele realizou até o mês de maio — quando se comemora o aniversário da cidade.

Kalil relembrou ações do início de sua gestão, como a abertura do Fiotão como polo de vacinação durante a pandemia, a distribuição de 14,8 mil kits de alimentação escolar, a criação da primeira maternidade pública da cidade e reformas em unidades educacionais. Ele também citou promessas que, segundo ele, foram descumpridas por Flávia, como a substituição de sete secretários, o fim da chamada “indústria das multas” com a retirada de radares e a valorização dos servidores da Educação.

“Eles, que se dizem ‘novos políticos’ e prometem mudanças, não entregaram nada e agem como a velha política brasileira”, afirmou Kalil. Ele também mencionou os desentendimentos públicos entre Flávia e seu vice-prefeito, que chegaram a gerar ameaças de denúncias por parte de Zaeli. 

Apesar das críticas e da crise política com o vice e com a Câmara Municipal — onde enfrenta resistência do presidente da Casa, Wanderley Cerqueira (MDB) —, Flávia destacou que já quitou 61% da dívida de R$ 144 milhões deixada pela gestão anterior e apontou avanços em áreas sensíveis. Segundo ela, a saúde tem evoluído com o programa “Fila Zero”, e a educação já conta com a ampliação no número de vagas.