conecte-se conosco


Fiocruz: boletim mostra alta em casos de síndrome respiratória aguda

Publicado


O Boletim InfoGripe Fiocruz, divulgado hoje (21) pela Fundação Oswaldo Cruz, aponta crescimento significativo de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) tanto na tendência de longo prazo, referente às últimas seis semanas, como de curto prazo (últimas três semanas).

O número de novos casos de SRAG estimados para a Semana Epidemiológica (SE) 2, de 9 a 15 de janeiro, alcança cerca de 19,3 mil casos, enquanto a estimativa para a SE 1 é de 15,8 mil casos. Segundo o boletim, a média móvel evoluiu de 13 mil para 16 mil casos semanais, alta de 23% em relação à primeira semana do ano.

De acordo com o estudo, 22 estados apresentam pelo menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de SRAG considerado muito elevado ou extremamente alto, somando 73 do total de 118 macrorregiões de saúde do país.

Todos os estados que apresentam sinal de expansão na tendência de longo prazo estão com o indicador em nível forte (probabilidade maior que 95%), exceto Rondônia, que apresenta sinal moderado (probabilidade maior que 75%). A análise relativa à SE 2 tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 17 de janeiro.

Em 25 dos 27 estados, observa-se ao menos uma macrorregião de saúde com sinal de crescimento nas tendências de longo ou curto prazo. Rondônia e Roraima são os único estados em que se observa tendência de queda ou estabilidade, no longo e curto prazos.

Em relação às estimativas de nível de casos de SRAG para as macrorregiões de saúde, não observa-se nenhuma em nível pré-epidêmico, enquanto há dois em nível epidêmico; 43 em nível alto; 53 em nível muito alto; e 20 em nível extremamente alto.

Capitais

Nas capitais, 24 das 27 cidades apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo até a SE 2. Apenas Boa Vista (RR), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) não apresentam sinal de crescimento.

Apesar disso, o boletim da Fiocruz observa que a capital fluminense apresenta sinal de crescimento na tendência de curto prazo (últimas três semanas).

Em relação à capital baiana, por conta da diferença significativa entre o quadro apresentado pelos dados da capital em relação ao das macrorregiões de saúde do entorno, os pesquisadores sugerem cautela em relação aos dados atuais e revisão dos registros para confirmação do cenário.

O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, destacou que, “praticamente todos os estados apresentaram sinal de crescimento anterior às SE 52 de 2021 (26/12/2021 a 1/1/2022) e SE 1 de 2022 (de 2 a 8 de janeiro)”.

Para o coordenador, os dados deixam claro que tal cenário é ainda anterior às celebrações de final de ano: “no Rio de Janeiro, onde a houve distância maior entre o início da epidemia de Influenza e a retomada do crescimento da covid-19, que levou a uma oscilação no número de novos casos no mês de dezembro, observa-se que o crescimento da covid-19 já se sobrepõe à queda nos casos associados à gripe, fazendo com que os novos casos de SRAG mantenham sinal de crescimento”.

Dentre os casos positivos em 2022, 22,6% são de Influenza A, 0,2% de Influenza B, 3,6% de vírus sincicial respiratório (VSR), e 64,4% de Sars-CoV-2 (covid-19). Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 40,1% de Influenza A, 0,5% de Influenza B, 5,6% para o vírus sincicial respiratório, e 47,3% para covid-19.

SRAG

Com relação ao ano epidemiológico de 2022, já foram notificados 11.477 casos de SRAG, sendo 3.259 (28,4%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 3.117 (27,2%) negativos e, ao menos, 4.034 (35,1%) aguardando resultado laboratorial.

Dentre os casos positivos do ano em curso, 26,1% são Influenza A, 0,3% refere-se ao vírus sincicial respiratório (VSR) e 71,6% ao Sars-CoV-2. Não foram registrados casos de Influenza B. Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 41,4% para Influenza A, 2,3% para Influenza B, 0,8% do vírus sincicial respiratório (VSR) e 51,5% de covid-19.

De acordo com os pesquisadores, o final do ano de 2021 foi marcado por uma epidemia de Influenza A em praticamente todo o território nacional, seguida de retomada do crescimento nos casos de SRAG associados à covid-19 a partir da segunda quinzena do mês de dezembro.

Edição: Denise Griesinger

Fonte: EBC Saúde

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 21 de maio de 2022

Publicado

source
Mandala
Marcelo Dalla

Mandala

ÁRIES 

Assuntos inovadores estão em pauta: a Lua segue em Aquário e o Sol se alinha com Júpiter. Vale cultivar criatividade, sair da rotina e fazer algo diferente. Invista na confiança e na expressividade. Aproveite para fazer contatos e concluir o que for possível. Mas com Mercúrio retrógrado, é bom checar as informações. Cuidado para não se envolver em discussões improdutivas. Vale fazer atividades físicas, porém, cuidado também para não exagerar na empolgação e ultrapassar limites físicos e energéticos. 

TOURO 

É tempo de surfar com a vida e deixar tudo fluir. A Lua segue em Aquário e Vênus segue em Áries, indicando mais inquietação. Programas improvisados e aceitos de última hora têm mais chance de dar certo do que compromissos estritamente planejados. Fique atento para novas possibilidades, novas ideias e novas abordagens para velhas questões. Um toque de originalidade pode cair muito bem. Você pode investir no diálogo, nos contatos online e na expansão de sua rede de amizades.

GÊMEOS 

Bom período para conversas inusitadas e enriquecedoras. Sol e Mercúrio seguem juntos, favorecendo esclarecimentos. Vale ousar, fugir da rotina e fazer algo que nunca fez. A rede de contatos e as atividades em grupo ficam favorecidas. Você pode aproveitar o período para meditar e visualizar seus projetos se concretizando. Enquanto finaliza as pendências, pode estipular as metas da próxima lunação que começará no dia 30. A melhor dica é esta: pratique a visualização criativa, cultive gratidão!

CÂNCER 

É tempo de investir em soluções alternativas e novas tecnologias. A Lua segue em Aquário: pequenas novidades, imprevistos, surpresas ou encontros inesperados podem trazer um colorido especial para o dia. Você pode ficar menos tolerante para situações onde há controle. Procure perceber o que o tolhe para promover libertações e inovações. O diálogo está favorecido, conte com mais abertura para novos pontos de vista. Fica mais fácil improvisar, cultivar criatividade e agir com espontaneidade.

LEÃO 

Conte com bons esclarecimentos nos intercâmbios, agilidade na resolução de pendências. Sol e Mercúrio se alinham com Júpiter, favorecendo estudos. Você pode agir com franqueza, ir direto ao ponto com mais espontaneidade. Com a Lua em Aquário, aproveite também para fazer algo diferente e inusitado, que traga sensação de liberdade. Porém, em tempos de Lua minguante, vale reservar tempo para o recolhimento e a introspecção também. Reflita sobre seus projetos, para que possa seguir com mais consciência.

VIRGEM 

A atividade mental fica mais acelerada com a combinação entre Sol, Mercúrio e Júpiter. Você pode concluir assuntos, finalizar negociações e fazer bons contatos. Conte com mais expressividade e boa capacidade de improvisação. Vale interessar-se por novos assuntos. Mas é bom fazer uma lista de pendências para não perder o foco entre tantos assuntos e possibilidades. Cuidado com a fala impulsiva ou agressiva. Fique atento para não acumular compromissos demais ou envolver-se em conflitos desnecessários. 

LIBRA 

Bom período para atividades em grupo, para fazer novos amigos e expandir sua rede social. Vênus e Saturno se combinam, cresce a abertura para aproveitar as oportunidades que surgem. Invista na maturidade, aproveite para organizar a agenda, refletir os movimentos que deve promover Com a Lua em Aquário, novos pontos de vista, ideias originais, situações inusitadas e programas diferentes do habitual estão em pauta. Ao tomar decisões, acredite em sua intuição. É tempo de surfar com a vida e estar aberto para boas surpresas.

ESCORPIÃO 

Bom período para investir em novos aprendizados, boas conversas e estudos. Bom também para expandir sua rede de contatos. A Lua segue em Aquário, enquanto Sol e Mercúrio combinam forças com Júpiter. Comunicação, dinamismo, curiosidade e criatividade ganham destaque. Mas é preciso cuidado para evitar a impulsividade nos gastos e na busca de prazeres. Vale finalizar velhas pendências enquanto pesquisa melhor, diminui as expectativas e finaliza os assuntos possíveis.

SAGITÁRIO 

Cresce a vontade de fugir da rotina, de mudar de assunto, de improvisar e arriscar. A Lua segue em Aquário, aproveite para dialogar, buscar soluções alternativas e esclarecer o que for possível. Mas é bom dimensionar as expectativas com comedimento e realismo. Cuidado para não falar demais, ou assumir mais tarefas do que pode dar conta. Cuidado também com disputas e ambições distorcidas. Importantes lições sobre limites, maturidade, dedicação e responsabilidade estão em pauta.

CAPRICÓRNIO 

Conte com mais expressividade, espontaneidade e criatividade. Bom período para o diálogo, para a tomada de decisões com raciocínio rápido. A Lua segue em Aquário: cresce a curiosidade e os condicionamentos ficam mais baixos. Mas atenção: cuidado com as disputas de poder, a impulsividade e a agressividade. As pendências se concluem com naturalidade, não é necessário nem recomendável forçar situações ou fazer cobranças. Deixe que tudo flua, boas surpresas podem surgir a qualquer instante. 

AQUÁRIO 

É tempo de finalizações. Aproveite que a Lua segue em seu signo para desacelerar, cultivar independência e liberdade. Bom período para esclarecer pendências e encontrar soluções criativas. Cresce a inquietação, evite situações onde há controle a aprisionamento. Sol e Mercúrio seguem em juntos: aproveite para falar com pessoas diferentes, ou refletir sobre algum assunto com novos pontos de vista. As redes de contato também estão favorecidas, você pode se mostrar mais falante e amigável. 

PEIXES 

Período de mais agilidade e fluidez. Bom período para conversas, encontros e pequenas viagens. Marte e Netuno combinam forças, confie em sua intuição para iniciativas e decisões. Bom período para colocar-se em movimento, finalizar pendências, fazer o que for preciso para concluir velhos assuntos. Conte também com boa capacidade mental para estudos, leituras e aprendizados. Vamos para uma semana de Lua minguante, vale reservar um tempo também para recolher-se e sentir o que se passa em sua alma.

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal no Telegram.  Clique no link para entrar no grupo. Siga também  o perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Entretenimento

Caio Cabral fala de novela da Globo e continuação de série da Netflix

Publicado

source
Caio Cabral
Reprodução/Instagram

Caio Cabral


Caio Cabral é uma das estrelas do filme “De Volta Aos 15”, sucesso no Brasil e no exterior. O projeto, inclusive, já tem a segunda temporada confirmada. 

Na trama, Camila Queiroz interpreta Anita, que, com 30 anos, se vê insatisfeita com o rumo da vida adulta. No decorrer do casamento da irmã mais velha, ela descobre a possibilidade de voltar à época em que tinha 15 anos, que, nesse caso, fica sob a responsabilidade de Maisa.

Mas, enquanto os novos episódios não saem do papel, Caio pode ser visto no  longa “Confissões de Uma Adolescente Excluída”, baseado na obra de Thalita Rebouças, que também se encontra disponível na gigante do streaming.

Caio Cabral e Klara Castanho em 'Confissões de Uma Adolescente Excluída'
Reprodução/Instagram

Caio Cabral e Klara Castanho em ‘Confissões de Uma Adolescente Excluída’


Para quem não sabe, o carioca de 22 anos começou a estudar teatro ainda criança, no colégio, e seguiu para o Tablado. Nesse período, deu os primeiros passos como modelo, participando de editoriais de revistas especializadas em moda e em curtas-metragens.

Mas foi em 2019 que veio a sua atuação inicial de destaque: a novela “Bom Sucesso”, da Globo, como o jogador de basquete Patrick. Em seguida, ele passou um tempo em Londres, onde fez alguns saraus de poesia de autores brasileiros, em pubs locais.

Ah, e para abordar esses e outros temas, Caio topou responder a 10 perguntas do iG Gente. Confira os melhores momentos na íntegra!

Camila Queiroz, Breno Ferreira, Caio Cabral e Maísa Silva após gravação em Paris, na França
Reprodução/Instagram

Camila Queiroz, Breno Ferreira, Caio Cabral e Maísa Silva após gravação em Paris, na França

1. Caio, como é estar em um projeto que já foi lançado cheio de expectativa por parte dos fãs? Aliás, você leu o livro ou teve alguma troca com a autora Bruna Vieira?

Foi desafiador, porque sabíamos que tinha que ficar tão interessante quanto a obra literária, ainda mais para mim, que já havia lido “De Volta Aos 15” bem antes de pensar em fazer a série. Trocamos muito com a Bruna Vieira, o que me ajudou bastante no processo de encenação. 

2. O seriado já tem uma nova temporada confirmada. Você já sabe o que se pode esperar dessa segunda fase?

Ele foi bem recebido aqui e em outros países. Ficamos mais de duas semanas entre os dez mais vistos no ‘Top 10’ global da Netflix. O público vem dando várias opiniões nas redes sociais sobre o destino dos personagens, mas, com certeza, vamos fazer novamente um trabalho incrível.

Caio Cabral e Maisa Silva em 'De Volta Aos 15'
Reprodução/Instagram

Caio Cabral e Maisa Silva em ‘De Volta Aos 15’


3. Você pensa em tentar carreira internacional?

Penso muito, até porque atualmente tudo é globalizado. Por isso, planejo fazer um aprofundamento no inglês, por ser uma língua falada pelo mundo todo, e acho importante que tenha o mínimo de sotaque. Quero aprender espanhol também. 

4. Como é ser um ator negro de apenas 22 anos que se tornou um dos protagonistas de uma série de sucesso do streaming mundial? Aliás, como analisa as oportunidades para atores como você neste momento?

De modo gradual, o audiovisual brasileiro está se abrindo para a presença de intérpretes negros, mas ainda é muito tênue esse aumento. Papéis mais relevantes e com protagonismo também são poucos, infelizmente.

Caio Cabral
Reprodução/Instagram

Caio Cabral


5. Você fez a novela “Bom Sucesso”. Dá para descrever a sensação?   

Foi a minha primeira incursão na televisão e uma experiência incrível. O  Patrick tinha uma participação pequena, mas constante na trama.  Uma estreia maravilhosa!

6. Você é crítico e se assiste?

Sou extremamente quanto à minha interpretação. Procuro rever cenas e ouvir opiniões inteligentes também.

7. Que conselho se daria se pudesse voltar aos 15 anos?

Diria: “Caio, comece a se preparar, tenha foco e disciplina”. 

Caio Cabral
Reprodução/Instagram

Caio Cabral

8. E como se vê daqui a 15 anos?

Eu me vejo mais preparado e vivendo do meu ofício, que é atuar.

9. Como é o Caio, pai da Manuela?

Ser pai me deu a dimensão do que é amor incondicional.

10. E depois de “De Volta Aos 15”, onde mais o veremos em breve?

Tem uma série da qual, por enquanto, ainda não posso falar ou dar detalhes, mas estou animado com ela. 


Fonte: IG GENTE

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana