LICIO MALHEIROS

Fim da era Carlos Bezerra

· 2 minutos de leitura
Fim da era Carlos Bezerra

Rebuscando um pouco à história e trajetória de um partido político com 45 anos de existência, cuja fundação se deu em 1980, denominado, Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), devido à legislação que determinava o uso da expressão “Partido” no início de todas as legendas da época.

Esse mesmo partido em 2017, tem excluído o “P” voltando a se chamar de Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

O presidente de partido mais longevo do (MDB), depois (PMDB) e finalmente (MDB), Mato Grosso; foi Carlos Bezerra, que perdurou à presidência por 30 anos, ocupando mandato de prefeito de Rondonópolis, deputado estadual, deputado federal, e governador do Estado de Mato Grosso; eis que finda a era Carlos Bezerra.

Em 21 de agosto de 2025, a política mato-grossense deu uma guinada simbólica e estratégica marcando este mês.

O ex-deputado federal Carlos Bezerra que se despediu da presidência do MDB Estadual, após quase três décadas no comando, dando lugar à deputada estadual Janaína Riva.

Essa mudança de comando, representa tanto o encerramento de um ciclo quanto a abertura de um novo capítulo para a legenda no Estado, com sangue novo.

A passagem de bastão, no Movimento Democrático Brasileiro (MDB), em Mato Grosso se deu nesta quinta-feira (21), durante a convenção estadual.

Nesse momento reluzente, a deputada estadual Janaina Riva foi apresentada como a nova presidente da sigla, encerrando o ciclo de mais de três décadas de liderança de Carlos Bezerra.

Nesse megaevento não poderia faltar a presença de grandes nomes da política estadual e nacional, reforçando a importância da mudança no comando do partido.

Entre as autoridades presentes nesse ato importantíssimo, o senador Wellington Fagundes (PL), sogro de Janaina, o senador Jayme Campos (União Brasil), o presidente da AMM, Leonardo Bortolin, além de deputados estaduais como Dr. João (MDB), e Eduardo Botelho (União Brasil).

Esteve presente também, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, que em breves palavras definiu a mudança da presidência do partido, da seguinte forma, “a troca de liderança simboliza um momento de renovação e fortalecimento do partido em Mato Grosso”.

Desejamos, toda sorte do mundo para a jovem e promissora deputada estadual Janaina Riva (MDB), que agora, acumula uma nova função em sua excelente carreira e trajetória política, a de presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), parabéns.

Lício Antonio Malheiros, é Professor, Jornalista, Articulista e Geógrafo