conecte-se conosco


Nacional

Filósofa húngara Agnes Heller, que sobreviveu ao Holocausto, morre aos 90 anos

Publicado

Filósofa de 90 anos morreu na sexta-feira arrow-options
Creative Commons

Filósofa é lembrada como um dos principais nomes da Escola de Budapeste

A filósofa húngara Agnes Heller morreu nesta sexta-feira (19), aos 90 anos de idade. Ela era uma dissidente do regime comunista e tinha virado uma forte crítica nos últimos anos do primeiro-ministro Viktor Orban. “Agnes Heller, membro da Academia Nacional de Ciências, filosofa e professora da New School for Social Research de Nova York […] faleceu no dia 19 de julho, aos 90 anos”, informou a Academia Húngara de Ciências (MTA).

Heller nasceu em 12 de maio de 1929, em Budapeste, e sobreviveu ao Holocausto. De família judia, seu pai morreu no campo de concentração de Auschwitz.

Leia também: Túmulo do filósofo Kalr Marx é alvo de vandalismo em Londres

Foi aluna de um dos principais pensadores húngaros do século XX, o filósofo marxista Georg Lukacs. Ela é lembrada como um dos principais nomes da Escola de Budapeste, corrente crítica ao socialismo húngaro que surgiu após a revolta de 1956.

Leia Também:  Moradores da favela da Maré pedem que Justiça interceda nas operações policiais

Perseguida pelo regime comunista na década de 1970, ela buscou refúgio na Austrália e nos Estados Unidos e voltou à Hungria somente nos anos 2000

Fonte: IG Nacional
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Nacional

Israel reage a foguetes e mata ao menos três palestinos em Gaza

Publicado

source

Militares israelenses mataram pelo três palestinos na fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel, informou neste domingo (18) o Ministério da Saúde de Gaza .

De acordo com o Exército israelense, o incidente aconteceu após o lançamento de três foguetes contra o país asiático. Dois deles foram interceptados “pelo sistema de defesa antimísseis ‘Cúpula de Ferro’”.

Leia também: Ataque de mísseis de Israel na Síria deixa ao menos 10 mortos

O porta-voz das Forças Armadas de Israel confirmou que iniciou os disparos contra um helicóptero e um tanque de “suspeitos armados de Gaza que estavam se aproximando” da fronteira.

A mídia israelense, por sua vez, fala sobre uma possível “tentativa de infiltração ” no país. Já segundo fontes de Gaza, os três palestinos mortos pertencem ao campo de refugiados de Jabalya e são membros da facção Jihad Islâmica.

Fonte: IG Nacional
Leia Também:  Moradores da favela da Maré pedem que Justiça interceda nas operações policiais
Continue lendo

Nacional

Artistas acusam prefeitura de boicotar bandas de rua na Paulista Aberta

Publicado

source
Grupo de fundo e homem na frente arrow-options
Bolero Freak / Reprodução / Instagram

Artistas registraram movimentação de agentes da prefeitura para retirada das bandas

Algumas das bandas que fazem parte da programação cultural da Paulista Aberta foram proibidas de fazer música ao vivo na tarde deste domingo (18). Por meio de publicação nas redes sociais, o grupo Bolero Freak denunciou a proibição em massa.

Segundo Daniel Lotoy, membro da banda, uma equipe de agentes da prefeitura passou pelo local pedindo que todas as bandas desmontassem equipamentos. “Os fiscais estão pedindo para desmontar tudo, pedindo para desmontar todas as bandas, que hoje não vai ter música e se não vai ser apreendida toda a mercadoria”, disse. 

Leia também: Semáforos da Av. Paulista ganham casais homoafetivos pela Parada do Orgulho LGBT 

O artista apontou, ainda, que nenhum ofício ou aviso prévio foi dado ao público . Quando questionados, os agentes não teriam justificativa concreta para a proibição. “Pra alguns eles diziam que podia tocar, mas tinha que ser baixo, para outros eles simplesmente faziam vista grossa e para outros eles faziam como fizeram conosco ‘desmonta agora, se não a gente vai confiscar’”, disse. 

Leia Também:  Homem encontra explosivos em saco de lixo deixado em frente da sua casa, no Rio

Não há nota oficial no site da prefeitura sobre mudanças nas apresentações de rua para este fim de semana. A Prefeitura de São Paulo foi contatada, mas ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Fonte: IG Nacional
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana