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Fiat Pulse Audace:  desempenho, segurança e economia no ponto certo?

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Fiat Pulse Audace 200T: versão turbo mais em conta que a topo de linha Impetus não vem com faróis de neblina
Carlos Guimarães/iG

Fiat Pulse Audace 200T: versão turbo mais em conta que a topo de linha Impetus não vem com faróis de neblina

Depois de ter andado na versão topo de linha Impetus 200T e na Drive 1.3 CVT, lá fomos nós experimentar a Audace, a turbinada um degrau acima da básica e um abaixo da topo. Para quem faz questão de desempenho, nos pareceu a melhor alternativa na linha do Pulse, mas não a mais indicada de todas.

Com preço sugerido de R$ 119.020, o Fiat Pulse Audace é R$ 12.021 mais em conta que a topo de linha Impetus (R$ 131.041). A diferença se explica por alguns equipamentos a mais na versão mais cara, como faróis de neblina, sensores no para-choque dianteiro, volante com ajuste de profundidade e retrovisores rebatíveis eletronicamente.

São itens que acabam não fazendo muita falta no dia a dia. Além disso, a versão Audace já vem com itens interessantes, como câmera traseira para ajudar nas manobras, monitoramento da pressão dos pneus, ar-condicionado digital, retrovisor fotocrômico, volante multifuncional, carregador por indução, controle de velocidade de cruzeiro (“piloto automático”), entre outros.

A unidade avaliada estava com alguns opcionais, como central multimídia com GPS nativo e rodas de aro 17 montadas em pneus 205/50R no lugar das de 16 polegadas de diâmetro com pneus 195/60R de série. De jeito que as ruas estão esburacadas em São Paulo, valeria mais a pena continuar com as menores para ajudar a absorver as irregularidades do piso e deixar o carro mais confortável.

O velocímetro e o contagiros analógicos no lugar dos digitais da versão Impetus também não incomodaram nem um pouco. Para os puristas, funcionam até melhor. Claro que, pela tela do computador de bordo , é possível selecionar a função de velocímetro digital, mais preciso para dirigir dentro dos limites permitidos, algo cada vez mais necessário à medida em que os radares se espalham por todos os cantos.

Outro ponto positivo fica por conta do sistema de som e das entradas USB , inclusive as que podem ser usadas no banco traseiro para carregar o celular. Porém, ainda continuo achando que há muitos botões juntos no console central, o que prejudica a ergonomia .

Interior do Fiat Pulse Audace 200T conta com contagiros e velocímetro analógicos em vez de digitais
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Interior do Fiat Pulse Audace 200T conta com contagiros e velocímetro analógicos em vez de digitais

Entretanto, a solução de controlar a velocidade do ventilador e a temperatura do ar-condicionado em um botão só merece aplausos pela praticidade, recurso que só se tornou possível com ajuda da boa tela do multiimídia.

Ao unir o motor 1.0 turbo com câmbio automático CVT a Fiat fez uma escolha pouco comum. Se a ideia foi tentar unir desempenho com economia de combustível , o resultado final não foi dos melhores. Até que o carro anda bem, acelerando de 0 a 100 km/h em plausíveis 9,4 segundos, bom fôlego nas retomadas, com bons 20,4 kgfm de torque a meros 1.700 rpm, mas o consumo fica acima do ideal. O problema é o consumo.

De acordo com os números do Inmetro, o Fiat Pulse Audace 200T é capaz de fazer 12 km/l de gasolina na cidade e 14,6 km/l na estrada, números que passam para 8,5 km/l e 10,2 km/l com etanol, respectivamente. Conforme a mesma fonte, com o combustível vegetal o carro pode rodar 400 km na cidade e 479 km na estrada, mas não conseguimos chegar a essas marcas mesmo pisando de leve no acelerador durante a avaliação.

Por outro lado, o Pulse se mostrou valente para superar obstáculos urbanos, como lombadas e valetas, com ajuda do vão livre do solo de 19,6 cm. Mesmo assim, o carro consegue se manter estável nas curvas e agradável de dirigir , entre outros motivos, pela facilidade de ajustar a posição ideal no banco do motorista, boa visibilidade e com os sistemas de direção e freios bem assistidos.

Assim como o VW Nivus e o novo modelo da Renault que vem por aí, o Fiat Pulse é um “meio SUV meio hatch”, com espaço interno apenas razoável, inclusive no porta-malas de 370 litros.

Tem bastante plástico por dentro do carro, mas o visual é arrojado , com destaque para as lanternas traseiras de LED. Na frente, o capô é alto, o que pode prejudicar um pouco a visibiidade nas manobras de estacionamento.

Conclusão

Se fizer mesmo questão de um Pulse turbinado, a melhor versão é a Audace. Mas, das três que já andei até agora, a mais indicada é a Drive 1.3 CVT (R$ 105.570), que oferece um pacote interessante de equipamentos, além de ser bem mais econômica e com um conjunto que funciona com eficiência.

Pelo ranking de vendas, o “meio SUV meio hatch” da Fiat está entre os 10 mais vendidos no acumulado do primeiro semestre de 2022, com 24.035 unidades.

Ficha técnica

Fiat Pulse Audace (R$ 119.020)

Motor: 1.0, turboflex

Potência: 130 cv (E) a 5.750 rpm/ 125 cv (G) a 5.750 rpm

Torque: 20 kgfm a 1.700 rpm

Transmissão: CVT, simulando 7 marchas

Freios: discos ventilados (dianteira), discos sólidos (traseira)

Dimensões: 4,10 m de comprimento, 1,58 m de altura, 1,78 m de largura e 2,53 m de entre-eixos

Porta-malas: 370 litros

Consumo: 8,5 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol e 12 km/l e 14,6 km/l com gasolina

0 a 100 km/h: 9,4 s

Vel. Max: 189 km/h

Fonte: IG CARROS

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Toyota reduz preços tanto do Corolla Cross quanto do sedã

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Toyota Corolla GR-S : para-choques e rodas com apelo esportivo, além de suspensão com acerto mais firme
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Toyota Corolla GR-S : para-choques e rodas com apelo esportivo, além de suspensão com acerto mais firme

A Toyota promove pela segunda semana consecutiva o corte no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) nas variantes sedã e SUV do Corolla. No caso de carros 0 km, o abatimento alcançou 24,75%, contra os 18,5% anteriores.

Apesar do novo desconto, os valores praticados não terão uma grande redução. O preço dos modelos varia entre R$ 200 e R$ 1.200, apenas nas versões a combustão. Os interessados nos modelos híbridos, pagarão mais caro.

Quem apresentou o maior desconto foi a versão esportivada do Corolla sedã , a GR-S, que ficou R$ 1.200 mais em conta, e agora parte de R$ 175.390. Nas outras versões com motor 2.0 do sedã, a redução foi de R$ 300.

Todas as versões do Corolla sedã equipadas a combustão são equipadas com um propulsor 2.0 flex de 177 cv e 21,4 kgfm de torque, quando abastecido com etanol, e sempre aliado a um câmbio automático do tipo CVT.

Os híbridos ficaram mais caros, o Altis Hybrid agora parte de R$  180.790, R$ 1.400 a mais que o valor praticado no último mês. Veja abaixo as versões e as suas respectivas reduções.

  • GLi 2.0 Flex 2023: de R$ 147.090 para R$ 146.790 (- R$ 300)
  • XEi 2.0 Flex 2023: de R$ 153.490 para R$ 153.190 (- R$ 300)
  • Altis Premium 2.0 Flex 2023: de R$ 176.290 para R$ 175.990 (- R$ 300)
  • GR-S 2.0 Flex 2023: de R$ 176.590 para R$ 175.390 (- R$ 1.200)
  • Altis Hybrid 2023: de R$ 179.390 para R$ 180.790 (+ R$ 1.400)
  • Altis Hybrid Premium 2023: de R$ 188.990 para R$ 190.490 (+ R$ 1.500)

Corolla Cross

Toyota Corolla Cross é a variante SUV do modelo. Veja os preços e as variações, a seguir
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Toyota Corolla Cross é a variante SUV do modelo. Veja os preços e as variações, a seguir

No Corolla Cross , as reduções foram menores. A versão de entrada XR, teve uma redução de R$ 1.090, e parte de R$ 157.690. Nas versões XRE e GR-Sport, o desconto fica na casa dos R$ 200 por versão.

Assim como no sedã, o Corolla Cross também ficou mais caro nas versões híbridas. A primeira com motorização eletrificada, agora parte de R$ 198.89, R$ 600 mais caro que anteriormente. Veja os preços das versões.

  • XR 2.0 Flex 2023: de R$ 158.780 para R$ 157.690 (- R$ 1.090)
  • XRE 2.0 Flex 2023: de R$ 172.190 para R$ 171.990 (- R$ 200)
  • GR-S 2.0 Flex 2023: de R$ 190.590 para R$ 190.390 (- R$ 200)
  • XRV Hybrid Flex 2023: de R$ 198.290 para R$ 198.890 (+ R$ 600)
  • XRX Hybrid Flex 2023: de R$ 206.190 para R$ 206.890 (+ R$ 700)

As versões híbridas são equipadas com motor a combustão de 1,8 litro flex, que gera 101 cv. Ele conta com o auxílio de um motor elétrico para proporcionar maior economia de combustível.

O Toyota Yaris também apresenta novos valores, porém, os descontos são bem mais modestos, e chegam a R$ 800.

Fonte: IG CARROS

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Toyota reduz preços de Corolla Cross e sedã

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Toyota Corolla 2023 traz descontos nas versões a combustão. Veja as variações de preço na matéria
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Toyota Corolla 2023 traz descontos nas versões a combustão. Veja as variações de preço na matéria

A Toyota promove pela segunda semana consecutiva o corte no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) nas variantes sedã e SUV do Corolla. No caso de carros 0 km, o abatimento alcançou 24,75%, contra os 18,5% anteriores.

Apesar do novo desconto, os valores praticados não terão uma grande redução. O preço dos modelos varia entre R$ 200 e R$ 1.200, apenas nas versões a combustão. Os interessados nos modelos híbridos, pagarão mais caro.

Quem apresentou o maior desconto foi a versão esportivada do Corolla sedã, a GR-S, que ficou R$ 1.200 mais em conta, e agora parte de R$ 175.390. Nas outras versões com motor 2.0 do sedã, a redução foi de R$ 300.

Todas as versões do Corolla sedã equipadas a combustão são equipadas com um propulsor 2.0 flex de 177 cv e 21,4 kgfm de torque, quando abastecido com etanol, e sempre aliado a um câmbio automático do tipo CVT.

Os híbridos ficaram mais caros, o Altis Hybrid agora parte de R$  180.790, R$ 1.400 a mais que o valor praticado no último mês. Veja abaixo as versões e as suas respectivas reduções.

  • GLi 2.0 Flex 2023: de R$ 147.090 para R$ 146.790 (- R$ 300)
  • XEi 2.0 Flex 2023: de R$ 153.490 para R$ 153.190 (- R$ 300)
  • Altis Premium 2.0 Flex 2023: de R$ 176.290 para R$ 175.990 (- R$ 300)
  • GR-S 2.0 Flex 2023: de R$ 176.590 para R$ 175.390 (- R$ 1.200)
  • Altis Hybrid 2023: de R$ 179.390 para R$ 180.790 (+ R$ 1.400)
  • Altis Hybrid Premium 2023: de R$ 188.990 para R$ 190.490 (+ R$ 1.500)

Corolla Cross

Toyota Corolla Cross é a variante SUV do modelo. Veja os preços e as variações, a seguir
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Toyota Corolla Cross é a variante SUV do modelo. Veja os preços e as variações, a seguir

No Corolla Cross , as reduções foram menores. A versão de entrada XR, teve uma redução de R$ 1.090, e parte de R$ 157.690. Nas versões XRE e GR-Sport, o desconto fica na casa dos R$ 200 por versão.

Assim como no sedã, o Corolla Cross também ficou mais caro nas versões híbridas. A primeira com motorização eletrificada, agora parte de R$ 198.89, R$ 600 mais caro que anteriormente. Veja os preços das versões.

  • XR 2.0 Flex 2023: de R$ 158.780 para R$ 157.690 (- R$ 1.090)
  • XRE 2.0 Flex 2023: de R$ 172.190 para R$ 171.990 (- R$ 200)
  • GR-S 2.0 Flex 2023: de R$ 190.590 para R$ 190.390 (- R$ 200)
  • XRV Hybrid Flex 2023: de R$ 198.290 para R$ 198.890 (+ R$ 600)
  • XRX Hybrid Flex 2023: de R$ 206.190 para R$ 206.890 (+ R$ 700)

As variantes com o motor híbrido são equipadas com um combustão de 1,8 litro flex, que gera 101 cv. Ele conta com o auxílio de um motor elétrico para proporcionar maior economia de combustível.

O Toyota Yaris também apresenta novos valores, porém, os descontos são bem mais modestos, e chegam a no máximo R$ 800.

Fonte: IG CARROS

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