Política MT
Fávaro admite disputar o governo contra Mauro com apoio de Lula: “Se for da vontade de Deus, eu quero”
O senador Carlos Fávaro (PSD), presidente do partido em Mato Grosso, admitiu nesta sexta-feira (15), em entrevista no Jornal do Meio Dia, da TV Vila Real, que pode disputar o Governo do Estado nas eleições deste ano. “Estou muito bem no Senado, aprovando vários projetos importantes para o Estado e para o Brasil. Agora, o futuro a Deus pertence. E eu posso sim ser candidato”, admitiu quando questionado pelo jornalista Lúcio Sorge, âncora do jornal.
Fávaro admitiu ainda que o seu nome surgiu durante encontro de lideranças da federação PT, PV e PCdoB com líderes do PP e MDB de Mato Grosso e o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, candidato a presidente nas eleições de outubro próximo.
“Venho cumprindo o meu mandato como senador da República com muita dedicação e gostaria de continuar pelos próximos quatro anos, mas não dá para negar que o desafio de poder ser governador de Mato Grosso é algo que todo político deseja, pensa em ter. Se for da vontade de Deus, no tempo de Deus, eu quero. É uma construção com o presidente Lula, onde iremos trabalhar a coordenação de sua campanha em Mato Grosso”, afirmou.
Segundo o senador e presidente do PSD, a única candidatura acertada com o ex-presidente Lula da Silva foi a do deputado federal Neri Geller (PP), ao Senado da República. “Por enquanto, estamos com o Neri como candidato ao Senado, e há uma conversa informal para esta minha candidatura ao governo, mas nada está ainda definido”, completou.


Política MT
Prefeito de Campo Verde migra do PSD para o União Brasil e reforça apoio a Mauro Mendes

Alexandre Lopes destacou alinhamento com os princípios do partido de Mauro Mendes
O prefeito Alexandre Lopes, do município de Campo Verde, saiu do PSD e se filiou ao União Brasil, reforçando seu apoio à reeleição do governador Mauro Mendes (UB). A decisão foi tomada na última segunda-feira (15).
De acordo com o gestor, a mudança de legenda é motivada pelo alinhamento com o União Brasil e pela identificação com a forma de gestão feita pelo governador Mauro Mendes, que representa o partido na candidatura à reeleição ao Paiaguás.
“O governador nos fez o convite para poder compor. Me identifico com esse sistema de gestão que ele tem feito e por isso decidi filiar ao União Brasil, tendo o nosso governador como referência”, relatou.
Com a vinda de Alexandre Lopes, o União Brasil passa a ter 41 prefeitos no Estado. Além disso, a candidatura de Mauro à reeleição tem o apoio de 140 dos 141 prefeitos.
“As nossas bases políticas são semelhantes e os valores também. Então nesse momento estamos indo para o União Brasil porque esse grupo não faz bem só a Mato Grosso, mas ao nosso município”, disse o prefeito.
Alexandre Lopes ainda ressaltou as importantes obras e parcerias feitas pelo Estado em prol de Campo Verde. “Por intermédio do governador, conseguimos fazer vários convênios que tem mudado a infraestrutura das escolas de Campo Verde, não só das escolas estaduais mas da escola técnica, que estava há quase 10 anos parada. Hoje temos iniciativas do Estado em 6 escolas simultaneamente”.
“Fora isso temos convênios assinados para grandes pavimentações, como é o exemplo do Assentamento do Osório, que são 20 km de asfalto e uma ponte, e a pavimentação de Santo Antônio da Fartura. Recebemos máquinas e recursos para outros setores, que tem nos ajudado muito”, completou.
Política MT
Deputado Allan Kardec recomenda e Cattani retira de tramitação em comissão projeto de caça esportiva
Deputado Professor Allan Kardec (PSB-MT) recomendou e o deputado Gilberto Cattani concordou em retirar de tramitação em comissão o Projeto de Lei 16/2022, sobre autorização para caça esportiva em Mato Grosso. Cattani, autor da proposta, adiantou que vai propor em sessão nesta quarta-feira da Assembleia Legislativa (ALMT) uma audiência pública para debater o tema.
O deputado do PSB foi acompanhado também pela retirada do projeto pelos deputados Wilson Santos (PSD) e Carlos Avallone (PSDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Recursos Minerais da ALMT.
O Professor Allan Kardec, vice-presidente da comissão, foi taxativo sobre a inutilidade do projeto e ao ecossistema do Pantanal e sugeriu que o Congresso Nacional precisa legislar uma lei clara sobre o tema.
“Um animal pode estar hoje aqui no Pantanal Norte e outro dia no Pantanal Sul. Uma anta pode estar aqui e atravessar o rio Pixaim e estar lá no Mato Grosso do Sul. Então quando ela vir para Mato Grosso, ela pode ser abatida ?? Um absurdo total”, questiona o deputado.
Indústria de armas
Ele chamou a atenção sobre interesses ocultos na proposta do colega deputado.
“Quem defende armas, que recebe incentivo de empresa ligada à produção de armas, é natural que faça esse tipo de defesa. É bem clara essa posição do deputado Cattani, está cristalizada. Quem defende a vida vai enterrar esse projeto e a possibilidade de liberar qualquer tipo de caça no Estado de Mato Grosso”, explicou.
O deputado ainda parabenizou a mobilização da sociedade civil e de ambientalistas para defender o tema.
Audiência pública
O deputado Carlos Avallone afirmou que o projeto está pautado para a próxima reunião na terça-feira (23/8). Ele ponderou, entretanto, que caso haja pedido de audiência pública, ela será feita antes da apreciação pela comissão.
-
Entretenimento11/08/2022 - 10:45
Sem convites desde 2019, Rosamaria Murtinho reclama da falta papéis na TV
-
Policial10/08/2022 - 07:05
Após denúncia, Polícia Federal resgata homens de trabalho escravo em fazenda de MT
-
Internacional11/08/2022 - 17:05
Vídeo: tropas russas bombardeiam conjunto habitacional em Donetsk
-
Registro Geral10/08/2022 - 17:50
Pesquisa apura entrada de Marcia Pinheiro ao Governo e saída de Natasha ao Senado
-
Política MT10/08/2022 - 14:33
Márcia foca no social, defende revisão no desconto de aposentados e sinaliza aos mais de 100 mil servidores
-
Jurídico12/08/2022 - 14:05
Estabelecimentos de saúde questionam piso salarial de profissionais de enfermagem
-
Policial10/08/2022 - 11:10
Maconha é apreendida na BR 364 em Rondonópolis
-
Esportes10/08/2022 - 11:10
Athletico trabalha aspectos técnicos e táticos para o desafio na Argentina