Fânia Helena Oliveira de Amorim tomou posse no cargo de procuradora de Justiça nesta quarta-feira (17), às 14h, no gabinete do procurador-geral de Justiça, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Cuiabá. A solenidade oficial de posse está marcada para 5 de fevereiro de 2026, data da próxima reunião do colegiado.
A nova procuradora de Justiça foi recepcionada pelo procurador-geral de Justiça e presidente do Colégio de Procuradores, Rodrigo Fonseca Costa. “Seja bem-vinda, desejamos sucesso nesse novo desafio profissional”, expressou.
Durante a cerimônia, Fânia Amorim agradeceu pelas boas-vindas. “Muito obrigada. Depois de 30 anos, olhando para trás, só sinto gratidão. Deus sempre esteve presente. Os senhores sabem disso melhor do que eu, inclusive o nosso procurador-geral, tão jovem, sabe como é desafiadora e intensa a vida de um promotor ou promotora. Muito obrigada. Só tenho a agradecer ao Ministério Público e dizer que estou à disposição”, declarou.
A promoção da nova procuradora foi realizada por antiguidade, conforme o Ato nº 1.016/2025-PGJ, publicado no Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (DOE-MPMT), edição nº 1569, de 12 de dezembro de 2025.
O termo de posse foi assinado pelo procurador-geral de Justiça e presidente do Colégio de Procuradores, Rodrigo Fonseca Costa, pela secretária do colegiado, procuradora de Justiça Rosana Marra, pelo corregedor-geral do Ministério Público, procurador de Justiça João Augusto Veras Gadelha, e pela empossada.
Também participaram da posse a subprocuradora-geral de Justiça Administrativa, Januária Dorilêo, a subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão, Anne Karine Louzich Hugueney Wiegert, o secretário-geral do MPMT, Adriano Augusto Streicher de Souza, a promotora de Justiça auxiliar da PGJ e coordenadora do Núcleo de Qualidade de Vida - Vida Plena, Gileade Pereira Souza Maia, e a mãe da procuradora, Yolanda Oliveira de Amorim.