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Cuiabá

Fanfarra é destaque nas atividades do maior conjunto de ações da história do Siminina

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Luiz Alves

A fanfarra do Programa Siminina tem sido uma das principais atividades desenvolvidas com as mais de 1 mil meninas inseridas nos 16 polos da Prefeitura de Cuiabá. No último sábado (07), 300 meninas das unidades do 1ª de Março, Três Barras, Drº Fábio e Jardim Renascer se apresentaram no desfile cívico da Independência do Brasil, na avenida Getúlio Vargas.

Segundo a primeira-dama Márcia Pinheiro, essa atividade tem feito bastante sucesso entre as alunas e os benefícios para o desenvolvimento infantil são inúmeros e vão além da musicalidade. “É muito interessante ver a dedicação que elas impõem na atividade de fanfarra. O contato com os instrumentos, o envolvimento com a música e a expressão de seus sentimentos, além de toda inteiração entre elas, trabalho em equipe, a disciplina e muito mais”, apontou.

A fanfarra é uma agremiação musical que utiliza instrumentos de percussão e sopro executado com marchas sincronizadas. A coordenadora do Siminina, Dalma Beatriz, salienta que a atividade faz parte da nova roupagem instalada no programa idealizada pela primeira-dama e presente nas diretrizes de trabalho da atual administração.

“A repaginação do Siminina trouxe diversas atividades e a fanfarra tem sido uma das principais. A nossa intenção é transformar o Siminina em um local de aprendizagem, algo que venha a contribuir na formação dessas meninas em mulheres independentes e empoderadas”, explicou Dalma.

O programa Siminina têm recebido o maior conjunto de ações de toda sua história com atividades como ballet, fanfarra, artesanato, inglês, dança regional, judô, alfabetização e muito mais. Além disso, a faixa etária de atendimento aumentou em 1 ano (14 aos 15 anos) para o trabalho de cursos profissionalizantes como informática básica e intermediária de modo preparativo ao mercado de trabalho.  

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
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Cuiabá

Adilson apresenta lei para identificação e tratamento da dislexia

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Com o objetivo de identificar e tratar dislexia em pessoas atendidas pelas redes públicas de ensino da capital , o Vereador Adilson Levante (PSB), apresentou o projeto, que cria um programa para a detecção precoce e acompanhamento integral de estudantes. A proposta é desenvolver e manter Programa de Identificação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de educando com Dislexia, Discalculia e TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

‘A ideia é que no início do ano letivo, pais e alunos deverão ser entrevistados para que a escola tenha melhor possibilidade de fazer uma identificação precoce de algum transtorno de aprendizagem’, explica o vereador.

Outro ponto do projeto é estabelecer parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e outras secretarias e órgãos de natureza governamental e não-governamental para a oferta dos cursos de capacitação aos professores. As Instituições de Ensino deverão ofertar uma equipe multidisciplinar de apoio para a realização de identificação precoce e a orientação para uma efetiva inclusão destes alunos com Dislexia, Discalculia e TDAH.

O parlamentar aponta que problemas como estes contribuem de forma significativa para evasão escolar. ‘ Problemas como estes podem acarretar no abandono escolar, que geralmente podem culminar em complicações psicológicas e deixam os jovens vulneráveis’, aponta Adilson.

A dislexia é identificada naqueles com dificuldade de aprendizado da linguagem – como leitura, soletração e escrita – da linguagem expressiva ou receptiva e das linguagens corporal e social. É um distúrbio que afeta o aprendizado de crianças e adolescentes, bem como o cotidiano e o desempenho profissional de adultos que não são devidamente diagnosticados quando mais jovens.

O chamado “Programa Municipal de Identificação e Tratamento da Dislexia” consiste em aplicar o exame de diagnóstico em todos os alunos matriculados ou que se matriculem em escolas municipais e nos pacientes que apresentarem sintomas ou sinais após serem examinados nas unidades de saúde municipais.

O programa, por meio das secretarias de Educação e de Saúde, deverá manter a capacitação permanente dos profissionais de educação e de saúde para que tenham condições de identificar os sinais de dislexia e outros transtornos de aprendizagem.

“Cabe ao Poder Público empreender esforços para que esse tipo de distúrbio seja identificado e tratado, visando aumentar as oportunidades e a qualidade de vida dos cidadãos”, justificou o vereador.

O projeto continua tramitando no legislativo e Adilsom pede o apoio dos pares para a provação da lei.

Saiba Mais :

Hiperatividade, déficit de atenção, TDAH e dislexia têm tratamento e um bom diagnóstico faz toda a diferença na vida do portador.

São diferentes nomenclaturas e siglas. Apesar da proximidade entre elas, a hiperatividade, a dislexia e o transtorno de atenção podem atrapalhar a vida e a inserção social de crianças, adolescentes e adultos por um longuíssimo tempo até o diagnóstico preciso.

A boa notícia é que nada disso é doença e, embora sejam distúrbios crônicos, todos têm tratamento. Acredite: é perfeitamente possível que os portadores tenham uma vida feliz, realizada e bem sucedida. São pessoas capazes, diferentes apenas nos mecanismos cerebrais.

Câmara de Cuiabá | Elizângela Tenório

Fonte: Câmara de Cuiabá
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Cuiabá

Plenarinho passa por manutenção e será reinaugurado nesta terça, dia 18

Publicado

Câmara Municipal de Cuiabá

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá inaugura nesta terça-feira, dia 18, o novo auditório Ana Maria do Couto, o “plenarinho”. A solenidade será realizada a partir das 17 horas.
A inauguração marca a reestruturação do local, que passou por uma manutenção completa para atender a população de forma mais efetiva a partir deste ano de 2020.
O espaço será utilizado para promoção de cursos de capacitação, palestras, reuniões, audiências públicas, dentre outras. “Esse é um lugar coringa na Câmara, que é utilizado para diversos fins, mas estava desestruturado devido ao tempo e a falta de manutenção adequada. Então, fizemos essa manutenção para melhor atender as demandas do Legislativo”, pontuou o presidente do Legislativo Cuiabano, vereador Misael Galvão (PTB).
Conforme o secretário de Manutenção e Patrimônio do Legislativo Cuiabano, Marcelo Oliveira, o espaço teve que passar por drenagem para evitar a entrada de água, e também foi feito o nivelamento do piso com instalação de porcelanato.
“Além disso, também fizemos a troca de todo o sistema elétrico como tomadas e iluminação, pintura geral, instalação de um novo sistema de som, além da mobília, tendo em vista que a antiga já estava se deteriorando”, completou o secretário.
O que? Inauguração o novo auditório Ana Maria do Couto – “plenarinho”
Quando? Nesta terça-feira, dia 18, às 17 horas
Onde? Câmara Municipal de Cuiabá.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

Fonte: Câmara de Cuiabá
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