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Famosos anunciam bebidas alcoólicas e desrespeitam CONAR

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Rodrigo Simas%2C Anitta e Thiago Martins
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Rodrigo Simas, Anitta e Thiago Martins

Caros leitores, antes de começar esta matéria é importante alertar que, durante a pandemia que assola o mundo, o Brasil teve um aumento de 32% no consumo de bebidas alcoólicas. Vale lembrar que o consumo de bebidas alcoólicas deve ser tratado com cautela, já que afeta diretamente o sistema imunológico. O álcool influencia na absorção de nutrientes do nosso organismo, então não adianta ter uma alimentação regrada, já que todo esse trabalho pode ser comprometido com a ingestão de bebidas alcoólicas.

No Brasil existe uma regulamentação do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que diz que bebidas alcoólicas não podem ser associadas a algumas situações, ainda mais usando famosos para promover essas bebidas. Mas parece que a nova Skol Beats Zodiac não está nem ai para essas recomendações, já que fere várias delas para vender seus produtos como vamos mostrar a seguir:

Segundo o item 2 da regulamentação do CONAR está definido o princípio da proteção às crianças e adolescentes: não terá crianças e adolescentes como público-alvo. Diante deste princípio, os anunciantes e suas agências adotarão cuidados especiais na elaboração de suas estratégias mercadológicas e na estruturação de suas mensagens publicitárias. Dito isso vamos aos itens:
A) as mensagens serão exclusivamente destinadas a público adulto, não sendo justificável qualquer transigência em relação a este princípio. Assim, o conteúdo dos anúncios deixará claro tratar-se de produto de consumo impróprio para menores; não empregará linguagem, expressões, recursos gráficos e audiovisuais reconhecidamente pertencentes ao universo infanto-juvenil, tais como animais ‘humanizados’, bonecos ou animações que possam despertar a curiosidade ou a atenção de menores nem contribuir para que eles adotem valores morais ou hábitos incompatíveis com a menoridade;

B)o planejamento de mídia levará em consideração este princípio, devendo, portanto, refletir as restrições e os cuidados técnica e eticamente adequados. Assim, o anúncio somente será inserido em programação, publicação ou web-site dirigidos predominantemente a maiores de idade. Diante de eventual dificuldade para aferição do público predominante, adotar-se-á programação que melhor atenda ao propósito de proteger crianças e adolescentes;

Nenhum dos dois itens são respeitados pela empresa de bebidas haja vista que, entre outras pessoas, a campanha tem como estrelas Anitta, Rodrigo Simas, Gretchen e Thiago Martins como chamariz. Tudo para atrair a atenção do consumidor. Anitta, vale ressaltar, tem grande apelo com o público infanto-juvenil, tanto que, antes da pandemia ela possuía um show exclusivo para as crianças, essas mesmas crianças que acessam suas redes sociais todos os dias. Sem esquecer de seu desenho infantil, o ‘Clube da Anittinha’. Em vídeo postado pela cantora em suas redes socais, em nenhum momento das imagens são citados os problemas que o consumo do álcool pode trazer, ou recomendações de alerta, tais como: ‘se for menor de 18 anos, não beba’, ‘consumo de álcool pode ocasionar dependência’, etc. Pelo contrario, o vídeo dá a entender que o consumo da bebida te deixa mais atraente e sensual, como prova o texto dito por Anitta: “Áries, o signo é quente, a Beats Zodiac também, cuidado para não se queimar”. O texto é falado enquanto a cantora faz movimentos sensuais e o vídeo é todo feito na cor vermelho, o que claramente remete à sensualidade.

Vale ressaltar que a única advertência que contém no anúncio é para beber com moderação. Sendo assim, será que um fã de 13 anos da cantora sabe que ele não pode beber aquilo, nem com moderação? Digo 13 anos porque essa é a idade permitida pelo Instagram para que alguém possa ingressar na rede social, mas é de conhecimento de todos que crianças com muito menos idade tem perfis nestas plataformas. O Instagram conta hoje com 38% de seu público na faixa entre 16 e 18 anos.

Também é importante frisar que as redes sociais de nenhum dos contratados possui restrição ou avisos explicativos para que menores de idade possam entender os malefícios que o produto pode causar. Ao contrário disso, as publicações são associadas a cores fortes, músicas de festas e a signos, itens que atraem os adolescentes.

Rodrigo Simas também tem sua propaganda para a bebida alcoólica, mas vale citar que o ator fez muito sucesso com Juliana Paiva na novela juvenil ‘Malhação’, onde até hoje são conhecidos como o casal ‘Fatinha e Bruno’, o que faz o ator famoso entre os jovens adolescentes. Mas isso não pareceu impedimento para a marca, já que passaram por cima de outra recomendação e associam a bebida a ser uma pessoa decidida e confiante, como prova o texto do ator: “Capricórnio, sempre no corre… para fazer o melhor rolê com Beats Zodiac”. Vamos agora ao item 3 do código regulamentação do CONAR que diz:
Princípio do consumo com responsabilidade social: a publicidade não deverá induzir, de qualquer forma, ao consumo exagerado ou irresponsável. Assim, diante deste princípio, nos anúncios de bebidas alcoólicas:

A) eventuais apelos à sensualidade não constituirão o principal conteúdo da mensagem;

B) não conterão cena, ilustração, áudio ou vídeo que apresente ou sugira a ingestão do produto;

C) não serão utilizadas imagens, linguagem ou argumentos que sugiram ser o consumo do produto sinal de maturidade ou que ele contribua para maior coragem pessoal, êxito profissional ou social, ou que proporcione ao consumidor maior poder de sedução;

D) não serão empregados argumentos ou apresentadas situações que tornem o consumo do produto um desafio nem tampouco desvalorizem aqueles que não bebam; jamais se utilizará imagem ou texto que menospreze a moderação no consumo;

Como já descrito nas regulamentações, os modelos usado na ação não devem sugerir a ingestão do produto, mas é possível ver tanto Rodrigo, quanto Anitta, Gretchen e Thiago Martins com o produto na mão. No caso de Gretchen e Anitta, é possível entender que ambas as cantora estão em festas e a bebida alcoólica traz animação. Gretchen ainda deixa uma recomendação: “Só não mude de Beats Zodiac”. Sim, é feita uma indicação para que se use o produto alcoólico e seja fiel a ele.

Já no caso de Thiago Martins, a propaganda dá a entender que consumir a bebida alcoólica te traz o “rolê” perfeito. É importante lembrar que a cidade do Rio de Janeiro, onde Anitta, Rodrigo e Thiago moram, teve um aumento de 121% no número de motoristas alcoolizados pegos na Lei Seca. Será mesmo que beber e dirigir traz o rolê perfeito?

Rodrigo Simas não fez somente propaganda para Beats Zodiac, mas também para a cerveja Becks. No vídeo, ele aparece dando a entender que está bebendo a “cerveja x”. A ideia do vídeo da cervejaria é que o público ouça músicas produzidas por DJ’s que são destaques em festas e na cena musical e beba qualquer cerveja para provar que em 73 hertz, todas são amargas.

No vídeo, vale destacar que, de novo, não dá nenhuma indicação dos males que a bebida alcoólica pode causar, somente incentivando ao consumo do produto.

O que fica comprovado é que celebridades não estão nem aí para seus respectivos públicos, estando preocupadas somente com seus bolsos e as cervejaria como Ambev e Becks não respeitam as regulamentações do CONAR. Será que as redes sociais são terra de ninguém?

Procurado pela coluna, o CONAR não retornou o contato até o fechamento desta matéria.

Fonte: IG GENTE

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Faa Morena mistura poesia e erotismo em livro de receitas da quarentena

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Faa Morena
Divulgação/Andréa Dallevo

Faa Morena

Se, por um lado, o distanciamento social adia vida e planos, por outro, dá margem a novos sonhos e possibilidades. Que o diga Faa Morena, ex-apresentadora do programa “Ritmo Brasil”, da RedeTV!, que está dedicando parte de seu tempo para registrar suas incursões na cozinha. O intuito? Lançar um projeto literário, contendo poesia e erotismo. “Porém, bem leve e elegante”, como fez questão de frisar durante rápido bate-papo com o iG Gente. 

Ainda de acordo com a psicóloga, que deu lugar à paixão e à arte de apresentar, cantar e escrever, o pontapé inicial para esse trabalho se deu enquanto fazia a atualização do seu caderno de culinária, “já que algumas receitas não deram certo por serem muito complicadas ou por estarem com ingredientes ultrapassados”. A partir daí, nasceram os primeiros versos associados a um prato e a um momento que a faz se lembrar de sua família. 

Desde então, não parou mais. “Depois, pensei em outra experiência gastronômica e, instantaneamente, fiz outra poesia, mas aí já não tinha mais a ver com uma situação familiar. Era mais erótica. E assim foram surgindo as ideias. Resolvi  mesclar todas elas”, confidenciou a artista, que, embora confinada, mantém seu ritmo de escrita: “Estou gostando do que vejo e até me divertindo, porém ainda está no início, mas tenho certeza de que vai dar caldo, e de feijão”. Alguém duvida?

Fonte: IG GENTE

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Fernando Medeiros dá sete dicas para aproveitar o começo de ano e se exercitar

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Fernando Medeiros
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Fernando Medeiros

Todo começo de ano é uma nova oportunidade de fazermos diferente. Com frequência, estabelecemos objetivos e traçamos planos, tentando mudar aquilo que nos incomoda. Entretanto, uma das resoluções mais famosas, sem dúvida, é a prática de atividades físicas. Mas como começar uma nova rotina, que requer bastante foco e determinação, e não desanimar com o passar do tempo? 

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Fernando Medeiros

Pensando nisso, fomos atrás de Fernando Medeiros, que, apesar de ser lembrado até hoje por sua passagem marcante pela décima quinta edição do reality show global “Big Brother Brasil”, é professor e especialista em exercícios físicos e bem-estar. Com base nos seus conhecimentos sobre vida saudável, ele passou algumas orientações importantes para quem quer chegar ao fim de 2021 com esse propósito atingido.

Fernando Medeiros
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Fernando Medeiros

1. Seja realista

“Em diversos levantamentos, os cuidados com as saúdes física e mental são sempre os mais lembrados pelas pessoas que querem um recomeço. Os desejos podem ser: aprimorar o desempenho físico, perder peso, melhorar hábitos de alimentação e sono, parar de fumar e de beber, por exemplo. Mas, para todos, a dica inicial que eu dou é a mesma: pensar em metas alcançáveis, no máximo duas ou três, e não focar os resultados rápidos”, afirmou.

2. Pense nos benefícios 

Após esse primeiro passo, é comum que a rotina ande, mas, depois de um tempo, estacione novamente, de acordo com Fernando. “Com a correria do dia a dia, a gente sente dificuldades em manter as metas, e desanimamos. Meu conselho para que os objetivos não se percam ao longo do ano é que a pessoa sempre pense no resultado final”, indicou o especialista. 

“Às vezes, queremos mudanças rápidas, como dietas mirabolantes, restrições, excesso de treino e efeitos em um ou dois meses, mas esse não é o caminho. Um resultado satisfatório tem de ser pensado em médio e longo prazo, principalmente quando isso envolve a nossa saúde.”

3. Não se cobre de forma excessiva

Você viu?

Descobrir novos hábitos e maneiras de se cuidar é outra prática que faz a diferença na hora de tornar a rotina mais estimulante. Evitar a autocobrança excessiva também é fundamental, segundo nos contou Fernando. “Somos seres humanos e não funcionamos de forma linear, avançando e melhorando sem parar. Em determinados dias, podemos ficar com preguiça e comer as tão temidas ‘besteiras’. Isso é natural e não deve ser motivo para nos culparmos o tempo inteiro.” 

4. Permita-se dias de descanso

Sim, o carioca, que é casado com a também ex-BBB Aline Gotschalg e é pai do fofo Lucca, de apenas quatro anos, recomendou o método da recompensa para os dias em que bate o desânimo, como um jeito de não perder o foco, mesmo quando ocorrem essas “escapadas”. 

“Se eu mantive uma boa alimentação durante quatro ou cinco dias consecutivos, me exercitei, pelo menos, trinta minutos diariamente, então posso me recompensar com um de descanso, para fazer refeições mais calóricas. Faz muito sentido para um planejamento anual, já que tudo que é restritivo e excessivo nos cansa.”

5. Não tenha medo de recomeçar

Vale destacar, é claro, que isso não quer dizer que a pessoa deva meter totalmente o pé na jaca e desistir de seus propósitos. Um dos principais erros de quem planeja criar o hábito da atividade física é ligar o “dane-se” depois de perder um dia de treino ou vacilar na alimentação. 

“É comum pensarmos: ‘Ah, já não treinei ontem mesmo! Então deixa, semana que vem recomeço’. Mas não faça isso. Mesmo não cumprindo seu objetivo em um dia, no dia seguinte, você pode recuperar e voltar sem nenhum problema”, pontuou. 

6. Encare o exercício como lazer

Quem busca uma rotina mais saudável e equilibrada ainda precisa virar a chavinha e mudar um pouco a forma de encarar o treinamento físico. Uma das maneiras é pensar nele como lazer, e não como obrigação, para que se torne mais leve e divertido. “Vai ser um momento só seu, no qual você pode ouvir uma boa música, assistir a uma série, acompanhar um podcast ou simplesmente pensar na vida”, opinou Fernando.

7. Não deixe de se hidratar

A garrafinha de água também não pode faltar! Carregue sempre uma com você, antes, durante e depois de se exercitar. “Além do poder da hidratação, sempre que olhar para ela, vai se lembrar de que deve se cuidar. Assim, gera compromisso e se torna um símbolo de saúde”, destacou.

“Costumo dizer o seguinte: se a saúde vai bem, nada vai mal. Tanto a física quanto a mental são os principais combustíveis para executarmos todos os nossos propósitos. Devemos entender que os cuidados devem se tornar rotina por meio de hábitos positivos”, completou.

Fonte: IG GENTE

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