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Falta uma semana para o Enem: YouTube oferece ‘aulão’ hoje

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Olhar Digital

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Unsplash

YouTube planeja ‘aulão’ para o ENEM


Neste sábado sábado (26) o canal ” YouTube Edu ” vai transmitir ao vivo um “aulão” especial para o Enem 2019 . A transmissão está programada para acontecer às 13h30 (pelo horário de Brasília), e vai ter duração de cerca de quatro horas. O YouTube já havia feito a revisão em anos anteriores, que conta com a participação de youtubers educacionais famosos e costuma atrair milhares de visualizações. 

Este ano, a transmissão será comandada pelo youtuber Felipe Castanhari , do canal Nostalgia , e conta com a participação de canais como Plantão do Matemático, ProEnem, Chama o Físico, Eduardo Gafa, Português para Desesperados, Literatura Legal, QG do Enem, HistoriAção Humanas, e Descomplica. Eles vão tirar dúvidas ao vivo de pessoas que enviarem suas perguntas por meio da hashtag  #ENEMnoYoutubeEDU  no Twitter .

Leia também: É hora de revisar: conheça 6 aplicativos que vão te ajudar no ENEM

A iniciativa do YouTube reforça um compromisso assumido por eles de incentivar projetos educacionais na plataforma , para formentar o conhecimento. Em 2018 eles anunciaram um investimento de US$ 20 milhões no YouTube Learning . Já em 2019 foi divulgada a criação de um novo recurso, chamado “Playlists Educativas”. 

O Enem 2019 vai acontecer nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro domingo (3) serão aplicadas uma redação e duas provas – de linguagens, códigos e suas tecnologias e de ciências humanas e suas tecnologias. A semana seguinte será destinada a exatas, com as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. 

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Anonymous acusa TikTok de espionagem: “Delete o aplicativo agora”

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TikTok Anonymous
Tarik Haiga/Unsplash

Anonymous acusam TikTok de espionagem


Um perfil no Twitter da  rede de hackers Anonymous acusou o TikTok de fazer espionagem para o governo chinês, e pediu que os usuários excluam o aplicativo


“Exclua o TikTok agora”, diz a publicação. “Se você conhece alguém que o está usando, explica a ele que se trata essencialmente de um malware operado pelo governo chinês executando uma operação de espionagem maciça”.


A publicação foi feita compartilhando o tweet de um desenvolvedor que revelou dados que o TikTok coleta de seus usuários. 

Ao jornal espanhol 20 minutos, o TikTok afirmou que leva muito a sério as alegações feitas, e que está conduzindo uma revisão completa do aplicativo. “Nossa equipe de segurança da informação conduz um processo contínuo para verificar e corrigir vulnerabilidades de segurança. Incluímos empresas de segurança de classe mundial nessas avaliações”, diz a empresa. 

Fase não está boa

A acusação da Anonymous não veio de forma isolada. Na última semana, usuários do iOS 14 encontraram indícios de que o  TikTok estava espionando o que era copiado na área de transferência dos celulares. 

Além disso, o  aplicativo foi banido da Índia  junto com diversos outros apps chineses, em um movimento anti-China observado no país. 

Nesta segunda-feira (06), Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA, disse à Fox que o país está certamente avaliando banir o TikTok e outros aplicativos chineses.

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Tecnologia

Primeira rede de Wi-Fi gratuita é instalada em Heliópolis

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Wi-Fi
Divulgação

Wi-Fi gratuito é distribuído em Heliópolis


A primeira rede de Wi-Fi gratuita foi lançada em Heliópolis, na capital paulista. Chamada de NoFluxxo, a rede está espalhada em pontos estratégicos da comunidade, alcançando quase 30 mil moradores com internet de qualidade. 


A iniciativa foi criada pela Outdoor Social, empresa de publicidade que pretende expandir o projeto para mais 14 comunidades brasileiras. O Wi-Fi de Heliópolis é um projeto piloto, que funciona em parceria com a Associação de Moradores.

Para usar o Wi-Fi , é só procurar pela rede NoFluxxo e fazer um cadastro. Diversos pontos estratégicos da comunidade possuem antena para a rede, que tem alcance de 70 metros. 

Para viabilizar o projeto, a solução foi publicidade . “Nós encontramos uma forma de democratizar o acesso à internet de qualidade nas comunidades, por meio do patrocínio de marcas”, conta Emilia Rabello, fundadora do Outdoor Social. 

Em troca da rede gratuita, os moradores da comunidade fornecem dados no cadastro, que são utilizados pela empresa para vender publicidade. “As classes C, D e E representam 76% da população brasileira, mas são constantemente negligenciadas em planejamentos de comunicação, muito focados atualmente em mídias exclusivamente digitais, que simplesmente não chegam a esse público”, diz Emilia.

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