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Falta de capacidade para investimento levou Estado a buscar concessão de rodovias, afirma secretário

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De acordo com Marcelo Oliveira, Estado não tem condições de recuperar e fazer a manutenção das estradas

O secretário de Infraestrutura do Estado, Marcelo de Oliveira, aposta na concessão de rodovias para garantir a pavimentação e manutenção de estradas em Mato Grosso. “Nós estamos com mais de 14 processos de manifestação de interesse que vamos colocar no mercado ainda este ano”, disse o secretário durante assinatura do contrato de concessão de recuperação total e manutenção do trecho correspondente à região das rodovias MT-320 e MT-208 – entre Alta Floresta, Carlinda, Nova Canaã do Norte, Colíder e Nova Santa Helena, no norte de Mato Grosso, que somados totalizam 188,2 km, pelo governo do Estado.

“É o futuro do Estado, que é muito grande. Hoje nos temos oito mil quilômetros de estradas que temos que dar manutenção. Não temos como dar manutenção e fazer novas estradas. Falta capacidade de investimento e de endividamento para o Estado”, disse o secretário.

“Precisamos das nossas estradas interligando as rodovias federais e com os novos modais que estão entrando, como as ferrovias. É inadmissível em 10 anos não termos todas as nossas rodovias com perfeito acesso às BRs e aos terminais ferroviários”, ponderou.

Segundo ele, a assinatura de contrato com a Via Brasil para rodovias no norte mato-grossense oficializa o trabalho do Estado nesse sentido e agiliza um processo com o consórcio que deveria ter iniciado já em 2018.

“A rodovia não está em boas condições, mas não podíamos entrar para fazer a manutenção porque ela já estava concessionada e agora, após a empresa apresentar o plano de trabalho e ele ser aprovado, nosso papel é fiscalizar a manutenção e todas as obras de investimentos que estão previstas”, explicou Marcelo de Oliveira. Somente após a realização das melhorias, prosseguiu ele, a concessionária estará liberada para cobrança de pedágio.

Dos quase 33,5 mil quilômetros de rodovias estaduais em Mato Grosso, ao menos 985 são concedidos à iniciativa privada. As informações são da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística.

“São quilômetros de estradas que temos que dar manutenção e o estado não tem condições. Nós vamos sempre ficar com esse grande problema que é a capacidade de endividamento, falta de capacidade de pagamento”, disse.

 

 

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