Jurídico
Faculdade Vizivali deve pagar indenização por danos morais para aluna que teve diploma invalidado após graduação
Publicado
25/11/2020 - 15:50
A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) deu provimento ao recurso interposto por uma mulher de 44 anos de idade, moradora de Curitiba, e condenou a Vizivali – Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 10 mil. A autora da ação frequentou curso de capacitação em nível de graduação por dois anos na faculdade paranaense, mas ao término das aulas não teve o seu diploma validado. A decisão foi proferida de maneira unânime pelo colegiado em sessão virtual de julgamento realizada ontem (24/11).
O caso
A mulher ingressou na Justiça contra a União, o Estado do Paraná e a Vizivali a fim de receber uma indenização por danos morais, visto que após a colação de grau, ocorrida em 2008, foi descoberto que o diploma de graduação não havia sido reconhecido pelo Ministério da Educação.
No processo, ela narrou que se matriculou no Programa Especial de Capacitação em Exercício para Docência dos anos iniciais do ensino fundamental e da educação infantil, na modalidade semi-presencial, oferecido pela Faculdade. Afirmou que concluiu o curso, sendo aprovada com média e frequência exigidas, entretanto, ao final não recebeu seu diploma.
Sentença
O juízo da 3ª Vara Federal de Curitiba, em novembro de 2019, julgou o pedido improcedente. Para a magistrada de primeira instância, havia ocorrido a prescrição da pretensão da autora.
“Conforme reiterado posicionamento do TRF4, em ações envolvendo as irregularidades da Faculdade Vizivali, o termo inicial da contagem do prazo prescricional consiste na data em que publicado o Parecer n° 139/2007 do Conselho Nacional de Educação, qual seja 27/08/2007, pois constitui interpretação definitiva do Poder Público sobre a questão no que tange à irregularidade do Programa de Capacitação e à impossibilidade da certificação. Nesse sentido, decorrido o prazo quinquenal entre a publicação do Parecer e o ajuizamento da presente ação, é mister reconhecer a prescrição dos pedidos deduzidos”, ressaltou a juíza.
Recurso
A autora recorreu da sentença interpondo recurso junto ao TRF4.
Na apelação cível, ela postulou a reforma da decisão, defendendo que o termo inicial da prescrição deveria ser na data da ciência da lesão ao direito subjetivo, ou seja, da data da colação de grau, e não a partir da publicação do Parecer n° 139/2007.
Acórdão
A desembargadora federal Vânia Hack de Almeida, relatora do processo na Corte, interpretou em seu voto que “como não há informação precisa sobre a data em que o registro do diploma foi negado, não é possível indicar, com exatidão, o dia em que o direito tutelado foi lesionado. Consequentemente, é possível entender que a data da ciência inequívoca da lesão do direito pelo seu titular para fins de contagem do prazo prescricional ocorre a partir da colação de grau, em 27/09/2008, pois foi neste momento que nasceu, de fato, a pretensão ressarcitória”.
A relatora ainda analisou que como à época a apelante era estagiária na instituição de ensino, seu caso deve ser julgado como tal, de acordo com os padrões estabelecidos para os processos da Vizivali. “Portanto, com esteio em precedentes e entendimento do Superior Tribunal de Justiça, impõe-se a condenação tão somente da Fundação Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu – Vizivali para suportar os prejuízos alegados pela parte autora, sem direito ao registro do diploma. A ré deverá arcar com o pagamento de indenização por danos morais, no valor de R$10.000,00, tendo em vista ser o montante entendido por esta Terceira Turma como razoável e proporcional pelos prejuízos sofridos a título de danos morais. Afastada a responsabilidade do Estado do Paraná e da União, deve ser reconhecida a improcedência do pedido quanto a tais entes públicos”, concluiu a desembargadora.
O colegiado votou por unanimidade em dar provimento à apelação, fixando a prescrição a partir da colação de grau da autora e responsabilizando a Vizivali pelo pagamento de indenização por dano moral.


Jurídico
PCdoB solicita continuidade do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda
Publicado
22/01/2021 - 23:24
PCdoB solicita continuidade do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) ajuizou, no Supremo Tribunal Federal (STF), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6662, em que pede a extensão da vigência dos efeitos do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, instituído pela Lei 14.020/2020. A vigência da lei está restrita à duração do estado de calamidade pública (31/12/2020, segundo o Decreto Legislativo 6/2020) e à vigência da Lei 13.979/2020, que trata das medidas de enfrentamento da pandemia, também questionada pelo partido. A ação foi distribuída, por prevenção, ao ministro Ricardo Lewandowski, que, em dezembro, deferiu liminar em outra ação (ADI 6625) para estender a vigência de dispositivos da Lei 13.979/2020 que estabelecem medidas sanitárias para combater à pandemia da Covid-19.
Trabalhadores mais vulneráveis
Na ação, o PCdoB argumenta que o Programa Emergencial foi uma “importante garantia contra a ruína dos mais variados setores da economia” e deu maior proteção a trabalhadores mais vulneráveis, como grávidas, idosos e pessoas com comorbidades. A lei permitiu a suspensão de contratos de trabalho, a redução de jornada de trabalho e de salário, na mesma proporção, com o pagamento, pelo governo federal, da diferença.
No entanto, o partido alega que se a Lei 14.020/2020 não vigorar mais, os empregadores determinarão o retorno de seus empregados ao trabalho, situação que pode caracterizar “verdadeira tragédia” em relação aos trabalhadores do grupo de risco. “São pessoas que, por sua condição física, têm menor resistência às doenças em geral, e, por óbvio, ao novo coronavírus”, sustenta.
Com base na Constituição Federal, o PCdoB argumenta que o Programa Emergencial visa proporcionar a existência digna aos trabalhadores (artigo 170) e a busca do pleno emprego (artigo 170, inciso VIII). Assim, considera necessário que as medidas previstas na Lei 13.979/2020, além do programa instituído pela Lei 14.020/2020, integrem o arsenal normativo à disposição das autoridades públicas para combater a pandemia e garantir existência digna à população brasileira.
O partido pede a concessão de liminar para afastar a limitação temporal imposta na legislação e para assegurar a continuidade do Programa Emergencial até o término da vigência da Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Portaria 188/2020 do Ministro da Saúde) ou até o término da emergência internacional de saúde decorrente do coronavírus, em decisão da Organização Mundial de Saúde (OMS).
EC/AD//CF
30/12/2020 – Lewandowski estende vigência de medidas sanitárias contra Covid-19
Jurídico
Ministra estende licença-maternidade para mãe de bebê internado desde nascimento prematuro
Publicado
22/01/2021 - 23:24
Ministra estende licença-maternidade para mãe de bebê internado desde nascimento prematuro
A ministra Rosa Weber, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu medida cautelar na Reclamação (RCL) 45505 para que a licença-maternidade de 120 dias de uma enfermeira de Conceição do Mato Dentro (MG) tenha como marco inicial a alta hospitalar da filha, internada desde o nascimento prematuro, em julho do ano passado, até o momento. A ministra, que está no exercício da Presidência da Corte, responde pelo plantão desde o dia 18.
Decisão do Juizado Especial Federal de Minas Gerais deferiu liminar para determinar que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) garanta à mãe o direito à prorrogação da licença pelo tempo da internação da filha, desde que não ultrapassado o prazo total de 180 dias, utilizando, por analogia, o artigo 18, parágrafo 3º, da Lei 13.301/2016, que trata das crianças que nascem com sequelas neurológicas decorrentes de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. Na Reclamação, a mãe aponta, como paradigma desrespeitado, a decisão do STF na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6327, em que o Plenário, ao confirmar liminar concedida pelo ministro Edson Fachin, passou a considerar a data de início da licença-maternidade e do salário-maternidade como sendo o dia da alta hospitalar do recém-nascido ou da parturiente, o que ocorrer por último.
Na análise preliminar do caso, a ministra Rosa Weber considerou, diante da ausência de previsão de alta hospitalar da criança, que houve violação da decisão do STF na ADI 6327. Ela lembrou que o relator da ação, ao analisar o tema, ponderou que a efetivação dos direitos sociais (como a proteção à maternidade e à infância) exige, para a concretização da igualdade, uma atuação positiva do Estado que garanta a absoluta prioridade dos direitos da criança, sobretudo à vida e à convivência familiar.
A concessão da liminar leva em conta, ainda, que a prorrogação da licença-maternidade deferida pela Justiça Federal termina no fim de janeiro.
SP/AD//CF
3/4/2020 – Licença-maternidade começa a contar a partir da alta da mãe ou do recém-nascido

Envie sua denúncia

Andressa Suita comemora o aniversário ao lado das amigas

Segundo dia de Enem tem abstenção de 55,3%

Rondônia estuda transferir pacientes com covid-19 para outros estados

Avião da FAB com pacientes de Manaus pousou em Cuiabá sem intercorrências com os pacientes

Inep e MEC fazem balanço após segundo dia de provas do Enem
Política MT


Deputado condena quem critica Bolsonaro e anuncia saída do ‘PSL infiel’
O deputado estadual Sílvio Fávero (PSL), bolsonarista convicto, em conversa com jornalistas na sexta-feira (22), durante entrega de 250 viaturas...


Botelho diz que BRT é fato consumado e que é preciso união para resolver “aquele problemão”
FLÁVIO GARCIA/ Especial para ODOC O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (DEM), em fala com jornalistas...


Comissão de Segurança da ALMT garante reforma da Delegacia de Nortelândia
Deputado Delegado Claudinei garantiu a reforma do prédio da Delegacia de Nortelândia Foto: SAMANTHA DOS ANJOS FARIAS O deputado estadual...
Policial


Polícias Civil e Militar frustam festa promovida por facção criminosa e fecham ponto de venda de drogas
Assessoria | Polícia Civil-MT A Polícia Civil e Polícia Militar de Água Boa (730 km a leste de Cuiabá)...


Foragido da Justiça de Rondônia tem prisão cumprida em Comodoro
Assessoria | Polícia Civil-MT Um procurado da Justiça do Estado de Rondônia teve o mandado de prisão cumprido pela Polícia...


Governador e primeira-dama discutem ações de enfrentamento à violência contra a mulher
Reunião ocorreu com a deputada federal Rosa Neide e diversas representantes de entidades e órgãos que atuam em defesa dos...
Mato Grosso


Domingo (24): Mato Grosso registra 208.088 casos e 4.968 óbitos por Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (24.01), 208.088 casos confirmados da Covid-19 em...


Remessa com 24 mil doses da vacina de Oxford será destinada aos trabalhadores da saúde
O Governo de Mato Grosso recebeu, neste domingo (24.01), 24 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford. O quantitativo foi encaminhado pelo...


(Atualizada) – Avião com as 24 mil doses da vacina de Oxford/ Índia aterrissa em Mato Grosso
REDAÇÃO O governo de Mato Grosso recebeu, neste domingo (2401), 24 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford. O quantitativo foi encaminhado...
Esportes


Guarani luta, mas perde com gol no fim para o Avaí fora de casa
Jogando fora de casa, o Guarani perdeu para o Avaí na noite de sábado, por 2 a 1 na Ressacada,...


América não supera o Confiança e empata sem gols
O América empatou em 0 a 0 com o Confiança-SE, em Aracaju, mais uma vez sofrendo com erro da arbitragem...


Vasco derrota o Atlético-MG em São Januário
O Vasco venceu o Atlético Mineiro pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro por 3 a 2. Os gols vascaínos foram...
Entretenimento


Andressa Suita comemora o aniversário ao lado das amigas
Divulgação Andressa Suita e amigas Neste Domingo, 24, Andressa Suita publicou uma foto mostrando que está comemorando o seu aniversário...


Jojo Todynho conta que já mandou nude no grupo da família sem querer
Redação Jojo Todynho Na tarde deste domingo, a ganhadora da última A Fazenda, Jojo Todynho contou que já mandou uma...


Marcela Mc Gowan e a cantora Luiza oficializam namoro
Divulgação Marcela McGowan e a namorada, a cantora Luiza Era uma relação sem rótulos, mas agora a ex-BBB Marcela Mc...
Mais Lidas da Semana
-
Mato Grosso20/01/2021 - 16:28
Valtenir Pereira consegue em Brasília garantia da ANM para nova licitação sobre PLGs e tranquiliza cooperativas de garimpeiros em MT
-
Registro Geral19/01/2021 - 12:38
Por conta da família e de olho nas empresas, Frical não vai disputar eleição no ano que vem
-
Policial20/01/2021 - 16:25
Falsa médica é flagrada pela Polícia Civil fazendo botox e harmonização em clínica em Cuiabá
-
Esportes21/01/2021 - 16:27
Em Porto Alegre, América inicia preparação para jogo contra o Confiança
-
Jurídico18/01/2021 - 13:49
Intercâmbio no STF: inscrições são prorrogadas até 22/1
-
Geral18/01/2021 - 11:40
Novo decreto proíbe shows, festas e confraternizações em MT; bares terão que funcionar com 50% da capacidade
-
Registro Geral19/01/2021 - 12:55
Emanuelzinho pode recuar para deputado estadual e mirar presidência da AL, em 2022
-
Geral18/01/2021 - 18:20
Várzea Grande firma parceria com Estado para “construir uma casa por dia” em 4 anos