OPERAÇÃO PRIMATUS

Faccionados presos em Cuiabá comandavam tráfico e extorsão contra garimpeiros; veja nomes

· 1 minuto de leitura
Faccionados presos em Cuiabá comandavam tráfico e extorsão contra garimpeiros; veja nomes

Conteúdo/ODOC - A Polícia Civil identificou os três líderes do esquema de tráfico, extorsão a garimpeiros e compradores de ouro alvos da Operação Primatus, deflagrada nesta terça-feira (16) em Cuiabá e Aripuanã (1.002 km a noroeste da Capital). Eles são Jozimar da Silva dos Reis, Mikaele Carolina Almeida da Silva e Sheila do Nascimento, conhecida como Nayroby.

Mesmo já presos na Capital por crimes ligados ao tráfico e à facção criminosa, o trio continuava a coordenar as atividades em Aripuanã.

De dentro do presídio, davam ordens sobre o controle do tráfico, o fluxo financeiro da facção e até sobre “salves” e homicídios investigados em outros inquéritos.

As investigações apontaram, ainda, que o grupo atuava em outro ramo criminoso.

Havia uma parte da facção que vinha extorquindo compradores de ouro, garimpeiros e proprietários de áreas de extração de minério em Aripuanã.

Por meio de grave ameaça, os criminosos estavam cobrando até 2% sobre a comercialização de ouro e na venda de áreas de exploração na região.
Esse mesmo braço do grupo também atuava no ramo de cobrança de dívidas particulares, recebendo repasses de credores, em troca de ficar com um percentual do montante recuperado.

Ao todo, a operação cumpriu 26 mandados de prisão, sendo quatro em unidades prisionais — três em Cuiabá e um em Colniza.

A ação foi realizada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) e pela Delegacia de Aripuanã.