conecte-se conosco


Várzea Grande

Exposição Vale dos Dinossauros é aberta no Parque Bernardo Berneck em Várzea Grande

Publicado


No coração do Centro Ecológico de Recreação e Lazer Parque Bernardo Berneck de Várzea Grande foi aberta a exposição “Vale dos Dinossauros”, onde foram instaladas 11 réplicas das mais importantes espécies de dinossauros encontradas pela arqueologia mundial. Entre elas estão o dinossauro Chapadense (Pycnonemassaurus nevese) encontrado na região de Chapada dos Guimarães e o Uberabatitan Ribeiror, o maior dinossauro do Brasil descoberto em Minas Gerais.

A exposição que comemora o Dia das Crianças e da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, acontece justamente na semana que no Maranhão foi descoberto um fóssil de dinossauro. A descoberta está sendo apontada como uma das mais importantes da ciência.

A abertura da exposição ocorreu com a presença do prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, da primeira-dama e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat, vereadores, secretários municipais, visitantes e alunos da Rede Municipal de Educação e está aberta a população até o final do mês de outubro e marcam não apenas as festividades das crianças como desperta a atenção delas para a questão ambiental, já que o Parque Berneck é uma das maiores áreas de preservação ambiental urbana do Brasil.

 O Vale dos Dinossauros foi montado com intuito de oferecer lazer a população do município e de conhecimento educacional. O projeto foi viabilizado pelas secretarias municipais de Educação, Cultura, Esportes e Lazer – SMECEL e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável – SMADRS e conta com a Parceria do Governo do Estado de Mato Grosso, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e pelo Instituto Mato-Grossense de Desenvolvimento Humano – IMTDH.

A criação e execução é do Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano. Até o dia 28 de outubro, todas as escolas municipais estarão visitando a exposição guiada por professores das áreas de Ciências, Geografia e Meio Ambiente.

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat agradeceu a parceria com o Governo de Mato Grosso e a Assembleia Legislativa e do Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano. “Estamos no mês das crianças e a exposição é muito focada no público infantil e no lazer de toda a família. O parque é um lugar aconchegante e a exposição é mais uma alternativa de lazer e de oportunidade para que as crianças conheçam um pouco da história dos animais pré-históricos”, concluiu.

Ele lembrou que no momento de pandemia que assola o Planeta, desenvolver relações sociais mais próximas onde todos se respeitam é a demonstração mais clara de que a vida segue e vai se constituir com um novo normal, respeitando normas, mais reafirmando o conceito brasileiro de viver em comunidade, frisando ainda a importância do Parque Berneck que em parceria com a Assembleia Legislativa se tornou um dos polos de vacinação contra a COVID 19 mais eficientes e de resultados positivos.

O vice-prefeito, José Hazama lembrou como fundamental a integração da Administração Municipal com a população frisando que eventos como estes despertam o conhecimento das pessoas, reforçam as políticas públicas e assinalam pela boa relação.

“Uma gestão não é feita apenas de grande e importantes obras, mas de ações sociais, educacionais e que despertam valores nas pessoas”, disse José Hazama sinalizando que Várzea Grande sempre foi conhecida pelos eventos realizados e principalmente pela forma de atender as pessoas apesar dos problemas que existem e que estão sendo resolvidos com trabalho e determinação.

A história dos dinossauros tem sido contada e comprovada pela Arqueologia em todo o mundo através dos vestígios materiais como fonte documental. “No meio escolar, possibilita o desenvolvimento de atividades voltadas para a sensibilização de alunos e professores sobre a importância do conhecimento do mundo material e do mundo das imagens como parte fundamental do processo educativo”, comentou o secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Várzea Grande, Sílvio Fidelis.

Em cada uma das 11 réplicas instaladas na exposição é mencionado o nome da espécie, data em que foram encontrados os vestígios e a era em que existiram na Terra. Os dinossauros são animais que viveram em nosso planeta há milhões de anos. Entre os organismos que existiram no passado e que temos registro de sua ocorrência, com certeza, os dinossauros são aqueles que mais impressionam crianças, jovens e adultos”, explicou a pedagoga de educação infantil do programa Escola em Tempo Ampliado, Taiane Barros Ferreira Leite. Parte desse interesse é devido ao tamanho de algumas espécies desses animais, assim como a ferocidade de alguns deles.

A professora comentou ainda que o estudo dos objetos como um vetor para a compreensão das transformações da vida do homem ao longo do tempo propicia a vivência de processos investigativos e contribui para a manutenção da curiosidade infantil inata como elemento motivador da aprendizagem.

Durante a abertura da exposição Vale dos Dinossauros as crianças observavam atentas a réplica do dinossauro chapadense (Pycnonemassaurus nevese) que viveu há 70 milhões de anos, durante a era Mesozóica, no período Cretáceo, na região onde hoje está localizada Jangada Roncador, no município de Chapada dos Guimarães. O animal tinha 15 metros de comprimento, cerca de 4 a 6 metros de altura e tinha um peso estimado entre 15 a 18 toneladas. Conhecido também como dinossauro de mata fechada, tinha dentes muito afiados.

O secretário de Meio Ambiente de Várzea Grande, Celio dos Santos, responsável pelo funcionamento do Parque Municipal Bernardo Berneck enfatizou que a unidade de conservação é a maior do município (28 hectares de mata nativa do cerrado) e possui atividades de lazer para toda a população. “É um espaço para toda a família”, anunciou.

A exposição Vale dos Dinossauros estará aberta ao público todos os dias, das 17h30 às 19h00 e no sábado, domingo e feriados das 07h30 às 19h00. A entrada é gratuita.

 Serviço: Exposição Vale dos Dinossauros

– Local: Parque Bernardo Berneck – Avenida Governador Júlio Campos, S/N entre bairros – Jardim Paula I, Várzea Grande – MT

– Horário de funcionamento: Todos os dias das 17h30 às 19h00 e no sábado, domingo e feriados das 07h30 às 19h00.

A entrada é gratuita.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Várzea Grande

Primeira-dama Kika Dorilêo se torna madrinha de honra das redeiras e incentiva produções de peças artesanais

Publicado


A primeira-dama de Várzea Grande – Promotora de Justiça Kika Dorileo Baracat –  se tornou uma madrinha de honra das redeiras do distrito de Limpo Grande, onde são confeccionadas as redes várzea-grandenses e outros produtos artesanais que tem atraído a atenção de muita gente do meio artístico, uma vez que as peças produzidas no local enchem os olhos de beleza e singularidade.

Para fortalecer e divulgar esta cadeia, recentemente, foi construída a pedido da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, através da ação da primeira-dama do município, Kika Dorileo, juntamente com a Associação das Redeiras de Várzea Grande, e a estilista Marta Medeiros, a parceria para a divulgação, fomento e valorização das peças.

“Martha Medeiros é reconhecida internacionalmente por ter transformado a renda nordestina em lindas e valorizadas peças de vestuário. Ela mostrou também apreço ao nosso artesanato e tenho certeza de que vai apresentar ao Brasil os produtos confeccionados em Várzea Grande”, comemorou Kika Dorileo.  

E para mostrar que as o trabalho das redeiras é diversificado a primeira-dama do município, pediu para que fosse feito um revestimento para ser usado em uma cadeira espreguiçadeira, bastante usada em área externa de residência – ou em local ideal para passar momentos de lazer em família. “Eu encomendei a peça para a redeira Giva e destaquei o meu desejo por imagens de animais nativos do nosso pantanal, e a partir de minha ideia, a artesã criou o desenho de uma arara, considerada uma das mais belas aves do pantanal. É de encher os olhos de tanta beleza, além de ser mais um produto que poderá ser confeccionado pelas artistas da Comunidade de Limpo Grande, diversificando o artesanato local. Me surpreendi pela preposição da forma da cadeira que se tornou uma peça de arte e que estará exposta em minha varanda”.

Kika Dorileo disse que antes de ser entregue a peça ficou exposta na Casa De Artes e que chamou a atenção das pessoas que visitam o local, bem como de servidores que trabalham na Prefeitura Municipal. “Muitas das pessoas que vieram falar comigo disseram que possui em sua residência espreguiçadeiras e que aprovaram a combinação da madeira e do tear. Esse é a prova de que uma peça, embora rústica, pode ser também uma peça de decoração luxuosa” comemorou a primeira-dama destacando que as redeiras de Limpo Grande em breve estarão confeccionando novas peças do produto uma vez que agradou a todos.

Continue lendo

Várzea Grande

Pivetta se reúne com Kalil Baracat e confirma parceria em obras e ações

Publicado


Ampliar a parceria conjunta entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Várzea Grande garantindo o investimento de recursos públicos e a execução de obras consideradas essenciais nos setores de abastecimento de água, pavimentação asfáltica, educação, social, segurança pública e lazer delinearam as tratativas do encontro do vice-governador Otaviano Pivetta e do prefeito Kalil Baracat que se reuniram no Paço Couto Magalhães.

“Temos um entendimento construído com o Governo do Estado junto ao governador Mauro Mendes e que agora está sendo reafirmado pelo vice-governador Otaviano Pivetta, que foi prefeito de Lucas do Rio Verde por vários mandatos e sabe da importância do apoio do Governo de Mato Grosso para os municípios fazerem o enfrentamento dos problemas, pois o cidadão mora na cidade e aqui é onde eles devem ser resolvido”, disse o prefeito Kalil Baracat sinalizando que na mesma proporção que o Governo do Estado investe em Várzea Grande, a administração municipal complementa com recursos próprios os valores aplicados.

O vice-governador Otaviano Pivetta, que estava acompanhado pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, César Miranda, assinalou que o interesse do Governo do Estado é assegurar investimentos voltados para atender as demandas da população e os municípios e busca nos prefeitos e nas estruturas municipais como dar dinâmica, celeridade e resolutividade aos pedidos de obras e ações.

“O prefeito Kalil Baracat e sua equipe de trabalho têm demonstrado empenho e dedicação na busca de soluções para os problemas de Várzea Grande e nosso papel enquanto Governo do Estado é ser indutor, auxiliar e buscar parcerias que tenham como meta final atender a cidade e a sua população nas suas necessidades como a questão do abastecimento de água, pavimentação asfáltica de ruas e avenidas e também nas ações voltadas para a Educação e da implantação do Parque Tecnológico que será um gerador de novos profissionais, novas indústrias, criando emprego e renda e agregando valores para a economia que em Mato Grosso é voltada para o agronegócio”, explicou Otaviano Pivetta.

O vice-governador reafirmou o compromisso do Governo de Mato Grosso através da atuação do governador Mauro Mendes e sua equipe em ajudar a administração municipal a encontrar solução para a questão do abastecimento de água e para o esgotamento sanitário. “Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, para cada R$ 1,00 (um real) investido em abastecimento de água potável ou esgoto sanitário, se economiza uma média de R$ 3,00 (três reais) a R$ 5,00 (cinco reais) em saúde pública, pois 92% das doenças contraídas pelas pessoas é decorrente da falta de água potável e esgoto sanitário”, frisou ele, assinalando que as obras de uma nova Estação de Tratamento de Água – ETA Chapéu do Sol, para captar, tratar, armazenar e distribuir 250 litros por segundo ou 21,6 milhões de litros por dia contribuirão definitivamente para solucionar a questão da falta de água na segunda maior cidade de Mato Grosso.

O vice-governador Otaviano Pivetta e o prefeito Kalil Baracat frisaram ainda que estes novos investimentos que se somarão as obras da ETA Grande Cristo Rei que será entregue ainda em outubro deste ano com capacidade de captar, tratar e distribuir 320 litros por segundo ou 27.648 milhões de litros por dia e mais uma nova ETA que está sendo licitada por Várzea Grande de outros 150 litros por segundo ou 12.960 milhões de litros por dia vão dobrar a atual produção de água da cidade e solucionar o problema em definitivo.

“Estamos trabalhando sem descanso para honrar o nosso compromisso, feito durante as eleições, de solucionar a questão da água em Várzea Grande e essa é e continuará sendo a principal missão de nossa gestão”, disse o prefeito Kalil Baracat, enaltecendo o apoio recebido por parte do Governo do Estado através do vice-governador Otaviano Pivetta, do senador Jayme Campos, da Assembleia Legislativa, da bancada federal, enfim de todos que desejam ver uma Várzea Grande melhor para todos.

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana