conecte-se conosco


Política Nacional

Exposição traz artesanato do Tocantins produzido com capim dourado e sementes

Publicado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, participou nesta quarta-feira (18) da abertura da exposição Tesouros do Tocantins, no Espaço Ivandro Cunha Lima. São colares, brincos, bolsas e objetos de decoração produzidos por artesãos do estado, especialmente mulheres, com sementes, capim dourado e outras fibras típicas da região Norte. A mostra pode ser vista até esta sexta-feira (20).

— Vocês, artesãos, são responsáveis por esta festa. Eu não tenho dúvida de que milhares de brasileiros e estrangeiros passarão aqui nos próximos dias. A partir de toda a riqueza representada aqui, a gente vai poder difundir a cultura e a tradição de vocês, que constroem a história do estado do Tocantins e ajudam o Brasil.

Davi destacou a participação na organização da mostra do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), importante por congregar os pequenos empresários, responsáveis pela geração de riqueza e emprego no país.

Economia criativa

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) falou da importância do apoio do Sebrae à economia criativa, ao se referir ao trabalho dos artesãos. Segundo a parlamentar, a indústria criativa representa hoje 2,5% do produto interno bruto (PIB). Nos últimos dez anos, afirmou, os negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade aumentaram 70% e terão um crescimento vertiginoso nos próximos quatro anos.

Leia Também:  Bolsonaro e Moro vão assistir ao jogo Flamengo e CSA no Mané Garrincha

— Economia criativa é tudo aquilo que vem do coração, da alma, da mente e das mãos das pessoas. Na hora da crise e do desemprego, a economia criativa é que vem para ajudar as famílias a sobreviver. É o que nós trouxemos, nesta exposição, com o nosso carro-chefe, o capim dourado. Mas temos também o artesanato de buriti, que é um coco, o artesanato de sementes e de outras fibras que encantam nosso estado, o Brasil e a Europa.

Kátia Abreu anunciou que apresentará, juntamente com os senadores Eduardo Gomes (MDB-TO) e Irajá (PSD-TO), projeto que institui o estado do Tocantins como rota nacional do turismo de aventura, ecológico, rural, de sol e praia de água doce, de vivência cultural, religioso e gastronômico.

Identidade

A importância do capim dourado na identidade do Tocantins foi ressaltada por Eduardo Gomes. Em nenhum outro lugar do país e do mundo, disse o senador, o artesanato leva a alma da sua gente e o nome do estado tão longe.

— Tenho certeza de que, desta exposição, nasce um projeto, nasce o fortalecimento dessa identidade e do laço de amizade que os estados do Norte do país têm.

Leia Também:  Câmara homenageia 4º Batalhão de Engenharia e Construção

Já a representante dos artesãos Eliene Bispo Cantuário agradeceu o apoio da senadora Kátia Abreu, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Sebrae e do Senado para a mostra.

— Sou grata, ainda, a todos que compram nossas peças. Deus nos abençoou com as fibras naturais que nos garantem renda e ocupação. Com esta exposição, vamos ter a oportunidade de receber mais encomendas de tudo que produzimos.

Fonte: Agência Senado
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Política Nacional

Sancionada lei que destina crédito suplementar a órgãos do Judiciário

Publicado

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na sexta-feira (11), a Lei 13.883, que abre crédito suplementar no valor de R$ 236.566.628 em favor das Justiças Federal, Eleitoral, do Trabalho e do Distrito Federal e dos Territórios, do Ministério Público da União e do Conselho Nacional do Ministério Público.

Os recursos atenderão as demandas apresentadas pelos órgãos envolvidos para atendimento de despesas correntes e de capital, como contratação, pagamento de indenizações, aquisição de veículos e continuação de obras.

A Lei 13.883 é originária do PLN 6/2019, aprovado pelo Congresso na terça-feira (8) e remetido à sanção presidencial. Na ocasião, os deputados David Sores (DEM-SP) e Fabinho Trad (PSD-MS) divergiram sobre a matéria. O primeiro alegou que o crédito extra é inoportuno, diante da situação econômica do país, enquanto o segundo ressaltou a necessidade de valorização do Judiciário.

Distribuição

O Ministério Público da União ficou com 33,5% dos recursos e a Justiça Federal, com 27%. A Justiça do Distrito Federal e dos Territórios receberá 23,9% e a Justiça do Trabalho, 12,7%, enquanto a Justiça Eleitoral terá 2,2% e o Conselho Nacional do Ministério Público, 0,4%.

Leia Também:  Primeira candidata trans ao Senado deixa o PSOL e acusa partido de transfobia

Fonte: Agência Senado
Continue lendo

Política Nacional

Senadores comemoram canonização de Irmã Dulce

Publicado

Senadores comemoraram o fim do processo de canonização de Irmã Dulce, conhecida como Anjo Bom da Bahia. A Santa Dulce dos Pobres foi canonizada no domingo (13) pelo Papa Francisco, depois de reconhecidos dois milagres atribuídos a ela. As informações com a repórter Raquel Teixeira, da Rádio Senado.

Fonte: Agência Senado
Leia Também:  Bolsonaro e Moro vão assistir ao jogo Flamengo e CSA no Mané Garrincha
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana