conecte-se conosco


Política Nacional

Exposição traz artesanato do Tocantins produzido com capim dourado e sementes

Publicado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, participou nesta quarta-feira (18) da abertura da exposição Tesouros do Tocantins, no Espaço Ivandro Cunha Lima. São colares, brincos, bolsas e objetos de decoração produzidos por artesãos do estado, especialmente mulheres, com sementes, capim dourado e outras fibras típicas da região Norte. A mostra pode ser vista até esta sexta-feira (20).

— Vocês, artesãos, são responsáveis por esta festa. Eu não tenho dúvida de que milhares de brasileiros e estrangeiros passarão aqui nos próximos dias. A partir de toda a riqueza representada aqui, a gente vai poder difundir a cultura e a tradição de vocês, que constroem a história do estado do Tocantins e ajudam o Brasil.

Davi destacou a participação na organização da mostra do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), importante por congregar os pequenos empresários, responsáveis pela geração de riqueza e emprego no país.

Economia criativa

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) falou da importância do apoio do Sebrae à economia criativa, ao se referir ao trabalho dos artesãos. Segundo a parlamentar, a indústria criativa representa hoje 2,5% do produto interno bruto (PIB). Nos últimos dez anos, afirmou, os negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade aumentaram 70% e terão um crescimento vertiginoso nos próximos quatro anos.

— Economia criativa é tudo aquilo que vem do coração, da alma, da mente e das mãos das pessoas. Na hora da crise e do desemprego, a economia criativa é que vem para ajudar as famílias a sobreviver. É o que nós trouxemos, nesta exposição, com o nosso carro-chefe, o capim dourado. Mas temos também o artesanato de buriti, que é um coco, o artesanato de sementes e de outras fibras que encantam nosso estado, o Brasil e a Europa.

Kátia Abreu anunciou que apresentará, juntamente com os senadores Eduardo Gomes (MDB-TO) e Irajá (PSD-TO), projeto que institui o estado do Tocantins como rota nacional do turismo de aventura, ecológico, rural, de sol e praia de água doce, de vivência cultural, religioso e gastronômico.

Identidade

A importância do capim dourado na identidade do Tocantins foi ressaltada por Eduardo Gomes. Em nenhum outro lugar do país e do mundo, disse o senador, o artesanato leva a alma da sua gente e o nome do estado tão longe.

— Tenho certeza de que, desta exposição, nasce um projeto, nasce o fortalecimento dessa identidade e do laço de amizade que os estados do Norte do país têm.

Já a representante dos artesãos Eliene Bispo Cantuário agradeceu o apoio da senadora Kátia Abreu, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Sebrae e do Senado para a mostra.

— Sou grata, ainda, a todos que compram nossas peças. Deus nos abençoou com as fibras naturais que nos garantem renda e ocupação. Com esta exposição, vamos ter a oportunidade de receber mais encomendas de tudo que produzimos.

Fonte: Agência Senado
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Política Nacional

Parecer do Fundeb na comissão especial deve ser votado nesta quarta-feira

Publicado

Camila Domingues/Palácio Piratini
Educação - sala de aula - professores magistério alunos estudantes educação básica
Além de tornar permanente o Fundeb, é sugerido maior participação do governo federal no financiamento da educação básica

Comissão especial pode votar nesta quarta-feira (4) o parecer da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) à proposta que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb (PEC 15/15).

O relatório foi lido pela parlamentar na terça-feira (18). A votação foi agendada para o dia 4 devido a um pedido de vistas coletivo.

Em um texto substitutivo à proposta original, Professora Dorinha sugere maior participação do governo federal no financiamento da educação básica, começando em 15% e aumentando um ponto percentual por ano, até atingir o índice de 20%, em um prazo de seis anos.

Em uma versão preliminar de seu parecer, apresentado em setembro do ano passado, a relatora chegou a propor que a participação da União alcançasse 40%.

A reunião será realizada às 9h30, no plenário 1

Da Redação – RL

Fonte: Agência Câmara Notícias
Continue lendo

Política Nacional

Projeto garante gratuidade de despacho de bagagem para menores de 8 anos

Publicado

O Projeto de Lei 78/20 garante aos usuários menores de 8 anos a possibilidade de despachar um volume de bagagem gratuitamente em voos domésticos e internacionais. Em análise na Câmara dos Deputados, o projeto altera o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565/86).

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Comemoração ao Dia do Dentista. Coordenadora Geral de Saúde Bucal, Patrícia Ferraz
Patricia Ferraz: decisão prejudica pais que viajam com filhos menores

Autora da proposta, a deputada Patricia Ferraz (PL-AP) lembra que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) permitiu às companhias aéreas realizar cobrança por bagagem despachada nos transportes aéreos, por meio da Resolução 400/16.

Posteriormente, o Congresso Nacional aprovou a Lei 13.842/19 (oriunda da Medida Provisória 863/18), que, entre outros pontos, determinou a volta do despacho gratuito de bagagens nas aeronaves, mas o presidente Jair Bolsonaro vetou o dispositivo.

“A priori, essa decisão é prejudicial aos pais que viajam com seus filhos menores sozinhos, condicionando ao responsável legal atenção redobrada quanto à percepção das atividades do filho em local público e das respectivas bagagens de mão, que podem ocupar as duas mãos do usuário maior, deixando de estender a sua mão ao filho”, afirma a deputada.

Tramitação A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Lara Haje
Edição – Wilson Silveira

Fonte: Agência Câmara Notícias
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana