conecte-se conosco


Jurídico

Exposição no Museu do Voto do TSE apresenta evolução do processo eleitoral no Brasil

Publicado

A mostra “Eleições no Brasil: a Conquista da Transparência e da Legitimidade”, exibida no Museu do Voto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde 9 de agosto de 2018, será reaberta para visitação pública a partir desta segunda-feira (7). O museu foi temporariamente fechado durante o recesso forense, entre o dia 20 de dezembro de 2018 e 6 de janeiro deste ano.

A exposição, de curadoria da Secretaria de Gestão da Informação do Tribunal, registra a evolução das eleições em cada período histórico nacional. O acervo exposto mostra um pouco do contexto do Brasil Colônia, Império e de todas as fases da República. O visitante pode conhecer três nichos que apresentam três períodos históricos distintos: “Voto D’Além Mar” (1532-1822), “O Voto nos Tempos do Imperador” (1822-1889) e o “Período Republicano Brasileiro” (1889 até os dias atuais).

Por meio da mostra é possível conhecer a história de personagens que lutaram pelo direito de votar no Brasil, como a ativista feminista Berta Maria Lutz que, ainda em 1927, utilizava um avião para lançar panfletos com propaganda para o voto feminino. Também estão expostos documentos preciosos, como títulos eleitorais originais do início do século XX e mapas de votação manuais. O visitante pode ainda conhecer a evolução das urnas de votação, a partir do tempo em que eram simples caixas de madeira até os dias de hoje: urnas eletrônicas que funcionam com tecnologia de ponta.

O Museu do Voto fica no subsolo do edifício-sede do TSE, em Brasília (DF). A exposição estará aberta ao público diariamente, das 13h às 18h durante o mês de janeiro, e de 9h às 18h a partir de 4 de fevereiro até o dia 9 de agosto. Serão realizadas visitas guiadas a partir do dia 14 de janeiro, que devem ser previamente agendadas pelo e-mail [email protected].

Serviço:

Mostra “Eleições no Brasil: a Conquista da Transparência e da Legitimidade”

Museu do Voto – Subsolo do edifício-sede do TSE (Brasília – DF)

Segunda a sexta-feira, das 13h às 18h em janeiro e das 9h às 18h do dia 4 de fevereiro até o dia 9 de agosto

Entrada franca

RG/RR

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Jurídico

Votação eletrônica pioneira define integrantes do TRE/PR e lista tríplice para desembargador na primeira sessão telepresencial do TRF4

Publicado


.

Em sessão do Plenário Administrativo do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) ocorrida nesta sexta-feira (29/5), foram eleitos, por aclamação, os desembargadores federais Fernando Quadros da Silva e Luiz Fernando Wowk Penteado para integrarem o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) como representantes – titular e substituto – da Justiça Federal da 4ª Região para o biênio 2020/2022. Fernando Quadros da Silva agradeceu a generosidade pela indicação e afirmou que irá levar consigo “as ideias plurais que sempre permearam o Tribunal para fazer bom trabalho e se dedicar como os anteriores colegas”. 

Também foi definida a formação da lista tríplice para promoção ao TRF4, em virtude da aposentadoria do desembargador federal Jorge Antonio Maurique. Em primeiro escrutínio, foram indicados os juízes federais Taís Schilling Ferraz (por unanimidade) e Marcelo De Nardi (com 14 votos) e, em segundo escrutínio, Altair Antonio Gregorio (com 24 votos).

Agora, a lista tríplice será enviada ao presidente da República, Jair Bolsonaro, a quem a Constituição Federal atribui a responsabilidade de escolher o novo integrante do Tribunal.

A eleição aconteceu durante a primeira sessão telepresencial do TRF4, realizada por meio de webconferência e com transmissão ao vivo pelo YouTube (clique aqui para acessar a gravação na íntegra). Na oportunidade, foi lançado o Escrutínio Eletrônico, plataforma pioneira desenvolvida para superar obstáculos impostos pela pandemia de Covid-19. A inovação foi utilizada para a votação, que contou com a participação de todos os 26 desembargadores federais. 

Na abertura da sessão, conduzida pelo presidente do TRF4, desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus, os presentes fizeram um momento de silêncio em respeito às vítimas do novo coronavírus no país e no mundo.
 

 

Fonte: TRF4

Continue lendo

Jurídico

Indisponibilidade de serviços no Portal do TSE

Publicado


.

A Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que, neste sábado (30) e domingo (31), haverá indisponibilidade da área de “Serviços ao Eleitor” no Portal da Corte. A interrupção nos serviços atende à Resolução TSE nº 23.601, de 12 de dezembro de 2019, que determina a manutenção preventiva da infraestrutura de Tecnologia da Informação que hospeda o Cadastro Nacional de Eleitores.

Nesse período, serão feitas manutenções nos hardwares e atualizações de software para que estejam devidamente preparados para as ações subsequentes associadas às eleições. Com o desligamento dos sistemas para manutenção, o sistema ELO e demais sistemas que realizam consultas ao Cadastro Nacional de Eleitores ficarão indisponíveis ao usuário.

Fonte: TSE

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana