conecte-se conosco


Cuiabá

Exposição “Capotão” conta a história do futebol mato-grossense

Publicado

Traduzindo a história do esporte mais amado do Brasil –  o futebol –  a Exposição “Capotão –  Memorias do Futebol Mato-Grossense” foi aberta nesta semana pelo prefeito Emanuel Pinheiro.  A mostra, que está acontecendo no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (Misc), conta, por fotos e objetos, em um espaço todo ambientado pelos elementos do campo de futebol, a linha do tempo do esporte desde 1928 até a década de 90.

A exposição ficará aberta durante todo o mês de abril, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 16h. A entrada é gratuita.

Apaixonado pelo esporte, Pinheiro frisou que neste momento de festividade, é importante que a valorização se dê em todas as áreas, pois, juntas formam os eixos da cultura da cidade, e o futebol é parte relevante de toda essa caminhada dos 300 anos. Ele relembrou os momentos marcantes do futebol nos Estádios Dutrinha e Verdão, que tanto alegrou o povo cuiabanos por décadas.

”Sem dúvida nenhuma, uma bela arte foi montada aqui. Por tudo que esses atletas representam, é de suma importância que os mais novos conheçam essas relíquias expostas neste evento. São elementos e personalidades que marcaram época no nosso futebol, abrilhantaram por anos, nossos gramados. Por isso, não poderíamos deixar passar em branco esses momentos gloriosos do futebol mato-grossense, em destaque o de Cuiabá”, ressaltou.

De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, o acervo reúne mais de 200 elementos –  entre fotos, quadros, bolas – de mais de 80 anos de história do futebol, de times como Mixto, Cuiabá, Dom Bosco, Operário, Palmeiras do Porto, entre outros. “Um grande acervo, que conta momentos brilhantes dos times e craques do estado, a mostra foi montada com o intuito de relembramos esses ícones e não deixar essa magia se perder no tempo”, destacou o secretário.

Além da exposição, também foi inaugurada a “Calçada da Fama”, onde essas personalidades que marcam o futebol, vão deixar registrados as marcas de seus pés, em uma placa. O primeiro a deixar o registro, foi o jogador Glauco, que fez história no Mixto Esporte Clube. “Momento de muita gratidão por participar dessa exposição e relembrar esse tempo de glória”, disse o jogador.

Segundo Vuolo, a exposição é o primeiro passo na construção de um museu do futebol, que vem sendo sonhado há vários anos. Ele explica que a ideia é de o museu se consolidar após as adequações do Dutrinha, sendo uma sala reservada lá, para receber os acervos esportivos. “A exposição é o pontapé do desenvolvimento do projeto tão sonhado do museu do futebol. Essas placas, que serão registradas aqui na mostra, ficarão expostas neste museu, além dos demais materiais”, completou.

“O prefeito nos pediu que abrangêssemos o período de atendimento, oportunizando que as pessoas, principalmente aquelas que trabalham, estudam e não têm tempo durante a semana, possam desfrutar da exposição aos sábados”, explica o secretário-adjunto de Esporte, Edilson Odilon.

Roda de conversa –  Além dessas atividades, durante o sábado, será realizado, como parte das atividades da exposição, uma roda de conversa com futebolistas, para que o público conheça um pouco mais de suas experiências.  

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Diretor-geral da Limpurb vistoria obra na Central Funerária e destaca transformação completa da estrutura

Publicado

O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Serviços Urbanos (Limpurb), Júnior Leite, realizou nesta sexta-feira (1), uma vistoria técnica na obra de reforma geral da Central Municipal de Serviços Funerários “Cristiano Garcia”. A ação teve como objetivo inspecionar a qualidade dos trabalhos já realizados no local e ainda alinhar os últimos detalhes que devem ser executados para a entrega da estrutura.

Conforme o diretor-geral, a previsão é de que a nova sede seja inaugurada pelo prefeito Emanuel Pinheiro ainda neste mês de julho, visto que a obra está na reta final. Neste momento, as equipes trabalham na conclusão das etapas de climatização do ambiente, jardinagem, construção de vagas para estacionamento, instalação de novos mobiliários, entre outros serviços complementares.

“O que o prefeito Emanuel Pinheiro nos solicitou foi que a antiga estrutura fosse completamente transformada, garantindo mais conforto para a população e aos servidores. Por isso, essas visitas que fazemos periodicamente são importantes. Por meio delas, conseguimos verificar se o que é realizado está de acordo com o nosso projeto e também fazer as adequações necessárias”, explica Júnior Leite.

O projeto de reforma do local foi elaborado pela própria Limpurb e recebeu o investimento aproximado de R$ 330 mil. A obra abrange a execução de serviços como: recuperação da cobertura, calha e rufos; readequação do espaço interno; reforma dos banheiros; climatização; modernização de todo sistema elétrico e de iluminação; substituição de portas e forro; pintura interna e externa; e instalação de uma nova fachada.

“é uma obra que garante uma nova realidade para quem precisa desse espaço em um momento extremamente difícil, que é o da perda de um familiar ou amigo. Ao mesmo tempo, também estendemos esses benefícios para os trabalhadores que atuam no local, inclusive nos fins de semana e feriados, que terão uma melhor condição de exercer suas funções”, pontua o diretor-geral.

A CENTRAL FUNERÁRIA

A sede da Central Municipal de Serviços Funerários “Cristiano Garcia” foi inaugurada no ano de 2001 e desde então não passou por nenhuma grande reforma. Durante todo esse período, a estrutura, localizada na Rua Almeida Lara, 269 – Bandeirantes, recebeu apenas as manutenções periódicas e pequenos reparos.

Somando todos os tipos de serviços funerários, o local realiza uma média diária de cerca de 60 atendimentos. A Central funciona durante 24 horas e, além da Prefeitura de Cuiabá, conta ainda com a prestação de serviços feitos por cartórios, pela Empresa Cuiabana Administradora de Cemitérios, e também pela administradora do cemitério Parque Bom Jesus.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Cuiabá

Confira as vagas de emprego ofertadas pelo Sine Municipal nesta sexta-feira (01)

Publicado

Para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho, o Sine Municipal, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, encerra a semana disponibilizando 702 vagas de emprego nesta sexta-feira (01).

As oportunidades são para os cargos de: açougueiro, analista de sistemas, assistente de vendas, auxiliar administrativo, auxiliar de cozinha, camareira de hotel, caseiro, contador, corretor de imóveis, eletricista, engenheiro florestal, garçom, lavador de veículos, padeiro, técnico de edificações, vendedor interno, zelador, entre outras vagas.

Para se candidatar basta baixar o aplicativo “Sine Fácil” ou acessar a página virtual do Emprega Brasil (empregabrasil.mte.gov.br). O candidato ainda pode fazer o agendamento por meio dos canais de atendimento e se dirigir a unidade do Sine no Coxipó ou no Shopping Popular.

Canais de atendimento Sine Municipal de Cuiabá:

Sine Shopping Popular: das 9h às 17h

Telefone e Whatsapp: (65) 3664-1503/ 99251-7480

Sine Coxipó: das 7h às 17h

Telefone e Whatsapp: (65) 3675-3113/ 99337-2799

Sine da Gente (Sine móvel): toda semana em um bairro diferente de Cuiabá.

Os empregadores que desejarem anunciar suas vagas no Sine podem entrar em contato pelos telefones (65) 3645–7216 ou (65) 3645-7237, pelo whats (65) 99255–2450 ou pelo e-mail [email protected].

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana