conecte-se conosco


Mulher

Existe hora certa para elogiar os filhos?

Publicado

source

Um elogio é uma observação, um comentário favorável sobre alguma coisa, sobre alguém, ou sobre algum fato ocorrido, o elogio tem como função geralmente mostrar satisfação, ou dar um incentivo em relação a algo.

Leia também: Os pais e a dificuldade de entender o que os filhos querem

mãe e filho arrow-options
shutterstock

Você elogia o seu filho o tempo todo? Repensar o hábito pode ser importante par ao desenvolvimento dele

Mas se um elogio é algo tão positivo, porque tem que ter uma hora certa para elogiar?

Estamos falando aqui de mães e pais que confundem elogios com mimo, não conseguem diferenciar os dois e acabam mimando os filhos achando que estão elogiando.

Uma criança pequena come tudo o que esta no prato, a mãe diz:

“Parabéns!! Você comeu tudo”, ou a mãe diz, “Parabéns!! Você comeu tudo, você é o menino mais lindo do mundo, amanhã vai ganhar uma bola”. Nós dois casos são elogios, mas no segundo caso ele esta sendo mimado, ele não precisa ganhar um premio por ter feito uma tarefa básica que é comer.

Você não precisa elogiar o seu filho por coisas que ele simplesmente tem que fazer, ele tem que escovar os dentes, ele tem que tomar banho, ele tem que comer as refeições, ele tem que ir dormir na hora determinada, ele tem que ir a escola, tem coisas que ele tem que fazer.

Quando a criança está aprendendo a fazer essas coisas sozinha, ela precisa sim ser incentivada para isso, mas a partir do momento em que ela ja sabe fazer,  porque continuamos agindo como se as crianças não fossem fazer coisas básicas a menos que os incentivemos, isso é um erro

Leia também: O que fazer para estimular a independência dos filhos?

Quando elogiamos nossos filhos por atos corriqueiros, atos que eles devem fazer independente de incentivo, estamos dizendo para os nossos filhos que eles somente devem cumprir suas obrigações quando tiverem algum tipo de recompensa, mesmo quando a recompensa é somente um elogio.

Se trouxermos isso para a vida adulta, imagine um adulto tendo que ser elogiado porque lavou a roupa ou escovou os dentes, ou ainda porque colocou o prato na pia, isso é surreal não é? Mas será que não é assim que estamos criando nossos filhos?

Alguns pais estão o tempo todo elogiando/mimando as crianças, as crianças acabam aproveitando, mas tornam-se dependentes disso, vão crescendo achando que isso é normal e um pouco maiores, quando estão no mundo real e isso não acontece tanto, começam então os problemas, se frustram, e não entendem porque tudo que fazem não é mais valorizado como antes.

Crianças mimadas acham que merecem tudo e mais um pouco, mas de quem é a culpa delas ficarem assim?

Acho que já está claro de quem é a culpa, querendo fazer o melhor, estragamos nossos filhos, estamos sempre tão ocupados que queremos compensar de qualquer maneira o que deixamos de fazer.

Leia também: Obediência: muito almejada, pouco conquistada

Esse texto não é pra te dizer que você não deve elogiar o seu filho, mas que existe uma maneira certa e uma hora certa de fazê-lo, não elogie para compensar, para acalmar, não elogie para ficar bem com você mesmo, elogie quando ele merecer.

Pare para observar o seu filho, você vera que ele é muito capaz, deixe que ele desenvolva a sua capacidade, não cerceie isso fazendo elogios desnecessários e muitas vezes falsos.

O comportamento dos adultos, são repetições da infância, quando uma criança aprende ou sente uma coisa de uma determinada maneira, ela tende a repetir pelo resto da vida, muita atenção ao que passamos aos nossos filhos, isso fara com que eles sejam adultos felizes e ajustados.

Fonte: IG Delas
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mulher

Coreógrafa de Anitta, Arielle Macedo dá dicas para arrasar no passinho na folia

Publicado

source

Carnaval é glitter, folia e muita ginga. Mas não precisa ter samba no pé ou saber fazer o quadradinho do funk para arrasar nos blocos de rua, ou no sambódromo. Em entrevista exclusiva ao Delas durante o lançamento de Rexona by Anitta, Arielle Macedo, coreógrafa da cantora, revelou que o segredo para curtir ao máximo a festa é simples e tem tudo a ver com o seu bem-estar.

Leia também: Dançar em casa é alternativa para quem quer perder peso sem fazer academia

Arielle Macedo arrow-options
Reprodução/Instagram/ariellemacedo

Arielle Macedo, coreógrafa de Anitta, conversou com o Delas sobre como arrasar na dança durante o carnaval

“Acho que o mais importante não é saber fazer o movimento do ‘hit do carnaval ‘, é você se divertir da forma que quiser, do jeito que souber e não se preocupar”, diz Arielle Macedo .

Segundo ela, gostar de dançar já é um primeiro passo para arrasar na folia e em qualquer lugar, afinal, “qualquer movimento de qualquer estilo musical já é dança”.

Isso significa que a forma como você vai se mexer não é o essencial. “O que importa é você estar bem com você e não se importar com o julgamento de ninguém, entender que dançar não é a sua profissão, mas uma forma de se divertir, então você não precisa se cobrar tanto”, completa.

Leia também: Gosta das coreografias do FitDance? Saiba quais músicas emagrecem mais

E se eu quiser fazer os passinhos do carnaval? 

Também não tem problema nenhum se a sua intenção é fazer o quadradinho, a quabradinha de joelho, a tremidinha de bumbum – se você já viu qualquer clipe de Anitta sabe do que eu estou falando – ou só colocar o samba para jogo. Nesse caso, as dicas são simples:

1. Assista tutoriais

Se você quer muito aprender como faz um passo, pesquise na internet. Existem canais no YouTube e contas no Instagram que são focados em dança que podem te ajudar. Arielle é uma das bailarinas que compartilha vídeos no Instagram com o passo a passo das músicas que estão bombando, mas além dela você pode ver os passinhos do FitDance, Daniel Saboya ou o Justin Neto, por exemplo. 

2. Treine em casa

Vai fazer a faxina ou lavar a louça? Coloque o  hit do momento e não tenha medo de ser feliz. Se quiser ter uma noção se como você está dançando, treine todos os passos que você sabe (ou que aprendeu no tutorial) em frente ao espelho ou filme com o seu celular para se assistir depois. 

Leia também: Dança, flexibilidade e alongamento: tudo o que você precisa saber

3. Não se cobre tanto

Como a própria Arielle disse ao Delas , dançar é para ser divertido. Então, não se preocupe em fazer todos os passos perfeitos ou com o que outras pessoas estão pensando de você. Errou? Finge que nada aconteceu e continue seu baile! O mais importante durante o carnaval é curtir a folia. 

Fonte: IG Delas
Continue lendo

Mulher

Vinagre no suco é aposta para acelerar metabolismo e até emagrecer; veja receita

Publicado

source

O vinagre é um produto coringa. Há quem o use como  produto de limpeza e outros apostam no item para fazer uma  hidratação caseira nos cabelos. Na alimentação, ele é um tradicional tempero para saladas. Mas você sabia que ele também pode ser um ingridiente para sucos? 

vinagre arrow-options
shutterstock

Vinagre virou ingrediente de suco que ajuda na dieta; veja os detalhes

Sim, é isso mesmo! Vinagre no suco é uma aposta para quem busca mais energia e até uma mãozinha na dieta de emagrecimento, como explica Cynthia Maggi, nutricionista consultora da Castelo Alimentos. “Além disso, o produto tem propriedades antioxidantes e pode ajudar a proteger o corpo contra os radicais livres, que podem provocar doenças e o envelhecimento”, fala a especialista. 

Benefícios do vinagre no suco: ajuda na perda de peso e mais

Ele também é um ingrediente termogênico e a sugestão de Cynthia é usá-lo em um suco com outros itens que desempenham funções parecidas, como gengibre e canela,  para turbinar ainda mais os resultados. Segundo a nutricinista, a combinação traz energia, acelera o metabolismo e, aliada a uma dieta equilibrada, ajuda a perder peso mais facilmente. 

Ela ainda lista mais vantagens do vinagre: “Pode ajudar na digestão, controlar os níveis de colesterol, prevenir a hipertensão e absorver melhor os minerais”. 

Qual vinagre usar?

Muitos podem torcer o nariz ao pensar em beber vinagre por conta do sabor ácido, mas Cynthia afirma que “os vinagres naturais , como os de vinho tinto, têm sabor mais suave e são mais adocicados, não trazendo alterações no paladar do suco”. 

Se ainda tem dúvida em relação ao sabor, invista em outros ingredientes. “A presença de especiarias, como a canela, o cravo, o cardamomo, e as ervas, como a hortelã e o alecrim, e açúcares de sabor mais acentuado, como o mascavo e o mel, ajudam a reduzir o gosto ácido do vinagre”, ensina a nutricionista. 

Saiba também que o vinagre de vinho tinto não é a única na alimentação em geral. “Os vinagres 100% naturais e sem conservantes, como o de maçã, também tem inúmeros benefícios para a saúde”, fala Cynthia.

“O resveratrol, antioxidante que faz a uva ser um alimento funcional é encontrado em boas quantidades na casca das uvas roxas e pretas, estando presente nos vinagres de vinho tinto. Ele pode ajudar a evitar os efeitos dos radicais livres que causam doenças e o envelhecimento”, exemplifica.

Ela continua: “Por outro lado, o vinagre de maçã contém o ácido málico – elemento que lhe confere propriedades terapêuticas. Este ácido melhora a função digestiva e a assimilação de minerais. Também possui a pectina, uma fibra solúvel que pode ajudar a manter os níveis de colesterol em ordem”.

Leia também: Vinagre de maçã ajuda a desinchar o corpo? Veja os benefícios e riscos

Receita de suco energético com vinagre

suco arrow-options
Divulgação

Suco energético com vinagre

Explicações feitas, é hora de preparar o suco. Cynthia sugere usar vinagre de vinho tinto , açúcar mascavo, gengibre, canela e abacaxi. O toque especial fica por conta da água com gás. Veja mais detalhes: 

Segundo a nutricionista, a bebida pode ser consumida até em jejum, ” mas isto vai depender se a pessoa não apresenta problemas gástricos para não irritar o estômago logo cedo”. Ela recomenda que se beba o suco com vinagre 30 minutos antes de uma atividade física, para manter a energia durante o treino, ou um pouco antes do almoço ou jantar, pois, como ela explica, isso ajuda a dar saciedade e a pessoa acaba comendo menos.

Fonte: IG Delas
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana