conecte-se conosco


Nacional

Exército teria tentado driblar STF em decisão sobre controle de armas

Publicado


source
Exército teria tentado driblar STF em decisão sobre controle de armas
Reprodução/Flickr

Exército teria tentado driblar STF em decisão sobre controle de armas

Um levantamento realizado pelo Instituto Sou da Paz mostra que o  Exército atuou para inviabilizar o julgamento do  Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a revogação de portarias que buscavam aumentar o controle e o rastreio de munições e armas de fogo.

Segundo documentos, o Exército editou – em dezembro de 2020 – novas portarias para seguir com o controle sobre o armamento no país. O regulamento permaneceu na mesa do Comando da Força Armada até setembro de 2021 – quase dez meses parado.

A norma, porém, só foi publicada um dia antes da audiência da ação no STF. Especialista apontam que, ao coincidir a publicação de uma nova regra com o julgamento da Suprema Corte, a medida teria como objetivo ‘driblar’ e inviabilizar a análise.

A tentativa, porém, não oobteve êxito. Isso porque o ministro e relator do caso, Alexandre de Moraes, decidiu restabelecer a vigência das regras. Sua argumentação baseou-se no princípio da moralidade, impessoalidade e interesse público.


Na visão de Carolina Ricardo, diretora do Instituto Sou da Paz – que realizou o levantamento junto À Folha de S.Paulo -, o “interesse do Exército não é de aprimorar o sistema, mas de atrapalhar os julgamentos em curso e não dar uma resposta séria para o problema de armas e munições”.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nacional

Jovem morre após cair em cachoeira na Zona Oeste do Rio

Publicado


source
Parque do Mendanha
Divulgação

Parque do Mendanha

Um jovem de 27 anos morreu após cair em uma cachoeira em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, na tarde de sábado. Segundo o Corpo de Bombeiros, que foi acionado por testemunhas da queda na Cachoeira do Mendanha às 16h40, Matheus F. Duarte já foi encontrado morto.

O Quartel de Campo Grande atuou na ocorrência com apoio do Grupamento de Busca e Salvamento. A operação foi demorada, já que com o céu escurecendo, o uso de aeronave no salvamento teve que ser interrompido e a ação prosseguiu com os agentes a pé.

Continue lendo

Nacional

Massa de ar frio chega ao Sul; temperatura segue alta em SP e RJ

Publicado


source
Onda de Calor bate recorde no RS
FreePick/Divulgação

Onda de Calor bate recorde no RS

A onda de calor que chegou ao Rio Grande do Sul está com os dias contados. Uma massa de ar frio chega nas regiões do Sul do país nos próximos dias, após duas semanas de calor extremo. A previsão é de que o alívio nas altas temperaturas aconteça a partir de quinta-feira.

Segundo o site Metsul , na quarta-feira uma frente fria chega ao estado com instabilidade pelo oeste e o Sul, mas diversas regiões gaúchas, especialmente parte do Norte, além de Santa Catarina e o Paraná, vão estar sob uma condição pré-frontal com corrente de jato em baixos níveis da atmosfera trazendo ar quente e favorecendo intenso calor. Da tarde para a noite, chove em muitos pontos com risco de temporais. Segunda-feira e terça-feira devem ser de sol intenso e máximas de 36º C na Capital. Repetindo a semana anterior, mas sem recordes de calor.

No entanto, na quinta-feira, a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e chega aos estados catarinense e paranaense com aumento de nuvens e chuva. A queda de temperatura vai ocorrer devido a massa de ar mais fria que começa a ingressar no território gaúcho. Ainda de acordo com o Metsul, muitas cidades devem registrar máximas ao redor ou acima de 40ºC na tarde da quarta e, na quinta, 27ºC ou 28ºC no mesmo horário.

Leia Também

Calorão no Rio e em São Paulo

Segundo o Climatempo , a previsão para os próximos dias é de muito calor, com máximas entre 35°C e 38°C no Rio e sem previsão de chuva. Já em São Paulo, uma forte massa de ar quente influencia o estado . As temperaturas ficam elevadas por todas as regiões ao longo dos próximos dias e as pancadas de chuva persistem, de forma isolada. Só no próximo fim da semana que o calor tende a diminuir, por causa de uma nova frente fria.

A capital paulista teve um fim de semana muito quente e com recordes consecutivos de maior temperatura do verão , até o momento. Não se descarta um novo recorde de calor para os próximos dias.

Neste sábado, a capital paulista bateu recorde de maior temperatura do ano e do verão. A máxima foi de 33,7°C e igualou ao dia 19/01/2022. Porém, neste domingo a temperatura subiu ainda mais e chegou aos 33,8°C na estação automática do Mirante de Santana, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Com isso, a cidade de São Paulo bateu um novo recorde. Essa é a maior temperatura deste ano e desde do início de verão(que começou em 21 de dezembro de 2021).

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana