conecte-se conosco


Tecnologia

Ex-Apple conta por que 1º iPhone não tinha recurso de copiar e colar

Publicado

source
Primeiro iPhone não tinha recurso importante
Tecnoblog

Primeiro iPhone não tinha recurso importante

O primeiro iPhone trouxe diversas novidades interessantes, como tela multitoque de 3,5 polegadas (considerada enorme para a época), integração com o iTunes e lojas de aplicativos. No entanto, esse modelo deixou de lado uma função importante: a de copiar e colar. Agora, 15 anos após o lançamento, um ex-engenheiro e designer de software da Apple explicou o motivo: não havia tempo para desenvolvimento.

A declaração foi dada por Ken Kocienda, um dos principais engenheiros por trás da criação do iPhone. Na verdade, antes mesmo do projeto ser iniciado, ele já tinha trabalhado na equipe do navegador Safari. Isso o tornou uma parte essencial no desenvolvimento da primeira geração do smartphone da maçã.

Segundo Kocienda, a Apple não implementou a função de copiar e colar por falta de tempo. O ex-funcionário da empresa revelou que a equipe estava focada na criação do teclado virtual e seu sistema de autocorreção, algo que consumiu muitas horas de trabalho.

Problemas impediram a implementação

Kocienda comenta que a função chegou a ser testada mas, devido a problemas de confiabilidade, foi deixada de lado. O engenheiro revelou que o cursor se movia entre os caracteres sempre que o usuário tirava o dedo da tela, um erro que atrapalharia a usabilidade do recurso.

Para resolver a situação, a equipe desenvolveu uma espécie de “histórico de toque” na área de edição de texto. Assim, quando o dedo saísse da tela, o sistema detectaria automaticamente a última posição, mantendo o cursor onde o usuário realmente queria. No entanto, essa correção não aconteceu a tempo de ser implementada no primeiro iPhone.

Atualmente, a função de copiar e colar é padrão em todos os sistemas operacionais, sejam destinados a celulares ou computadores, mas nos aparelhos da Apple ela só foi introduzida em 2009, no iPhone OS 3.0, versão instalada no iPhone 3GS. A empresa chegou a exibir um comercial na TV americana para destacar a novidade.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tecnologia

WhatsApp agora tem app melhor para Windows; o que muda e como usar

Publicado

Windows ganha app nativo do WhatsApp
Unsplash/Tadas Sar

Windows ganha app nativo do WhatsApp

O WhatsApp anunciou nesta semana um novo aplicativo nativo para Windows, que antes estava em fase de testes. A ferramenta permite que o aplicativo seja utilizado mesmo se o smartphone estiver desconectado à internet. A seguir, confira o que muda com o novo app e como utilizá-lo.

WhatsApp para Windows: o que muda?

Antes, usuários do Windows tinham apenas duas opções para acessarem o WhatsApp no computador: a versão para desktop ou um aplicativo baseado nesta versão.

Agora, um aplicativo completamente remodelado está disponível na Microsoft Store. Além de permitir o uso sem conexão ao celular (o que a versão web também já permite), o app promete ser mais rápido.

De acordo com o WhatsApp, os aplicativos nativos “são mais confiáveis e mais rápidos”, além de serem “projetados e otimizados para o sistema operacional do seu computador”.

WhatsApp para Windows: como usar?

O primeiro passo para usar o aplicativo do WhatsApp no Windows é baixá-lo na loja oficial Microsoft Store . Depois, é necessário conectá-lo à sua conta. Para isso:

  1. Abra o WhatsApp no celular;

  2. Clique no Menu e vá em “Aparelhos conectados”;

  3. Aponte a câmera do celular para o QR Code exibido no computador e espere o pareamento ser feito.

E o WhatsApp para Mac?

De acordo com o mensageiro, um aplicativo nativo também está sendo desenvolvido para o Mac. Por enquanto, ele não tem data para ser lançado.


Fonte: IG TECNOLOGIA

Continue lendo

Tecnologia

Atualize já! Apple alerta para falha que deixa hacker controlar iPhone

Publicado

iPhones devem ser atualizados
Reprodução/Apple

iPhones devem ser atualizados

A Apple alerta para que usuários de dispositivos da marca os atualizem. A empresa soube de uma falha que permite que hackers tomem controle completo de iPhones, iPads e Macs, de acordo com a AFP.

Diante da falha, a Apple preparou e liberou uma atualização de software emergencial, que já está disponível e corrige o bug.

“A Apple está ciente de um relatório que indica que este problema pode ter sido explorado ativamente”, afirma a empresa.

A Apple não deu detalhes de como a falha funciona, mas afirmou que ela permite que invasores assumam o controle dos dispositivos, obtendo dados pessoais e exercendo as mais diversas funções.

Como atualizar seu iPhone ou iPad

  1. Faça backup do dispositivo usando o iCloud ou o seu computador;

  2. Conecte o dispositivo à alimentação e estabeleça conexão com a Internet usando Wi-Fi;

  3. Acesse Ajustes > Geral e toque em “Atualização de Software”;

  4. Se você vir duas opções de atualização de software disponíveis, escolha a que deseja instalar;

  5. Toque em Instalar Agora. Se você vir a opção “Baixar e Instalar”, toque nela para baixar a atualização, insira o código e toque em Instalar Agora.

Como atualizar seu Mac

  1. No menu Apple no canto da tela, selecione “Preferências do Sistema”;

  2. Na janela “Preferências do Sistema”, clique em “Atualização de Software”;

  3. Clique em Atualizar Agora.

Fonte: IG TECNOLOGIA

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana