conecte-se conosco


Várzea Grande

Evento esportivo ganha adeptos e alia saúde e turismo

Publicado

Promover a qualidade de vida, interação entre as pessoas, e ao mesmo tempo, incentivar o uso da bicicleta como modal de transporte. Com essa proposta, a secretaria de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal implantou em março de 2018, o projeto ‘Pedal da Guarda’, onde reúnem todas as quintas-feiras, ciclistas de diferentes bairros da cidade e também de Cuiabá, que atravessam a ponte para participar do evento. A rotatória do Aeroporto Marechal Rondon e do Shopping Várzea Grande é ponto de concentração, de largada e chegada.

Toda a semana a equipe organizadora elabora um percurso de viagem, que passa por diversos bairros da cidade, onde os participantes têm a oportunidade de fazer também um tour, apreciando os pontos turísticos de Várzea Grande.

O percurso compreende de 20 a 25 quilômetros que são realizados no perímetro urbano e passa por localidades distintas como a Passagem da Conceição, Trevo do Lagarto e Bonsucesso.  Para participar do evento é necessário que desportista tenha uma bicicleta e os seus equipamentos de segurança.

O coordenador do ‘Pedal da Guarda’, agente Juliano Lemos, disse que, em princípio, a ideia do projeto surgiu em razão de buscar um lugar mais seguro para os ciclistas pedalar, independente de serem iniciantes ou desportistas preparados.

“O projeto que começou de forma tímida e com a presença de dezenas de ciclistas, tomou em pouco tempo uma proporção surpreendente, com a inserção de pessoas de várias localidades. Hoje contamos com a presença de mais de 200 participantes, compostos por vários grupos de pedaladas”, comemorou.

Juliano Lemos explica que a atividade é gratuita e qualquer pessoa pode participar do passeio, porém é indispensável ao ciclista, o uso de acessórios de segurança, como capacetes, coletes refletivos, luvas e roupas de cores claras e refletivas. “É aconselhável também que as bicicletas tenham um bom estado de conservação, seja sempre revisado e que tenham faróis dianteiro e traseiro, bomba para os pneus e uma câmera reserva para possível emergência”.

Leia Também:  Prefeitura entrega títulos fundiários e autoriza projeto para pavimentação no Santa Maria 2

O secretário de Defesa Social e também comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias, ressalta a grandeza do projeto social e integrativo ‘Pedal da Guarda’, que além de ser um meio de transporte para pequenas e médias distâncias, a bicicleta é ecologicamente correta, não emite gases, portanto, não polui, não produz ruídos, é econômica e o mais importante, é uma atividade física que consome calorias, melhora a respiração, tonifica músculos e libera hormônios que fazem o bem para as pessoas.

“Em termos de saúde, o ciclismo é uma atividade rítmica e cíclica, ideal para o desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico e anaeróbico, reduz o estresse, fortalecesse a resistência muscular, melhora o condicionamento físico, e mantém a forma física de quem faz uso desta prática de esporte”.

Segundo o comandante, antes de realizar o referido percurso, é feito todo um planejamento logístico para que o passeio seja feito sem nenhum contratempo, com a presença de Guardas Municipais que fazem a escolta, e agora também com a presença de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – 192). “Firmamos a parceria com o SAMU que agora faz parte da nossa equipe de apoio, aferindo a pressão dos participantes e garantindo mais segurança e tranquilidade durante o trajeto da viagem”.

O tenente-coronel Flávio Poncione, é morador de Cuiabá e começou a participar do ‘Pedal da Guarda’ há sete meses, e nos dois primeiros passeios ele alugou uma bicicleta. “Hoje tenho a minha própria bike, e nesse período além de eliminar 15 quilos, consegui fazer novas amizades. Indico a todos essa ação da Guarda Municipal que é feita com total segurança, tanto para os ciclistas que participam da atividade, quanto para os motoristas que trafegam pelas vias”, elogiou.

Leia Também:  Definidos os locais de votação onde estarão agrupados os eleitores

O Advogado Sérgio Gomes dos Santos, morador de Várzea Grande, disse que os encontros de quintas-feiras são prazerosos e uma atividade para toda a família. “Além de deixar o corpo em dia é um exercício físico que melhora a qualidade de vida. É também um incentivo para os jovens, a exemplo do meu neto Arthur, de apenas 6 anos que já participa da ação”, comentou.

Para Sergio Uriel da Silva a atuação da Guarda Municipal neste tipo de atividade física é importante porque além da segurança durante o trajeto, os agentes também fazem a socialização entre os participantes, desmistificando aquele tabu de que a Guarda só aplica multas. “Esta ação mostra que a Guarda Municipal além de fazer a segurança da população, tem serviços relevantes em todos os setores, principalmente o lado social e cultural”, completou.

INCENTIVO: O secretário de Defesa Social e comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias, disse que vai propor a prefeita Lucimar Sacre de Campos, que em 2020, o projeto “Pedal da Guarda’, seja incluído no calendário de festividades do aniversário de Várzea Grande. “Este é um evento que tem marcado as noites de quintas-feiras em Várzea Grande e que tem atraído centenas de pessoas, num convívio de interação entre a população local e as que atravessam a ponte vinda de Cuiabá. Por ser um evento atrativo, poderia ser inserido na programação festiva do município”, incentivou o comandante.

publicidade
1 comentário

1
Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Lidiane Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Lidiane
Visitante
Lidiane

Bom dia
Onde que vê o trajeto do pedal da guarda municipal?

Várzea Grande

Bairro Santa Isabel ganha área de lazer com praça revitalizada e ‘Espaço FIT 5 VG’

Publicado

A Prefeitura de Várzea Grande inaugurou no início da noite dessa segunda-feira, 09 de dezembro, mais uma academia ao ar livre, o ‘Espaço FIT 5 VG’, desta vez, foi no bairro Santa Isabel. A praça onde foi instalada a academia também foi revitalizada e totalmente reformada recebendo o nome de “Ederson Nobre de Amorim – Pitico”.

Totalmente revitalizada o novo espaço de convivência para adultos, jovens e crianças ganhou um playground infantil com balanços, escorregador, amarelinha e túnel de brinquedo, área para realização de eventos e feira livre, revitalização da quadra poliesportiva com novo piso, alambrado, tabela e cesta de basquete, traves para gol, pintura e bancos novos, lixeiras, paisagismo e boa iluminação.

A obra e revitalização contaram com um investimento de R$ 350.000,00 em uma área de 5.237,92 m² executados pelas secretarias municipais de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, de Viação, Obras e Urbanismo, e, de Educação, Cultura, Esportes e Lazer.

“O ‘Espaço FIT 5 VG’ é um presente de Natal para os moradores do Santa Isabel. A revitalização da praça não poderia deixar de ocorrer, pois trata-se de mais uma benfeitoria para a população. É uma satisfação trazer esses equipamentos e transformar esse espaço de convivência e lazer para crianças, jovens, trabalhadores, pais, mães e avós. Também é nosso objetivo fazer com que a população tenha a oportunidade de se movimentar perto de suas residências e assim, além de praticar esportes, ter espaço para caminhada e para diversão. Também estaremos disponibilizando orientação profissional com professores de educação física, a partir de aulas de como melhor usar os equipamentos assim como nos outros quatro ‘Espaços FIT VG’ já inaugurados”, destaca a prefeita Lucimar Sacre de Campos.

O secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes, detalhou que além os ‘Espaços FIT VG’ a administração municipal vem investindo também na revitalização de outras áreas de lazer já existentes como praças e parques da cidade, bem como na construção de novos. “As áreas que abrigam as academias ao ar livre, já somam cinco no total. Porém já revitalizamos diversas praças e parques da cidade. Os locais onde são instalados os ‘Espaços FIT VG’ recebem tratamento paisagístico e melhorias como revitalização de calçadas, iluminação e acessibilidade para portadores de deficiências ou mobilidade reduzida”, detalha.

Leia Também:  Avanços na Educação foram destaques no desfile cívico-militar deste ano

No ‘Espaço FIT 5 VG’ estão dispostos 06 aparelhos de alongamento e ginástica. Os equipamentos trabalham todos os grupos musculares e são indicados para pessoas a partir de 14 anos de idade. Uma placa direciona e orienta o usuário a fazer corretamente o uso dos aparelhos, com dicas de alongamento e qual a sequência ideal de exercícios. A academia propicia que os movimentos dos praticantes sejam conduzidos, utilizando como carga o próprio peso. Também constam nos espaços aulas com professores de educação física conforme cronograma da Secretaria Municipal de Educação, Cultura Esportes e Lazer.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Santa Isabel, Davi Manoel de Campos, destacou a homenagem à um antigo morador local e o benefício que será estendido às mais de 600 famílias do bairro e comunidades adjacentes. “A família de Ederson Nobre de Amorim, conhecido por Pitoco aqui na região ficou muito agradecida. E, vale destacar, que ao menos 2,6 mil pessoas terão acesso a esta praça e espaço de lazer. Agora também temos uma área para realizar festas e quermesses das igrejas. A administração da prefeita Lucimar Campos está de parabéns. Agradecemos também o empenho do vereador Nilo Campos que é morador aqui do Santa Isabel e encampou essa demanda junto à prefeitura”, disse.

Com os aparelhos, os moradores do bairro Santa Isabel afirmam que vão desenvolver rotinas saudáveis. Dona Maria das Dores, de 56 anos, acredita que a pratica de uma atividade física alivia o estresse e prolonga a vida. “Gostamos bastante do espaço, inclusive meus netos que já estrearam o playground. Vou fazer questão de me exercitar agora que tenho um espaço como este há apenas uma quadra de casa. Com exercícios a rotina muda para melhor e até o estresse diminui”.

Leia Também:  Definidos os locais de votação onde estarão agrupados os eleitores

Francisca Meira Vieira, 58 anos, afirmou que a revitalização da praça e a inauguração do ‘Espaço FIT 5 VG’ vai também valorizar o bairro. “Moro há 38 anos neste bairro. Tenho certeza que a praça vai valorizar os imóveis, principalmente aqui no entorno. Também vou aproveitar a novidade para voltar a uma rotina saudável e trazer os netos para brincar”.

Para Cleberson Oliveira de 42 anos, e, o filho Miguel Oliveira, 12 anos, será uma oportunidade para passarem mais tempo juntos. “Já estamos aproveitando a quadra, com piso novo para jogarmos um pouco de basquete. Além de se exercitar passo mais tempo com meu filho e ele também pratica um esporte, deixando de lado um pouco os jogos eletrônicos”, declarou.

Adriana dos Santos, 41 anos, moradora há pelo menos 20 anos do Santa Isabel ficou encantada com o novo espaço de convivência. “Gosto bastante deste bairro. Morei aqui vários anos. Depois me mudei e acabei retornando para cá. Vemos que a cada dia está melhor, estou encantada. Meu filho adorou o parque infantil, com certeza virei sempre e vou participar das aulas educativas da educação, de como fazer exercícios de forma correta e adequada.Tudo isso pertinho de casa”, comemorou.

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo

Várzea Grande

Educação divulga calendário de matrícula e rematrícula para a rede pública de Várzea Grande

Publicado

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, através da Gerencia de Legislação e Normas reuniu na quinta-feira, 5, no auditório do Anexo I da SMECEL, profissionais gestores dos Centros Municipais de Educação Infantil – CMEI, para repassar as orientações sobre os processos de rematrícula e matrículas de novos alunos da rede municipal de Ensino de Várzea Grande.

De acordo com a gerente de Legislação e Normas da SMECEL, professora Creonice de Oliveira Barbosa, durante a reunião foram repassadas aos profissionais das unidades de ensino as informações sobre a sistematização dos processos de matrícula e rematrícula para o ano letivo de 2020.

O período de rematricula para os alunos que já frequentam as escolas da rede municipal será entre os dias 11 a 13 de dezembro. A rematrícula não poderá ser feita automaticamente, os profissionais deverão fixar cartazes na escola em local visível, informando as datas e entrar em contato com pais ou responsáveis para o comparecimento na escola. “O pai de aluno que perder a rematrícula não terá a vaga assegurada, poderá fazer no período da matrícula para alunos novos, isto é,  concorrerá a vaga” explicou.

Leia Também:  Lucimar chama a Caixa Econômica Federal para auditar e fiscalizar obras de asfalto

A data de matrículas para novos alunos ficou estabelecida de 13 a 15 de janeiro de 2020. Creonice explica que no dia 13, a partir das 7h serão distribuídas as senhas para a efetivação da matrícula de acordo com o número de vagas disponíveis.

A mudança que ocorre no processo da rematrículas para o próximo ano letivo ficou por conta do cadastro de reserva. Antes o cadastro reserva era feito no mesmo dia da matrícula, o que ocasionava tumulto. Para 2020, os pais que não conseguirem efetivar a rematrícula de seus filhos deverão retornar na escola no dia 15 de janeiro para preencher o cadastro de reserva. Segundo a gerente, o preenchimento do cadastro não significa que a vaga estará garantida. “A escola vai chamar os alunos de acordo com a abertura de vagas conforme elas forem ocorrendo por conta de desistência o por transferências de alunos já matriculados” informou.

Segundo o secretário Silvio Fidelis, a procura por novas vagas na rede estadual de Várzea Grande deverá continuar em alta para o próximo ano letivo por conta da melhoria tanto nas estruturas das escolas municipais como também na elevação do nível do ensino/aprendizagem e os avanços alcançados pelas práticas pedagógicas, aliada a múltiplas atividades desenvolvidas pelos alunos dentro e fora da sala de aula. “Nossos esforços para promover uma educação de alto nível tem apresentado resultados positivos comprovados pelo aumento expressivo da demanda por vagas para novos alunos a cada ano” declarou.

Leia Também:  ‘Prati-Cidade’ no Alameda oferta serviços gratuitos de saúde e cidadania

Por: Letícia Kathucia – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana