conecte-se conosco


Internacional

Estudo sobre origem do universo dá Nobel de Física a 3 cientistas

Publicado

Os estudos no campo do Cosmos de James Peebles, por um lado, e de Michel Mayor e Didier Queloz, por outro, foram premiados hoje (8), em Estocolmo, com o do Nobel da Física. Eles dividirão o prêmio equivalente a R$ 3,72 milhões.

Peebles é canadense e os outros dois cientistas nasceram na Suíça.

Phillip James Edwin Peebles é um físico de 84 anos. Nascido no Canadá, tem também nacionalidade norte-americana.

Michel Mayor é um astrônomo suíço de 77 anos. Em 1995, descobriu o primeiro planeta extra-solar, o 51 Pegasi.

Didier Queloz, que descobriu com Michel Mayor o Pegasi, tem 53 anos. Os astrônomos usaram o método de velocidade radial no Observatório de Genebra.

Foi essa descoberta que deu aos três o Nobel de Física.

O Prêmio Nobel da Física 2019 foi atribuído aos três cientistas por novas teorias em cosmologia e pela descoberta do planeta extra-sistema solar na órbita de uma estrela como o Sol.

Na primeira manifestação após o anúncio da premiação, os dois cientistas suíços declararam que “este prêmio é simplesmente extraordinário”.

Num comunicado da Universidade de Genebra, Michel Mayor e Didier Queloz relembram a “excitação” de 1995, quando descobriram o planeta fora do nosso sistema solar.

“Essa descoberta é a mais excitante de toda a nossa carreira e agora sendo ela recompensada com um Prêmio Nobel é simplesmente extraordinário”, afirmam os cientistas suíços.

Nobel de Medicina

O Prêmio Nobel de Medicina de 2019 foi concedido aos cientistas William G. Kaelin Jr., Sir Peter J. Ratcliffe e Gregg L. Semenza “pelas suas descobertas de como as células sentem e se adaptam à disponibilidade de oxigênio”. O anúncio foi feito ontem (7) em Estocolmo, na Suécia.

Na página oficial do Twitter, a organização do Nobel anuncia os três vencedores com um trabalho que “revela os mecanismos moleculares que demonstram como as células se adaptam às variações no fornecimento de oxigênio”.

Os vencedores são dois norte-americanos e um inglês. William Kaelin, nascido em 1957, em Nova Iorque, é especialista em medicina interna e oncologia. Gregg Semenza, também nascido em Nova Iorque, em 1955, é pediatra e o britânico Peter Ratcliffe, nascido em Lacashirem, em 1954, é perito em nefrologia.

Edição:

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Internacional

Tiroteio em boate nos EUA tem pelo menos 2 mortos e 8 feridos

Publicado


source

Um tiroteio em uma boate na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, deixou pelo menos dois mortos e oito pessoas feridas na madrugada desde domingo (5). Após ser notado um comportamento estranho na região da discoteca Lavish Lounge o tenente Jimmy Bolt disse à ABC News que pediu reforços por volta das 2h da manhã.

Lavish Lounge, nos Estados Unidos
Reprodução/Twitter

Lavish Lounge, nos Estados Unidos


Assim que as autoridades chegaram no local, as pessoas feridas foram sendo socorridas e levadas ao hospital mais próximo. De acordo com o xerife Hobart Lewis, há algumas pessoas estão em estado grave. “Não sabemos quantos morreram, o que sabemos é que algumas pessoas estão em estado crítico”, declarou.


Ainda não se sabe quem é o responsável pelo tiroteio e as investigações continuam. A discoteca está próxima ao centro de Greenville e, segundo um post no Facebook do estabelecimento, a apresentação da noite de sábado (4) era o rapper Foogiano.

Fonte: IG Mundo

Continue lendo

Internacional

Sobe para 20 número de mortos após temporais no Japão; 14 estão desaparecidos

Publicado


source
Japão
Reprodução/Twitter

Fortes chuvas causaram inundações e deslizamentos em diversas regiões

Neste domingo (5), as autoridades do Japão atualizaram os números de mortos e desaparecdos após a forte chuva que castigou a região sul do país no último sábado . Até o momento, ao menos 20 pessoas morreram e outras 14 seguem desaparecidas.

Segundo informações da agência NHK, os pontos mais críticos estão na província de Kumamoto, no centro de Kyushu, que enfrenta inundações e deslizamentos de terra. Além disso, o rio Kuma transbordou e muito moradores tiveram que ser resgatados por helicópteros do Exército do Japão .

Apesar da diminuição da quantidade de chuva neste domingo, a previsão é de que ela volte a se intensificar ao longo da noite. Ao todo, mais de 90 mil pessoas já tiveram que deixar suas casas nas cidades de Kumamoto e Kagoshima, enquanto muitos seguem ilhados por conta do alto nível das águas.

Fonte: IG Mundo

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana