conecte-se conosco


Saúde

Estudo encontra gene responsável por resposta imune à Covid-19 na América do Sul

Publicado


source
gene
Pixabay

Gene pode ser chave para a criação de vacinas voltadas para a região

Uma pesquisa com participaçao da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP encontrou os primeiros registros dos genes HLA na América do Sul. O gene é importante por expor o novo coronavírus (Sars-CoV-2) às células de defesa do corpo, sendo fundamental no desenvolvimento de vacinas.

O estudo foi feito a partir de um banco de informações genéticas da população, o que ampliou a base de dados genética do grupo. Assim, os pesquisadores mapearam áreas do vírus que podem ser mais vulneráveis aos genes HLA. Caso aplicada, a pesquisa pode facilitar diagnósticos e kits de vacinas específicas para a região.

Ao jornal da USP, o geneticista e biotecnólogo Ruy Diego Chacón afirmou que a base de dados sobre os genes HLA mais usada no mundo, a Allele Frquency Database, não possui informações aprofundadas sobre o continente sulamericano. “Para atender essa limitação, fizemos um levantamento de mais de 2.000 estudos genéticos e geramos informações atualizadas e mais representativas sobre as variações dos genes mais comuns nos países da região”, afirmou.

Fonte: IG SAÚDE

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Estudo estima que 26% dos adultos da cidade de SP têm anticorpos para Sars-CoV-2

Publicado


source
O número estimado equivaleria a 2,2 milhões dos 8,4 milhões de adultos que moram na cidade
Foto: Agência Brasil

O número estimado equivaleria a 2,2 milhões dos 8,4 milhões de adultos que moram na cidade

Um estudo analisou a prevalência de anticorpos para a Sars-CoV-2 na cidade de São Paulo estima que  26,2% da população adulta da capital, cerca de 2,2 milhões de pessoas, já foi infectado com o novo coronvírus.

O levantamento foi realizado em uma parceria de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Grupo Fleury com o Ibope Inteligência.

A quarta fase do projeto foi realizada entre os dias 1º e 10 de outubro, durante o início da fase verde de reabertura da cidade, em 152 setores censitários. Em cada um deles, oito residências foram sorteadas.

Os moradores com mais de 18 anos foram convidados a participar do estudo, respondendo a um questionário socieconômico e fazendo dois testes para deteção de respostas imunológicas ao vírus.

Em comparação com a terceira fase do estudo, realizada em julho, houve um aumento de 8,3 pontos percentuais na soroprevalência, que estava em 17,9%. De acordo com os pesquisadores, nesse período, aproximadadamente 700 mil infecções ocorreram na cidade.

A pesquisa indicou que na capital paulista, a soroprevalência é maior entre pretos e pardos (31,6%) do que entre brancos (20,9%).

Além disso, aqueles que cursaram até o ensino fundamental são duas vezes mais propensos a já terem sido infectados pelo vírus do que pessoas com ensino superio, a soroprevalência é de 35,8% para o primeiro grupo, enquanto a do segundo é de 16%.

Entre os moradores com renda média mais alta, a soroprevalência é de 21,6%; já em meio aos de renda baixa, chega a 30,4%. 

Fonte: IG SAÚDE

Continue lendo

Saúde

Moderna conclui inclusão de 30 mil voluntários em testes de vacina contra Covid

Publicado


source
vacina
Pixabay

Moderna conclui inclusão de voluntários

A empresa de biotecnologia Moderna anunciou, nesta quinta-feira (22) a inclusão dos 30 mil voluntários que participam do estudo avançado para comprovar a eficácia e segurança da vacina mRNA-1273, que pretende imunizar contra o coronavírus (Sars-CoV-2).

De acordo com a empresa, em nota enviada à agência Reuters, até o momento mais de 25,6 mil voluntários já receberam a segunda dose da vacina. Os estudos são conduzidos nos Estados Unidos e apresentam resultados promissores até então.

Ao todo, mais de 100 vacinas passam por testes para obsrvar sua ação contra o vírus causador da Covid-19 . A Organização Mundial de Saúde, porém, reforça que nenhum imunizante é recomendado para distribuição em massa no momento.

Fonte: IG SAÚDE

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana