conecte-se conosco


Cuiabá

Estudantes, educadores e a comunidade do bairro Novo Colorado fazem mobilização pela preservação do meio ambiente

Publicado

Uma parceria entre a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Nossa Senhora Aparecida, a comunidade do bairro Novo Colorado e a concessionária Águas Cuiabá está potencializando o debate e a conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente. Nesta quinta-feira (9), às 19h, pais, moradores do bairro e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), participam de mais uma atividade na unidade educacional, uma palestra de sensibilização e fortalecimento da campanha de arrecadação de resíduos recicláveis.

O assessor da Coordenadoria de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, professor Edmilson Marques de Moraes contou que a ação foi proposta pela Associação de Moradores do bairro Novo Colorado, que buscou a parceria da comunidade escolar e da concessionária. As atividades começaram no último dia 3 de junho, em comemoração ao mês do Meio Ambiente, com uma palestra para os estudantes da unidade. Na palestra foram abordados temas como a importância do descarte e da destinação corretas dos resíduos para a preservação do meio ambiente. Durante o evento foi apresentada e lançada a campanha para arrecadação de resíduos recicláveis, que termina no próximo dia 28 de junho.

Segundo o coordenador, a comunidade está arrecadando garrafas PET e PEAD, um polietileno de alta densidade utilizado na indústria de embalagens para a fabricação de frascos rígidos para produtos de limpeza doméstica, cremes, xampu, remédios e suplementos, e acondicionando os resíduos recolhidas em dois bags, colocados no pátio da escola.

A diretora da unidade, Geiza Lúcia de Oliveira, lembra que as garrafas, precisam estar limpas, para serem armazenadas. “Esta é uma ação importante para os estudantes, educadores e a comunidade. É uma grande mobilização de conscientização em benefício do meio ambiente, e do bem estar de todos nós. Para os estudantes é uma experiencia positiva e um ensinamento de que a preservação do meio ambiente, é responsabilidade de todos”, disse Geiza Lucia.  

A campanha está sendo acompanhada pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Cuiabá (ACAMARC), que está recolhendo os resíduos, à medida que os bags vão enchendo. “A ação está mobilizando os pais, estudantes, educadores e colaboradores da escola e a comunidade local, promovendo um trabalho em rede e de fortalecimento da presença da escola na comunidade. E, a temática do meio ambiente, já trabalhada na unidade, entra como tema transversal que contempla a Política da Escola Cuiabana”, disse o assessor pedagógico, Edmilson Marques Moraes que está acompanhando as ações.

Programação

Outras atividades serão realizadas nos próximos dias. No dia 24, no período vespertino, os estudantes do 6º Ano farão uma caminhada para recolher resíduos no entorno da unidade e no dia 29, será feita a contabilização dos resíduos coletados durante a campanha. Essa ação será realizada na Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Cuiabá (ACAMARC); no Distrito de Sucuri.

As atividades serão encerradas no dia 30 de junho com a realização de oficinas e palestra para os estudantes da EMEB Nossa Senhora Aparecida. Na palestra será ressaltada a importância de não jogar lixo no chão e o impacto dessa ação no meio ambiente. Também será apresentado o resultado da campanha de arrecadação dos resíduos coletados. As atividades serão interativas com os estudantes.  O dinheiro arrecadado com a coleta dos resíduos será revertido para a unidade.

A empresa Águas Cuiabá apoia a iniciativa com a estrutura, atividades interativas, palestrar de educação ambiental e a mobilização da comunidade para a campanha.  

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Novos pontos de testagem para Covid-19 começam a funcionar nesta terça (05)

Publicado

Luiz Alves

 

Clique para ampliar

Os quatro novos pontos de testagem de Covid-19 anunciados pelo prefeito Emanuel Pinheiro na última live, realizada no dia 28 de junho, começarão a funcionar a partir da próxima terça-feira (05), às 7h. A mudança foi necessária para que a equipe da Secretaria Municipal de Saúde faça os últimos ajustes nos locais.

“Com o grande aumento na procura por testes em toda a rede de saúde municipal, tantos as unidades básicas de saúde, quanto as UPAs e Policlínicas começaram a ficar lotadas. Para amenizar essa situação decidimos abrir alguns centros de saúde bucal como locais de testagem, ampliando a oferta para a população. Na segunda-feira vamos terminar de entregar os insumos e EPIs nos novos locais temporários de testagem e realizar um rápido treinamento com as equipes, para começarmos com força total na terça-feira”, explicou Edemir Xavier, secretário adjunto de Atenção Básica.

Os locais escolhidos para serem os novos pontos temporários de testagem são: Centro de Especialidades Odontológicas do bairro Dom Aquino, o Centro de Especialidades Odontológicas Osmar Cabral, a Clínica Odontológicas do Leblon e a Clínica Odontológica do CPA III. A partir de terça-feira (05) essas unidades vão funcionar nos dias de semana, das 7h às 11h e das 13h às 17h. A meta é realizar cerca de 120 testes por dia, em cada unidade.

“Serão colocados dois médicos por unidade, para atenderem os pacientes que testarem positivo e aqueles que estiverem com sintomas gripais. A ideia é desafogar a demanda, que está muito grande nas UBS, UPAs e Policlínicas”, comentou o secretário adjunto.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Cuiabá

Prefeito e primeira-dama recebem homenagem da ALMT por atuação na linha de frente contra a Covid-19

Publicado

Davi Valle

 

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro e a Primeira-dama Márcia Pinheiro foram homenageados na noite desta sexta-feira (01), durante sessão solene extraordinária na Assembleia Legislativa (ALMT), realizada pelo deputado estadual, Valdir Barranco, pela atuação na linha de frente de combate à Covid-19, em Mato Grosso.

Na ocasião, o Chefe do Executivo Municipal, representando também a sua esposa, agradeceu o parlamentar pelo reconhecimento, reiterando as dificuldades enfrentadas com a contaminação em massa pelo vírus em 2020, visto pelos agentes públicos do Brasil e do mundo como um ano lendário e desafiador. Além disso, Pinheiro aproveitou para destacar algumas das ações desempenhadas pela administração atual para salvar vidas.

“Eu e a primeira-dama sempre fizemos de tudo desde o início, a contar pela entrega do moderno Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), padrão de qualidade da rede privada. O que teria sido de Mato Grosso sem essa unidade de saúde, atendendo aqueles que mais precisam? Contudo, os nossos profissionais da saúde ainda sofreram demais com a sobrecarga emocional, tempo de muitas lutas, que jamais vamos esquecer”, discursou.

O prefeito revelou ainda que a Prefeitura de Cuiabá articula junto ao Governo Federal a viabilização de recursos para que, após o encerramento das atividades no aterro sanitário do município, o local possa se transformar em um memorial em respeito às vítimas cuiabanas ceifadas pelo novo coronavírus.

“Daqui a seis, oito meses vamos finalizar os trabalhos no aterro sanitário, conhecido popularmente como ‘lixão’, graças a Deus. E estamos tentando junto ao Governo Federal os investimentos para fazer ali um memorial para as mais de três mil pessoas que se foram. Lutamos muito e evitamos um mal muito maior, mesmo assim muitos perderam seus entes queridos e ficaram com marcas para o resto de suas vidas”, frisou.

Um dos sobreviventes da doença viral, o deputado Barranco justificou a importância do ato para a sociedade e comemorou os avanços medicinais conquistados de prevenção ao vírus até os dias atuais, como por exemplo, a chegada das vacinas. “Foram pessoas fundamentais na vida de cada um dos pacientes, aliados com a disponibilização dos imunizantes. Essa homenagem é apenas algo singelo, pois nao há nada que decifre em sua totalidade a atuação conjunta contínua”, declarou.

O evento ocorreu no plenário das deliberações da Casa de Leis, deputado Renê Barbour. Ao todo, mais de 400 pessoas, entre gestores e profissionais de saúde de todo o Estado foram agraciados com honrarias e medalhas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana