conecte-se conosco


Mato Grosso

Estudantes de Várzea Grande embarcam para intercâmbio cultural em Londres

Publicado

Quatro estudantes da Escola Estadual Jercy Jacob, em Várzea Grande, viajam nesta segunda-feira (18.11) para Londres, na Inglaterra, para um intercâmbio de seis dias. Nesse período, vão participar de atividades para aprimorar a língua inglesa. Com as estudantes Giovanna Emanuelly Lopes, Izabelly Pereira Domingues, Gabriela Assis e Amanda Dias Amorim, viajam as professoras Ninna Sanches Vicente da Costa, coordenadora do projeto, e a professora de História Elizandra Ribeiro Senábrio.

O intercâmbio faz parte do projeto “It’s Possible – é Possível”, integrante Projeto Educação Cultura e Arte (Educarte) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O Educarte possibilita a escola trabalhar línguas estrangeiras.

Segundo o diretor, Marlon Christian Rosa da Silva, a escola fez um levantamento e percebeu que o aprendizado de idiomas demanda um custo expressivo, uma vez que os pais tinham que matricular os filhos num curso particular.

O sucesso do projeto foi tão grande que, como prêmio pela dedicação dos alunos, a escola conseguiu um intercâmbio cultural para que os alunos conheçam “in loco” a cultura do país de língua estrangeira. Na avaliação do diretor, mais que uma viagem de pesquisa e intercâmbio, ele acredita que esse projeto inspire as alunas para a vida.

“Que elas possam entender que a vida é mais que esse mundinho em que vivemos do dia a dia, que existe lugares maravilhosos para conhecer, um mundo disponível para cada uma delas conquistar e que a realização dos sonhos só depende exclusivamente delas”, opina.

A expectativa das alunas é muito grande. Amanda relata que sempre quis viajar por outros países, conhecer pessoas, novas culturas. “Nunca pensei que isso aconteceria tão cedo. É tudo surpreendente. Graças ao projeto, estamos conseguindo realizar esse sonho. Quero conhecer Londres, tudo o que tem de bom lá”, assinala.

Gabriela também está entusiasmada, pois sempre sonhou em conhecer Londres. “É difícil de acreditar que vou poder colocar em prática tudo aquilo que aprendi na sala de aula de uma escola pública. Parece surreal. Espero conhecer mais sobre os ingleses”, explica.

Isabelly, por sua vez, não tem dúvidas da quantidade de portas que vão se abrir tanto para ela como para as colegas. “Esse encontro é foco do projeto que não estaria nesse estágio sem o esforço de todos da Escola, pais e colaboradores”, comemora.

Essa é a primeira viagem internacional de Giovana e não vê a hora de desembarcar em Londres. “Estou ansiosa para ver de perto tudo aquilo que ouvi falar da cidade e tudo aquilo que estudei e vi em fotos da capital inglesa”, festeja.

No entendimento da professora Ninna, as expectativas são diversas, mas acredita que essa experiência gere bons frutos, não apenas na vida das alunas, mas também na vida daqueles que estão ao redor delas, familiares e amigos, afinal esta será uma oportunidade incrível para que horizontes sejam ampliados.

“Quando fomos buscar as parcerias dos empresários de Várzea Grande, demos um nome ao projeto, “It’s Possible”, ou seja, “É Possível”, de fato é, o caminho existe, não é igual para todos, não é fácil e exige muito de nós, compromisso, dedicação e essencialmente perseverança. Tenho certeza que muitos conceitos serão revistos ao final dessa viagem”, assegura. 

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mato Grosso

O Mato Grosso Saúde esclarece sobre ligações telefônicas da empresa Odonto Servidor

Publicado


.

O Mato Grosso Saúde vem informar a todos os beneficiários e servidores do Estado que a empresa Odonto Servidor, por meio da empresa Obasp (Ordem Brasileira de Assistência ao Servidor Público), não possui qualquer tipo de vínculo com o Instituto de Assistência de Saúde do Servidor do Estado.

O Instituto pede que, caso os servidores recebam ligações da referida empresa e julguem suspeito, que entre em contato imediatamente com a ouvidoria do Mato Grosso Saúde para informar o ocorrido pelo telefone (65) 3613-7714, pelo e-mail [email protected] ou pelo site da Ouvidoria Geral

 

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Mesmo com fechamento temporário, Detran-MT continua emitindo CNH em todo Estado

Publicado


.

Mesmo com o fechamento temporário em razão da pandemia do novo coronavírus, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) continua emitindo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) aos condutores que solicitam o documento via aplicativo MT Cidadão.

O documento é enviado pelos correios no endereço cadastrado junto ao Detran-MT ou na unidade escolhida pelo condutor para retirada. 

Desde o dia 22 de junho, quando o atendimento presencial do Detran foi suspenso em 17 municípios do Estado, até a data de ontem (01.07), que a Autarquia já está com 53 municípios com atendimento suspenso, foram abertos 1.782 processos de renovação da habilitação pelo aplicativo MT Cidadão em todo Estado, sendo que 287 condutores já receberam suas CNHs em casa, via correios.

Somente entre a última segunda-feira (29.06) até quarta-feira (01.07), foram emitidas em torno de 800 CNHs aos condutores via correios.

O diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade, explica que, com a suspensão temporária do atendimento na maioria das unidades da Autarquia, o condutor que precisa renovar a CNH pode fazer todo o processo via aplicativo MT Cidadão. “Estão solicitando a entrega do documento pelos correios e o Detran está emitindo e enviando”.

Alessandro ressalta ainda que, o Detran também está emitindo as CNHs em que os processos foram abertos pelo aplicativo MT Cidadão e foram solicitadas para entrega nas Ciretrans.

“Estamos emitindo o documento e guardando dentro do malote para que, assim que retornar o expediente e o atendimento ao público nas Ciretrans, que estão temporariamente fechadas, vamos enviar os documentos para essas unidades para que o condutor consiga ir retirar a sua CNH”, disse.

Suspensão do atendimento

O Detran-MT está com o atendimento ao público presencial suspenso desde o dia 22 de junho em 17 municípios do Estado, e no dia 29 de junho suspendeu o atendimento em mais 36 municípios, totalizando 53 cidades com atendimento suspensos.

A medida considerou o Boletim Informativo nº 109, divulgado no dia 25 de junho pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), com o panorama da situação epidemiológica  do Covid-19 em Mato Grosso. CONFIRA AQUI AS UNIDADES QUE ESTÃO FECHADAS TEMPORARIAMENTE

Os municípios elencados na lista foram considerados de risco muito alto e alto risco de contágio do novo coronavírus, conforme o boletim informativo da SES-MT.

Os cidadãos que já estavam com o atendimento agendado para as referidas unidades estão sendo contactados pelo Detran-MT para reagendamento do atendimento para após o período de suspensão.

Orientações

A orientação do Detran-MT neste momento de prevenção ao novo coronavírus é que o cidadão verifique sempre se o serviço que ele deseja está disponível de forma digital, no site da Autarquia (www.detran.mt.gov.br).

Através do site ou pelo aplicativo MT Cidadão, podem ser feitas a solicitação da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), troca para a CNH definitiva, solicitação da Permissão Internacional para Dirigir (PID), além da emissão de taxas como o IPVA, Seguro DPVAT e multas, consulta a informações de veículo, informações de condutor, resultado de Recurso de Infração, Certidão Negativa de Multa, emissão da Certidão de Condutor, validar documentos e Certidão de Propriedade.

Licenciamento

Um dos serviços disponíveis online é a impressão do Licenciamento Anual de Veículos, que pode ser feito em papel A4, em qualquer lugar em que o cidadão tenha acesso à impressora e a internet.

O serviço foi autorizado pelo Denatran e disponibilizado pelo Governo do Estado no site do Detran-MT e pelo aplicativo MT Cidadão. O documento em papel A4 tem o mesmo valor jurídico do conhecido “verdinho”, que era impresso em papel moeda.

“O cidadão que já tem o veículo emplacado em seu nome e deseja ter acesso ao documento, este ficará disponível de forma automática após o pagamento de todos os débitos obrigatórios para trafegabilidade do veículo”, reforçou o diretor de Veículos do Detran-MT, Augusto Cordeiro.

Suspensão de prazos

Conforme a deliberação n° 185 de 19 de março de 2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Detran-MT reforça que continua valendo a suspensão do prazo para os seguintes serviços:

– Transferência de propriedade do veículo;

– Emplacamento por mudança de cidade ou município;

– Primeiro emplacamento veicular;

– Prazo de validade indeterminado da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Permissão para Dirigir (PPD), para os motoristas que estão com o documento vencido desde o dia desde o dia 19 de fevereiro de 2020.

Habilitação

Para os motoristas que estão com a CNH vencida a partir do dia 19 de fevereiro de 2020, bem como a Permissão para Dirigir (PPD), estes documentos estão com o prazo de validade indeterminado, como explica o diretor de Habilitação do Detran-MT, Alessandro de Andrade.

“Isso quer dizer que, se a CNH do motorista venceu em 20 de fevereiro de 2020, embora já estejamos no mês de junho, o documento permanecerá válido para fins de fiscalização de trânsito. Ou seja, o agente de trânsito ao abordar um motorista com o documento vencido a partir da referida data, não pode autuar esse condutor por estar com a CNH vencida há mais de 30 dias”, destacou.

Entretanto, o diretor alerta aos motoristas que, caso a CNH esteja vencida antes do dia 19 de fevereiro de 2020, data estipulada pela deliberação do Contran, estes não devem conduzir veículos, pois estão em situação irregular e poderão ser autuados em uma fiscalização de trânsito.

Quanto aos processos administrativos em trâmite de primeira habilitação, que possui uma periodicidade de 12 meses, o prazo foi ampliado para 18 meses para que o processo do candidato permaneça ativo no órgão ou entidade executiva de trânsito dos Estados e do Distrito Federal.

“Ou seja, o candidato a primeira habilitação ganha mais seis meses para finalizar o seu processo”, observou Alessandro.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana