conecte-se conosco


Cuiabá

Estudantes de dez escolas da rede pública municipal de ensino conhecem o dia a dia das atividades no campo

Publicado

Estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profª. Rita Caldas Castrillon, localizada no bairro São Benedito, visitaram na terça-feira (24), uma propriedade rural localizada na rodovia Coronel Palmiro Paes de Barros, no município de Santo Antônio do Leverger, a 34 quilômetros de Cuiabá. A visita faz parte das ações do projeto SEMEIA, voltado para estudantes do 1ª ao 9º Ano do Ensino Fundamental.

O projeto, de iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar MT) vai atender em torno de  2 mil estudantes de 10 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) da rede pública municipal de Cuiabá.  

Lançado em 2021, devido as restrições impostas pela pandemia, só foi possível realizá-lo este ano. Além de capacitação dos professores, a proposta é que os estudantes participem de atividades teóricas sobre o universo do agro e façam visitas a uma propriedade rural, para conhecerem de perto e na prática, a vivência do campo.

O projeto está sendo desenvolvido em quatro etapas. A primeira envolve os professores, que recebem capacitação, via sistema de ensino à distância (EaD) pelo Senar MT. Na segunda etapa o projeto é desenvolvido nas escolas e na terceira, é feita uma avaliação das atividades. Na quarta e última etapa é realizada uma exposição dos trabalhos feitos pelos estudantes, no desenvolvimento do projeto. Nesse evento prevista para o segundo semestre, o Senar MT irá entregar certificados de reconhecimento às escolas, professores e estudantes.

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins, explicou que as atividades são desenvolvidas de acordo com o Ano escolar dos estudantes. “Além da interatividade, o projeto proporciona uma vivência prática com a visita dos estudantes a uma propriedade rural, para conhecerem o dia a dia das atividades no campo”, destacou a coordenadora.

Visita

Os estudantes do 1º Ano da EMEB Rita Caldas abriram a etapa de visitas a propriedade rural nesta terça-feira (24).

No período da manhã, após um lanche, eles conheceram os vários espaços da Estância entre eles o curral e o galinheiro, e plantaram mudas. Após o almoço, participaram de uma Oficina de Ervas Aromáticas e depois fizeram um lanche. Os estudantes se encantaram com a experiência e o que mais gostaram foi a visita ao curral e o plantio de mudas.  

Para cada faixa etária foi organizada uma atividade como a manipulação de ervas aromáticas para os estudantes do 1º Ano e assim as demais oficinas, de temperos naturais para estudantes do 2º Ano, de hortaliças para o 3º Ano, produção de queijo para o 4º Ano e produção de hamburguer para o 5º Ano.

A programação de visitas da escola Rita Caldas prossegue até o dia 31. A próxima escola será a EMEB Profª. Guilhermina de Figueiredo a partir do mês de junho.

 

 

 

 

 

 

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Estudantes da rede pública municipal de Educação são premiados pelo Projeto MPT na Escola

Publicado

A Secretaria Municipal de Educação realiza na próxima quinta-feira (7), às 14h, on-line, a solenidade de entrega da premiação do Projeto MPT na Escola. O Projeto é uma inciativa do Ministério Público do Trabalho, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e atende 2 mil estudantes do 4º ao 7º Ano, do Ensino Fundamental e suas famílias, além de 84 professores, com apoio de gestores escolares, de 10 unidades educacionais da rede pública municipal de ensino.

A edição 2022 do MPT na Escola teve início em janeiro, com os primeiros contatos com o Ministério Público, reuniões, assinatura dos termos de adesão e elaboração do Plano Municipal. A partir de março, após o lançamento oficial do Projeto, foram iniciadas as ações, que envolveram formações para os profissionais e compartilhamento de material pedagógico disponibilizado como suporte ao planejamento dos professores em sala de aula.

O coordenador municipal do MPT na Escola, assessor pedagógico da Coordenadoria Técnica de Ensino, professor Edmilson Marques de Moraes acompanhou as ações nas unidades participantes e explicou que a premiação marca o encerramento da etapa municipal do Projeto. “Foram selecionados os melhores trabalhos nas quatro modalidades, sobre os temas relacionados à aprendizagem profissional e o combate ao trabalho infantil. A premiação, valoriza a narrativa dos estudantes e o protagonismo infanto-juvenil, além de estimular a participação da família no compartilhamento dessas experiências. Todos devem se considerar premiados pelas ações realizadas em 2022 durante a execução do projeto”, destacou o coordenador municipal, Edmilson Marques de Moraes. Além da premiação para os três primeiros lugares de cada categoria, todos participantes irão receber certificados.

Após a premiação da etapa municipal e entrega de relatórios e certificados, a etapa municipal se encerra em novembro.

Premiação

Serão premiados os três primeiros lugares de cada uma das categorias – Poesia, Conto, Desenho e Música e, conforme o regulamento, os primeiros lugares de cada uma das categorias estarão participando da etapa estadual do Projeto.

A premiação é dividida em dois grupos: o primeiro grupo para estudantes dos 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental (meninice e puberdade), com produções sobre trabalho infantil. O segundo grupo, para estudantes dos 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental (puberdade e adolescência), sobre a aprendizagem profissional/profissionalização do adolescente.

Programação

O evento de premiação contará com palestra sobre o tema “A Escola Cuiabana no Combate ao Trabalho Infantil e do Adolescente”, com a Prof.ª Ms. Zileide Lucinda dos Santos.

Projeto

O MPT na Escola faz parte do Projeto Estratégico “Resgate a Infância”, desenvolvido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), com atuação conjunta em três eixos — educação, aprendizagem e políticas públicas.

O objetivo é prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente.

SERVIÇO:

Premiação do Projeto MPT na Escola – Etapa Municipal

Dia: quinta-feira (7)

Hora: 14 h

Transmissão: ao vivo pelo canal da Escola Cuiabana, no YouTube

 

 

 

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Cuiabá

Secretaria de Turismo contará com estande na 54ª Expoagro

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Turismo de Cuiabá, irá disponibilizar um estande no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro (ACRIMAT), durante a 54º Expoagro, que inicia hoje (4).  

No local estarão disponíveis informações sobre os principais pontos turísticos da capital, rede de hotelaria, gastronomia, entre outros. No espaço, também estará disponível o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel, além de um banner com o QR Code  possibilitando o acesso ao aplicativo Turismo Cuiabá por meio do Google Play Store, Apple Store e também pelo site http://turismo.cuiaba.mt.gov.br.

A estrutura, que visa potencializar o segmento turístico, conta com parceiros como a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira de Mato Grosso (ABIH-MT), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MT),Associação Brasileira dos Profissionais de Turismo (ABBTUR-MT), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Mato Grosso (ABAV-MT), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e outros.

“A Secretaria de Turismo irá disponibilizar,  nas mais distintas plataformas, informações sobre os atrativos da cidade. Serão apresentados ainda vídeos institucionais sobre o turismo de Cuiabá e levaremos à Expoagro o CAT Móvel. Isso sem contar que os parceiros estarão lá e irão ofertar degustações, folheterias entre outras atividades. Nossa cidade possui uma infinidade de roteiros de aventura, culturais, gastronômicos e religiosos, que atende distintas necessidades. A  Prefeitura de Cuiabá fomenta à economia e os mais distintos setores”, avaliou o secretário de Turismo, Zito Adrien.

Na terça-feira (5), a partir das 17h será realizada uma palestra destinada ao atendimento de quem atua na área do turismo tendo como pilar, o empreendedorismo.  A palestra será ministrada pelo SENAC e Sebrae.

Parceria

A Expoagro, que é realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá, retorna às atividades em 2022 reunindo diversas atividades, debates, palestras e oficiais gratuitas, além de rodeios e shows com atrações nacionais. A Prefeitura de Cuiabá montou um estande com mais de 3 mil m² no local. A estrutura abriga ainda o gabinete do prefeito, que foi simbolicamente transferido para o local durante os dias do evento.  

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana