conecte-se conosco


Entretenimento

Estudantes da UFBA interrompem peça de teatro e apontam racismo na obra

Publicado

Estudantes da Escola de Teatro da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e integrantes do Coletivo Dandara Gusmão, que tem alunos negros militantes da instituição, interromperam a peça “Sob as Tetas da Loba”, no último final de semana (1 e 2 de junho), no Teatro Martim Goçalves, localizado em Salvador.

Leia também: Quadro do “Fantástico” ironiza comentário racista de Paula no “BBB 19”


Estudantes invadem peça teatral e acusam de racismo
Reprodução/Facebook

Estudantes invadem peça teatral e acusam de racismo

Aos gritos e empurrando um cartaz, os estudantes acusaram a peça e a instituição de racismo. A obra ” Sob as Tetas da Loba ” reúne um compilado de textos do dramaturgo Jorge Andrade, e foi dirigido pelo professor Paulo Cunha.

Na apresentação do último sábado (01),  integrantes do Coletivo Dandara Gusmão interromperam o espetáculo. Nesse dia,  foi registrada desordem, bate-boca com o público e os professores no local. Também foi preciso suspender a peça antes do fim.

Já no último domingo (02), o espetáculo foi até o final e os membros do coletivo ficaram na porta do teatro, pois foram impedidos de entrar no local. A Escola de Teatro da UFBA acionou a Policia Militar para ficar na entrada do prédio.

Leia também: O ronco, racismo reverso, e o pouco que o “BBB” mudou até hoje


Uma professora da Universidade, Deolinda Franca divulgou um vídeo em seu perfil no Facebook na ultima segunda-feira (3), com um trecho do protesto na porta do teatro e na publicação afirmou que teria sido agredida por um estudante.

Em uma publicação nas redes sociais, uma jovem que foi assistir ao espetáculo escreveu uma nota de repúdio a produção: “Lágrimas me vem aos olhos. Entre lágrimas entrei para assistir ao ‘espetáculo’. Quase entre lágrimas saí. Mas não. Não aplaudi. Vaiei. Gritei”. 

Ainda na publicação dessa jovem, ela explica que a peça tinha atrizes e atores negras que interpretavam personagens marginais e estereotipadas: “a amiga de ‘classe inferior’, o policial que executa a ação de prender (não é o delegado ‘moreno’), a prostituta, o menor estuprador”.

Em publicação nas redes, o coletivo explicou que práticas de racismo na UFBA são bem comuns: “A prática do racismo é uma constante na UFBA, uma universidade com uma comunidade em mais de 40 mil pessoas, não conseguiu evoluir para o século 21, apenas enxerga o povo preto em posição de subalternidade, marginalidade e servidão”.

Leia também: David Brazil diz que “todas as vidas importam independente da cor” e é detonado


Imagem usada pelo Coletivo Dandara Gusmão nas redes sociais
Reprodução/Facebook

Imagem usada pelo Coletivo Dandara Gusmão nas redes sociais

“Que justiça social é essa que favorece apenas o povo Branco? Que apresenta uma peça teatral que termina quase 23h e causa um risco de integridade física pra quem vai assistir, tendo em vista que Salvador tem uma taxa grande é ruim de insegurança, furto, transporte público então, nem se fala. Essa prática precisa acabar e infelizmente apenas nós da organização Dandara Gusmão estamos nos posicionando”, completa.

A Escola de Teatro da UFBA não se manifestou oficialmente sobre o episódio com os estudantes  do último fim de semana. Já a Organização publicou em sua página oficial a seguinte mensagem:”Desculpem os transtornos, mas precisamos romper com o silêncio de 38 anos de racismo”.

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Entretenimento

De Marcos e Belucci a Patati Patata: as lives do fim de semana

Publicado


source

Mais um fim de semana está chegando em pleno isolamento social, mas, se depender dos artistas brasileiros, a diversão segue garantida. A programação para os dias de folga está recheada com vários estilos musicais.

Leia também: Quem arrecadou mais? Lives de sertanejos superam R$ 3 milhões

Marcos e Belutti e Patati Patatá
Reprodução/Instagram

Marcos e Belutti e Patati Patatá


No sábado, quem foi emo nos anos 2000 vai pirar: a Vans Living Room reúne vários artistas do estilo, às 16h. Depois, o sertanejo vai ser muito bem representado por Léo Chaves, Marcos e Belutti, Michel Teló e Gian e Giovani. E ainda vai ter Patati e Patatá para divertir a criançada, música gospel no VillaMix Gospel e show da banda Skank diretamente do estádio Mineirão, em BH.

Leia também: Sucesso das lives diminui e artistas registram baixos números de audiência

A programação do domingo não fica atrás. Yasmin Santos vai fazer o “Churras da Yas”, onde a cantora vai tocar modões. E não para por aí: vai ter MPB, com Anavitória, Jão e Melim; momentos nostálgicos com Banda Eva e Furacão 2000 e muito samba e pagode com Alexandre Pires e Seu Jorge. Confira a programação completa:


Sábado (30)

Teresa Cristina – 15h 
Vans Living Room (Lagum, Fresno, Cynthia Luz, Froid e mais) 16h
Dilsinho – 16h 
Frank Aguiar – 16h
Léo Chaves – 16h30 
Patati Patatá – 17h 
Jorge Vercillo – 17h
Maneva – 17h 
Chicabana – 17h 
Marcos e Belutti – 17h30h
Michel Teló – 19h
Leila Pinheiro – 19h 
A Melhor Resenha do Mundo (Edilson, Vampeta, Péricles e mais) – 19h 
Romim Mahta – 19h30 
Skank – 20h 
Grupo Menos é Mais – 20h 
Gian e Giovani – 20h
Anjos de Resgate – 20h 
Buscapé e Arreio de Ouro – 20h 
Dennis DJ – 20h 
Flávio Venturini – 20h30 
Haikaiss – 21h 
Illusionize – 21h 
VillaMix Gospel

Leia também: Rodrigo Faro quer retomar a carreira de cantor e planeja uma turnê

Domingo (31)

Fazenda com Ratinho (César Menotti & Fabiano e Trio Parada Dura) – 11h
Alexandre Pires e Seu Jorge – 14h 
Adriana Samartini – 14h 
Festival POPlineMasks4ALL (Anavitória, Avril Lavigne, Jão, Melim e mais) – 14h 
Furacão 2000 – 16h
Solange Almeida (Sol João) – 17h
Vou Pro Sereno – 17h 
Banda Eva – 17h 
Yasmin Santos – 18h 

Fonte: IG GENTE

Continue lendo

Entretenimento

Gabi Brandt faz tour por mansão e web reage: “Esse lustre compra minha casa”

Publicado


source

Gabi Brandt resolveu mostrar como anda a construção da mais nova mansão dos Poncio nesta sexta-feira (29). Pelo Instagram, ela mostrou a decoração, que ainda não está completa, escolhida por ela e por Saulo. 

Leia também: Família Poncio: adoção, separação, eleições e reaproximação agitam o clã

Saulo Poncio pede perdão pelas atitudes do passado
Reprodução/Instagram

Saulo Poncio pede perdão pelas atitudes do passado


Leia também: Nova família Poncio? Influencer descobre que não é o verdadeiro pai de bebê

“Essa é minha e do Saulo . Não está pronto ainda, gente… olha a cozinha, que linda! Os quartos são tamanho padrão. Para o quarto do Davi, mantive o tema e fiz só algumas alterações”.


Leia também: Saulo Poncio pede perdão e diz que não foi um bom marido

A influencer em breve vai se mudar para o elegante imóvel, onde vai morar com Saulo e o filhinho do casal. A mansão será ligada com a dos pais, pastor Márcio e Simône, e a da irmã e do cunhado do cantor, Sarah e Jonatan . No Twitter, o Gabi Brandt foi um dos assuntos mais comentados do início da noite desta sexta-feira. Vários internautas ficaram chocados com o tamanho e com o luxo da nova casa da influenciadora.





Fonte: IG GENTE

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana