conecte-se conosco


Mato Grosso

Estudantes colocam em prática projeto de revitalização da Vila Roda d´Água, em Nobres

Publicado

Alunos da Escola Estadual Marechal Rondon, da Vila Roda d´Água, em Nobres (147 km de Cuiabá), reativaram um projeto de revitalização do vilarejo, após receberem 670 mudas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). O plantio foi uma das ações da Semana do Meio Ambiente e começou a ser executado nesta quarta-feira (08.06).

A iniciativa foi das estudantes do 1º ano do ensino médio, Elita Vitória Soares, Lyvia Pereira de França e Tainá Maria de Oliveira. Elas explicaram que o projeto foi criado em 2013, mas estava parado há muito tempo. A ideia de retomar a revitalização da vila veio após a professora da disciplina Ciência da Natureza pedir um projeto, que beneficiasse a comunidade.

“Houve uma reunião da Sema na escola, falamos com a Gabriela (Priante, superintendente de Biodiversidade) e pedimos a doação. A intenção é plantar na escola, em ruas da vila e próximo ao rio”, contaram as estudantes.

“Quando vemos alunos engajados, mostra que eles estão exercendo um papel na comunidade. Com certeza, a realização destas meninas vai motivar todos aqui presente. Quando vocês depararem com qualquer pessoa do poder público e precisarem de algo, aproximem de nós”, ressaltou a superintendente Gabriela Priante. durante a entrega das mudas.

As mudas para o projeto “Aprendendo e Preservando” foram doadas pelo Grupo Bom Futuro (500 mudas) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural – Empaer – (170 mudas), das espécies nativas paroba, jatobá, tarumã, pata de vaca, ipês branco, amarelo e rosa, aroeira e pitomba.

Conselho Consultivo

Ainda na quarta-feira, na Escola Estadual Marechal Rondon, da Vila Roda d´Água foi realizada a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, que teve como um dos temas uma palestra dos bombeiros militares do Batalhão de Emergência Ambiental (BEA) sobre a brigada de combate a incêndios florestais.

Nobres possui uma equipe de brigadistas civis locais, treinada por bombeiros militares, para ajudar no combate aos incêndios florestais de suas comunidades. Os representantes do BEA, presentes à reunião, destacaram que o município terá brigadas mistas durante o período mais crítico, com a presença de membros da corporação trabalhando junto com os civis.

O Parque Estadual Gruta da Lagoa Azul, com 12,5 mil hectares, tem uma particularidade. É a única Unidade de Conservação no Brasil com subdivisões. São sete, interligadas por zona de amortecimento, como são chamadas as áreas ao redor das subunidades. As atividades presentes na zona de amortecimento estão sujeitas a normas e restrições específicas, com objetivo de minimizar impactos na área do parque.

Fonte: GOV MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mato Grosso

Polícia Civil incinera 300 quilos de entorpecentes em Rondonópolis

Publicado

A Polícia Civil incinerou nesta segunda-feira (04.07), em Rondonópolis, mais 300 quilos de entorpecentes apreendidos no semestre. A queima da droga é autorizada pela Justiça após realização de perícia pela Politec.

O material incinerado pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis é resultado de apreensões realizadas pelas forças de segurança em ações policiais no município.

Esta é a quinta incineração em 2022 realizada pela Derf e já alcançou quase 2,5 toneladas de entorpecentes queimados, entre maconha, cocaína, pasta base e drogas sintéticas.

O ato faz parte da Operação Narco Brasil, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública no combate ao tráfico de drogas, incineração de entorpecentes e cerco ao crime organizado com auxílio das forças policiais federais e dos 26 estados e o Distrito Federal.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Autor de homicídio de funcionário de fazenda é preso em flagrante pela Polícia Civil

Publicado

Funcionário de uma fazenda, localizada na região de Rosário Oeste, foi preso em flagrante pela Polícia Civil, neste domingo (03.07), pelo homicídio de um colega de trabalho, ocorrido na noite anterior, na propriedade rural onde ambos trabalhavam.

Wellinson Matheus da Silva Jesus, 19 anos, foi morto com golpes de arma cortante (faca), após desentendimento com o autor do crime. A vítima chegou a ser socorrida e levada ao Hospital Municipal de Cuiabá, pelo proprietário da fazenda, mas não resistiu aos ferimentos.

A equipe de investigação da Delegacia da Polícia Civil em Rosário Oeste realizou diligências na fazenda, na divisa com o município de Chapada dos Guimarães, e ouviu testemunhas do crime. O suspeito do homicídio tentou enganar a equipe policial, dizendo que o autor do fato seria outra pessoa e que teria fugido da propriedade.

Os investigadores apuraram que o autor do crime e a vítima trabalhavam há anos na fazenda, eram amigos e, na noite de sábado, discutiram. O suspeito, de 48 anos, desferiu dois golpes de faca contra a vítima.

Encaminhado à delegacia de Rosário Oeste, ele alegou, durante o depoimento, ter agido em legítima defesa, pois a vítima teria tentado atacá-lo. A arma supostamente utilizada no crime foi apreendida pelos policiais civis.

Após o depoimento, ele foi autuado pelo delegado Antenor Pimentel pelo crime de homicídio qualificado, cometido por motivo fútil, o que dificultou sua defesa.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana